Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe 1º Congresso de Capoeira Angola no fim de semana
Caraguatatuba recebe 1º Congresso de Capoeira Angola no fim de semana
Caraguatatuba recebe entre os dias 18 e 20 de janeiro o 1º Congresso de Capoeira Angola ‘ Vadiando Entre Amigos’. Grandes mestres do País e convidados internacionais participam do evento que tem por objetivo a valorização da cultura popular brasileira.
A organização é da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi e contra com apoio da e Prefeitura Municipal.
A recepção aos participantes será na sexta-feira (18), às 19h45, no Ilha Morena Clube, localizado no Morro do Algodão. Em seguida, tem apresentação de Moçambique e depois Roda de Capoeira.
A abertura oficial será no sábado (19), às 9h30, na Praça Cândido Moto, no Centro. Ao longo do congresso haverá puxada de rede, oficina de Coco de Roda, Maculelê e Danças Afro e Popular Brasileira.
Edivan Santos é um dos coordenadores e destaca que este congresso é uma troca de experiência entre mestre e alunos. “Queremos discutir os avanços da capoeira, como era, onde vamos chegar”.
O coordenador de Folclore e Tradições Populares da Fundacc, Felipe Leite, destaca que este é o maior evento do gênero realizado no município. “Precisamos, reconhecer, ampliar e proporcionar novas vivências e experiências relacionadas à capoeira. Ela faz parte da nossa história de diversas formas”.
Entre os mestres participantes ele cita Adó, Zeca e Hugo, filhos do Mestre Gato, que treinou 20 anos na academia de Pastinha, um dos precursores da Capoeira Angola. Também estarão presentes profissionais da Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Finlândia e Japão.
Diretamente da Ásia, tem Shimamoto Kenichi foi aluno de Mestre Baiano, que está no Litoral Norte desde 1982, e levou a capoeira para a sua cidade, Fukuoka, no Japão, e uma vez por ano retorna a Caraguatatuba onde faz atualização.
Serviço
1º Congresso de Capoeira Angola ‘ Vadiando Entre Amigos’
Dias: 18 a 20 de janeiro 2019
Recepção: 18/01 – 19h45 – Ilha Morena Clube
Abertura: 19/01 – 9h30 – Praça Dr. Cândido Mota
Informações: (12) 3897-5661 com Felipe Leite, (12) 99748.6842 e (12) 98865.5224
Veja Também Recentes
2ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na quinta-feira (20/8)
A 2ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima quinta-feira (20/8). As outras datas de vencimento dos tributos são 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês
Feira Casar em Caraguá 2026 abre inscrições para empresas e fornecedores locais
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu nesta quinta-feira (20) as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Casar em Caraguá 2026. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Mirante do Camaroeiro, e pretende aproximar casais de fornecedores da
Voleibol de Caraguatatuba conquista pódio e avança às semifinais em competições regionais
As equipes de voleibol de Caraguatatuba tiveram um fim de semana de importantes resultados em competições regionais. As atletas representaram o município na Copa Regional de Guararema e na Copa Amizade, disputada em Caçapava, com conquista de pódio e classificação para as fases decisivas. Pela Copa Regional de Guararema, a
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (11/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A lista foi publicada na Edição 1.968
Inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico são prorrogadas em dois segmentos
As inscrições para a composição do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba (CMSB) para o biênio 2026/2027 foram prorrogadas para dois segmentos: prestadores de serviços relacionados à coleta e manejo de resíduos sólidos (Pessoas Jurídicas) e usuários de serviços de saneamento básico (Pessoas Físicas). O edital de prorrogação pode