Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe 1º Congresso de Capoeira Angola no fim de semana

Publicado em: 15/01/2019
capoeira 1
Caraguatatuba recebe 1º Congresso de Capoeira Angola no fim de semana

Caraguatatuba recebe entre os dias 18 e 20 de janeiro o 1º Congresso de Capoeira Angola ‘ Vadiando Entre Amigos’. Grandes mestres do País e convidados internacionais participam do evento que tem por objetivo a valorização da cultura popular brasileira.

A organização é da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi e contra com apoio da e Prefeitura Municipal.

A recepção aos participantes será na sexta-feira (18), às 19h45, no Ilha Morena Clube, localizado no Morro do Algodão. Em seguida, tem apresentação de Moçambique e depois Roda de Capoeira.

A abertura oficial será no sábado (19), às 9h30, na Praça Cândido Moto, no Centro. Ao longo do congresso haverá puxada de rede, oficina de Coco de Roda, Maculelê e Danças Afro e Popular Brasileira.

Edivan Santos é um dos coordenadores e destaca que este congresso é uma troca de experiência entre mestre e alunos. “Queremos discutir os avanços da capoeira, como era, onde vamos chegar”.

O coordenador de Folclore e Tradições Populares da Fundacc, Felipe Leite, destaca que este é o maior evento do gênero realizado no município. “Precisamos, reconhecer, ampliar e proporcionar novas vivências e experiências relacionadas à capoeira. Ela faz parte da nossa história de diversas formas”.

Entre os mestres participantes ele cita Adó, Zeca e Hugo, filhos do Mestre Gato, que treinou 20 anos na academia de Pastinha, um dos precursores da Capoeira Angola. Também estarão presentes profissionais da Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Finlândia e Japão.

Diretamente da Ásia, tem Shimamoto Kenichi foi aluno de Mestre Baiano, que está no Litoral Norte desde 1982, e levou a capoeira para a sua cidade, Fukuoka, no Japão, e uma vez por ano retorna a Caraguatatuba onde faz atualização.

Serviço

1º Congresso de Capoeira Angola ‘ Vadiando Entre Amigos’

Dias: 18 a 20 de janeiro 2019

Recepção: 18/01 – 19h45 – Ilha Morena Clube

Abertura: 19/01 – 9h30 – Praça Dr. Cândido Mota

Informações: (12) 3897-5661 com Felipe Leite, (12) 99748.6842 e (12) 98865.5224

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica

A Concessionária Tamoios informa que será realizado um bloqueio momentâneo na Rodovia dos Tamoios, na manhã de sexta-feira (01/03), para aferição de lombada eletrônica. O equipamento está localizado na altura do km 82, sentido litoral. A interdição será realizada pela Concessionária com apoio da Polícia Militar Rodoviária. O bloqueio acontece

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/02/2024
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

Na última sexta-feira (22), o ginásio do Morro do Algodão recebeu as partidas pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal, onde dois times garantiram sua vaga nas quartas de final. O time Eduardo Stadium brilhou ao marcar 10 gols contra os adversários Borussia, garantindo assim sua

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou uma ação coordenada para apreender um ambulante clandestino que atuava sem autorização na região Norte da cidade. O comerciante era proveniente de Ubatuba e já havia sido notificado em outra

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 26/03/2024
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba

Você sabia que com a sua Declaração de Imposto de Renda diversos investimentos podem ser feitos para crianças e adolescentes em Caraguatatuba? E o melhor, sem pagar nada a mais por isso! Durante a declaração completa, o contribuinte pode destinar até 6% do valor ao Fundo Municipal dos Direitos da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 14/03/2024
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos

Diante do aumento de casos de dengue em território nacional, o uso de repelente é indicado para reforçar a prevenção contra as picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A dermatologista da rede municipal de saúde, Aline Bortoliero, dá orientações sobre a forma adequada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024