Pesquisar No Site

Legislação ambiental é tema de palestra para engenheiros e arquitetos da cidade

05_02 Palestra para a Construção Civil 3
Legislação ambiental é tema de palestra para engenheiros e arquitetos da cidade

Mais de 40 profissionais participaram da palestra, “A Aprovação Ambiental na Construção Civil”, promovida pela Prefeitura aos membros da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba (AEAA).

A palestra foi proferida pelo oceanógrafo e diretor consultivo, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, (SMAAP), Ronaldo Cheberle, que falou sobre a importância de compatibilizar projetos de construção civil com a lei ambiental.

Legislação ambiental é tema de palestra para engenheiros e arquitetos da cidade

Legislação ambiental é tema de palestra para engenheiros e arquitetos da cidade (Fotos: Divulgação/PMC)

De acordo com Ronaldo Cheberle, essa compatibilização diminuiria o enorme número de projetos que hoje são indeferidos por não estarem em concordância com a lei.  Segundo ele, para obter a aprovação de construção o projeto tramita primeiramente na secretaria de Urbanismo e depois na de Meio Ambiente.

“Trabalhar de acordo com a legislação é uma forma de ganhar tempo e dinheiro, além de evitar aborrecimentos, já que o trâmite entre as secretarias se torna mais  mais rápido”, explica Cheberle, que reforça ainda que a falta de informação faz com que muitos projetos não vinguem.

Já o secretário da SMAAP, Marcel Giorgeti, considerou excelente a receptividade dos profissionais à palestra. “Já estamos pensando em mais duas para continuar desenvolvendo o assunto, como por exemplo, a elaboração de plantas”.

Ainda de acordo com Giorgeti, a iniciativa abriu um importante canal de comunicação entre a Prefeitura e os profissionais de engenharia e arquitetura.

Para o próximo encontro, o secretário destaca a participação de corretores de imóveis.  “Nosso objetivo é estreitar essa parceria para melhorar as condições socioambientais da cidade. Quem ganha com isso é o município”.

O presidente da AEAA, Nilton de Oliveira e Silva, também participou do encontro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prazo para emissão e regularização de título eleitoral se encerra nesta quarta-feira
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral se encerra nesta quarta-feira

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições do dia 2 de outubro termina nesta quarta-feira (4/5), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou no site https://www.tre-sp.jus.br/ (no link do Atendimento Online).  O atendimento presencial

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 03/05/2022
Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalizações durante feriado prolongado
Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalizações durante feriado prolongado

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou diversas ações de fiscalização durante o feriado prolongado. Entre os dias 20 e 24 de abril, os fiscais de Posturas atenderam 42 denúncias relacionadas à perturbação de sossego, verificadas em residências e comércios da cidade. A atividade reforça

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 25/04/2022
PAT de Caraguatatuba tem 113 vagas de emprego até quarta-feira
PAT de Caraguatatuba tem 173 vagas de emprego até sexta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (4), o quadro de vagas para 173 oportunidades de emprego. Os cargos com mais vagas são 20 para Motoboy, 15 para Motorista de Caminhão e seis para Auxiliar de Eletricista. Também há oportunidades para pessoas com deficiência, sendo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 04/05/2022
Projeto em Caraguatatuba ensina compostagem para educadores
Projeto em Caraguatatuba ensina compostagem para educadores

Cerca de 15 educadores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram na última terça-feira (10) de uma capacitação sobre compostagem como prática pedagógica para as escolas. A atividade foi realizada no Viveiro Municipal, localizado no Jardim Itaúna, região central de Caraguatatuba. Os participantes, entre agentes de desenvolvimento infantil e

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 12/05/2022
Caraguatatuba conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã
Caraguatatuba conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã

Na última quarta-feira (04), o projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) concluiu seu primeiro ciclo de atividades em Caraguatatuba. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação com o engajamento de agentes públicos ligados a instituições locais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) das crianças.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/05/2022