Pesquisar No Site

Aprovadas leis que criam VR aos servidores e adicional de insalubridade aos Agentes Comunitários

Destaques
DSC_0003
Aprovadas leis que criam VR aos servidores e adicional de insalubridade aos Agentes Comunitários

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, sanciona nos próximos dias dois projetos de lei com benefícios aos servidores públicos municipais que começam a valer a partir de janeiro, data base da categoria. As propostas foram aprovadas na Câmara nesta semana.

O primeiro deles é o que cria o Vale-Refeição, benefício que será concedido aos funcionários públicos estatutários, celetistas, temporários e conselheiros tutelares ligados à administração pública direta, autarquias e fundações.

O Vale-Refeição será no valor de R$ 15 por dia aos servidores com carga horária de 40 horas semanais e o valor de R$ 8 por dia aos servidores com carga horária de 30 horas semanais.

Prefeitura de Caraguatatuba recebe mais de 570 pedidos de cadastro de ambulantes (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

#PraCegoVer: servidores do Paço Municipal estão sentadas em frente ao guichê em atendimento a dois munícipes. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Para os fins de concessão do benefício serão considerados apenas os dias efetivamente trabalhados, excluindo-se os feriados, os pontos facultativos, as faltas abonadas, os dias compensados e os finais de semana.

“A proposta justifica-se pelo interesse da administração em valorizar o funcionalismo público por meio de crédito no cartão e para custeio das refeições diárias”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

Agentes Comunitários

Outro projeto aprovado na Câmara trata da concessão de adicional de insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s).

Para a concessão do benefício, a Prefeitura de Caraguatatuba terá que alterar a lei 1.990 de 28 de novembro de 2011. As principais modificações se referem ao artigo 8º da seguinte lei (parágrafos 1º e 3º).

No parágrafo 1º, “a jornada de trabalho dos profissionais abrangidos por esta Lei será de 40 horas semanais, a qual será integralmente dedicada às ações e aos serviços de promoção da saúde, de vigilância epidemiológica e ambiental em prol das famílias e das comunidades assistidas, no âmbito dos respectivos territórios de atuação e assegurará aos Agentes Comunitários de Saúde participação nas atividades de planejamento e avaliação de ações, de detalhamento das atividades, de registro de dados e de reuniões de equipe”.

Já no 3º parágrafo, o novo texto diz que “o exercício de trabalho de forma habitual e permanente em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo órgão competente do Poder Executivo Federal, assegura aos Agentes Comunitários de Saúde a percepção de adicional de insalubridade, calculado sobre o valor do salário mínimo nacional”.

“Trata-se da necessidade da adequação da Lei Municipal as normas estabelecidas pela Lei Federal 11.350 de 05 de outubro de 2006. As mudanças promoveram significativa modificação no regime jurídico do cargo de ACS, inclusive no que se refere às atribuições, escolaridade e exercício das atividades. São profissionais que fazem a diferença na saúde pública e que trabalham no dia a dia com doenças, na busca ativa, triagem e visitas às casas”, destaca o prefeito.

Revisão anual de vencimentos

Também foi aprovada na sessão da Câmara de Caraguatatuba a revisão anual dos servidores da Prefeitura, Câmara, Fundacc e CaraguáPrev.

De acordo com o índice da inflação baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aumento real, os servidores públicos municipais terão reajuste de 5% a partir de janeiro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Empresas executam novos empreendimentos em Caraguá e cidade já registra emissão de 341 novos alvarás em 2024
Empresas executam novos empreendimentos em Caraguá e cidade já registra emissão de 341 novos alvarás em 2024

O ramo da construção civil continua em alta em Caraguatatuba. Diversos novos empreendimentos estão surgindo na cidade, como prédios residenciais sendo erguidos na região da Avenida da Praia, além de novas redes de fast food e hotéis ao longo da SP-55. Os números não mentem e segundo dados divulgados pela

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/05/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024