Pesquisar No Site

Monitores do Programa Praia Acessível passam por treinamento de Primeiros Socorros

Destaques
Primeiros Socorros
Monitores do Programa Praia Acessível passam por treinamento de Primeiros Socorros

#PraCegoVer: Seis pessoas sentadas, cinco homens e uma mulher, prestam atenção no sargento, enquanto em pé, fala aos presentes. No chão, bonecos usados no treinamento. Ao fundo, mesa grande cinza, cadeiras azuis, ventiladores de pé e plantas compõem o cenário.
(Fotos: Luis Gava/PMC )

Novos monitores contratados para atuar no Programa Praia Acessível participaram na quarta-feira (20/02) de uma capacitação sobre Primeiros Socorros, ministrada pelo sargento Sidomar do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba.

O treinamento ocorreu na sala de capacitação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e abordou assuntos como: parada cardiorrespiratória por afogamento, engasgo, desmaio e convulsão.

O sargento ensinou técnicas de massagem cardiopulmonar em caso de afogamento; procedimentos para vítimas de engasgo, cuja ação deve ser rápida e exige rapidez no socorro e em casos de convulsão, que deve-se evitar colocar objetos na boca da pessoa em crise.

“Enquanto aguarda o socorro, segure a cabeça da pessoa para evitar que ela tenha um trauma ao bater no chão e vire-a de lado, para evitar sufocamento, desta forma, a saliva sairá normalmente, sendo dispensável segurar a boca ou língua, como muitos têm costume de fazer”, alertou.

 

#PraCegoVer: Sargento do Corpo de Bombeiros em pé falando ao participantes, em destaque no chão, metade do corpo de um boneco, usado no treinamento.
(Fotos: Luis Gava/PMC )

 

Segundo Sidomar em qualquer situação deve-se acionar a Polícia Militar pelo número 190, SAMU pelo 192 ou Corpo de Bombeiros pelo 193. “Antes de qualquer ação, ligue para os números de emergência, eles são peça principal no socorro das vítimas”, destacou.

Os novos professores são formados em Educação Física e tiveram os projetos selecionados pelo Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (Fida), contratados no início do mês de fevereiro.

Programa Praia Acessível – É comandado pela Sepedi em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação. O serviço é realizado de quinta a domingo, na Praia do Centro, ponto fixo de atendimento. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. A visita é gratuita!

Além do banho de mar com cadeiras anfíbias, voltado às pessoas com deficiência e idosos, os visitantes podem usufruir de stand up e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado e passeio de handbike (bicicleta adaptada para PcD).

No período de Carnaval, o atendimento começa no dia 02/03 (sábado) e segue até o dia 05/03 – terça-feira.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Desconto de 10% no pagamento à vista do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na segunda-feira
Desconto de 10% no pagamento à vista do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na segunda-feira

A cota única do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento (para profissionais autônomos estabelecidos ou não), com 10% de desconto no pagamento à vista, vence na próxima segunda-feira (13/7). Os carnês on-line estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 08/07/2026
WhatsApp Image 2026-07-01 at 10.57.49
Estudantes participam de ação de limpeza na praia do Massaguaçu

A Praia do Massaguaçu recebeu, na manhã de quarta-feira (1º/7), uma ação de limpeza ambiental que reuniu 20 alunos da EMEF Prof.ª Antônia Antunes Arouca. A atividade teve como objetivo promover a conscientização ambiental, a importância do descarte correto dos resíduos e o cuidado com os ecossistemas costeiros por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 02/07/2026
CAPA
Programa Vivaleite entrega mais de 44 mil litros no primeiro semestre e beneficia 491 crianças em Caraguatatuba

O Programa Vivaleite registrou resultados expressivos em Caraguatatuba no primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, foram entregues 44.190 litros de leite enriquecido e 491 crianças em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas. O programa foi implantado no município em 2011 e atualmente atende crianças de

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 23/06/2026
Teatro Mario Covas apresenta peça “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini nos dias 25 e 26
Teatro Mario Covas apresenta peça “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini nos dias 25 e 26

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nos dias 25 de julho (sábado), às 20h, e 26 de julho (domingo), às 19h, o espetáculo “Um Dia Muito Especial”, estrelado por Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. A montagem apresenta uma emocionante história sobre duas vidas opostas que se cruzam por acaso

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/07/2026
hapkido
Caraguatatuba conquista 11 medalhas no Campeonato Regional de Hapkido em São Paulo

Atletas de Caraguatatuba participaram do Campeonato Regional de Hapkido 2026, realizado no sábado (20), em São Paulo, e retornaram com 11 medalhas na bagagem. Ao todo, a equipe caraguatatubense conquistou três ouros, três pratas e cinco bronzes. Entre os destaques da competição esteve Verônica Orrutia, que garantiu duas medalhas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 22/06/2026