Pesquisar No Site
Legislação ambiental é tema de palestra para engenheiros e arquitetos da cidade
Legislação ambiental é tema de palestra para engenheiros e arquitetos da cidade
Mais de 40 profissionais participaram da palestra, “A Aprovação Ambiental na Construção Civil”, promovida pela Prefeitura aos membros da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba (AEAA).
A palestra foi proferida pelo oceanógrafo e diretor consultivo, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, (SMAAP), Ronaldo Cheberle, que falou sobre a importância de compatibilizar projetos de construção civil com a lei ambiental.

Legislação ambiental é tema de palestra para engenheiros e arquitetos da cidade (Fotos: Divulgação/PMC)
De acordo com Ronaldo Cheberle, essa compatibilização diminuiria o enorme número de projetos que hoje são indeferidos por não estarem em concordância com a lei. Segundo ele, para obter a aprovação de construção o projeto tramita primeiramente na secretaria de Urbanismo e depois na de Meio Ambiente.
“Trabalhar de acordo com a legislação é uma forma de ganhar tempo e dinheiro, além de evitar aborrecimentos, já que o trâmite entre as secretarias se torna mais mais rápido”, explica Cheberle, que reforça ainda que a falta de informação faz com que muitos projetos não vinguem.
Já o secretário da SMAAP, Marcel Giorgeti, considerou excelente a receptividade dos profissionais à palestra. “Já estamos pensando em mais duas para continuar desenvolvendo o assunto, como por exemplo, a elaboração de plantas”.
Ainda de acordo com Giorgeti, a iniciativa abriu um importante canal de comunicação entre a Prefeitura e os profissionais de engenharia e arquitetura.
Para o próximo encontro, o secretário destaca a participação de corretores de imóveis. “Nosso objetivo é estreitar essa parceria para melhorar as condições socioambientais da cidade. Quem ganha com isso é o município”.
O presidente da AEAA, Nilton de Oliveira e Silva, também participou do encontro.
Veja Também Recentes
Judô de Caraguatatuba conquista resultados no Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata
Atletas de judô de Caraguatatuba participaram, entre os dias 14 e 16 de agosto de 2026, do Campeonato Brasileiro de Judô de Veteranos e Kata, realizado no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart – Arena Tartarugão, em Vila Velha (ES). A competição reuniu 374 judocas, entre homens e mulheres, representantes de
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, realizou na manhã desta terça-feira (18), uma palestra educativa e interativa para alunos da 2ª série do ensino fundamental, no Centro Integrado de Ações Socioeducativas (CIASE) Governador Adhemar Pereira de Barros, no bairro Travessão. A atividade teve como foco a conscientização e a
Prefeitura de Caraguatatuba recupera vegetação da Praia do Centro com poda de marmeleiro
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba executou a poda e manejo do marmeleiro na Praia do Centro, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A ação integra mais uma etapa do Programa de Recuperação de Vegetação de Praias – Jundu iniciada em
Caraguatatuba vence Guaratinguetá e mantém invencibilidade no Metropolitano de Basquete
A equipe de Caraguatatuba venceu o time de Guaratinguetá por 65 a 44, no último sábado (5), em mais uma rodada da fase de classificação do Metropolitano de Basquete. Com o resultado, o time caraguatatubense manteve a invencibilidade na competição e garantiu a classificação para a próxima fase. A partida,
Prefeitura de Caraguatatuba faz a entrega de alvarás para artesãs que participam da Feira de Mulheres Empreendedoras do Tinga
Na segunda-feira (17), foi realizada cerimônia de entrega dos alvarás que autorizam 100 mulheres empreendedoras a comercializarem seus produtos na Feira “Elas Caiçaras”, na praça situada no encontro da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca com Avenida Brasília, no bairro Tinga. A Feira funciona todo sábado, das 16h às 22h, e