Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba contrata empresa para concluir obras do deck do Massaguaçu

Destaques
11_05 Deck do Massaguaçu
Prefeitura de Caraguatatuba contrata empresa para concluir obras do deck do Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba contratou uma empresa especializada para a conclusão das obras do deck do Massaguaçu, na região Norte da cidade.

O projeto está sendo concluído e as obras devem começar ainda nesta temporada de verão. Segundo os técnicos, as intervenções precisam ser feitas na alta temporada justamente por conta da maré (quando as ressacas ocorrem de maneira menos frequente) e com isso os trabalhos se tornam mais eficazes.

A Prefeitura terá de investir em torno de R$ 700 mil (projeto executivo e obras de contenção) e a intervenção será feita após as autorizações dos órgãos ambientais, exigências feitas do Ministério Público Federal (MPF).

“Já contratamos a empresa que vai nos apresentar o cronograma de intervenções no local para mitigar a ação do mar e proteger a população que utiliza o deck”, explicou o secretário de Obras Públicas, Leandro Borella.

No primeiro semestre deste ano, o MPF enviou à prefeitura de Caraguatatuba uma manifestação referente a situação do deck e liberando intervenções por parte da administração. O espaço continua interditado.

Histórico

As obras, referentes ao projeto de reurbanização da orla da praia de Massaguaçu, tiveram início em março de 2015, antes mesmo da emissão da licença ambiental, que só foi gerada no mês seguinte.

Na mesma época, houve uma denúncia feita à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) – órgão que realiza a licença para obras que geram impacto ambiental. Na oportunidade, a Cetesb encaminhou uma série de recomendações à Secretaria de Meio Ambiente com relação ao licenciamento ambiental, dentre eles, a realização de estudos geotécnicos relativos ao trecho da praia que desde então já sofria um intenso e constante processo de erosão.

A construção do deck ocorreu no primeiro semestre de 2016, no entanto, em 13 de junho do mesmo ano, todo o trecho do deck foi destruído por uma pequena ressaca.

A administração municipal da época contratou em caráter emergencial uma empresa, que instalou uma estrutura composta por bolsas de concreto, com o intuito de estabilizar a fundação do deck. No entanto, em 30 de julho de 2016, uma nova ressaca comprometeu essa estrutura, causando rachaduras e espalhando restos de concreto pela faixa de areia, causando riscos aos banhistas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CAPA
Caraguatatuba amplia eventos promovidos por empreendedores locais em espaços públicos

Empreendedores de Caraguatatuba passaram a contar com um modelo que permite a realização de eventos em espaços públicos do município. A iniciativa fortalece o comércio local, movimenta a economia e amplia as opções de lazer para moradores e turistas. Os eventos são organizados pelos próprios empreendedores e dependem de autorização

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 03/06/2026
Festa de Santo Antônio segue com programação religiosa, casamento comunitário e transmissão do jogo do Brasil
Festa de Santo Antônio segue com programação religiosa, casamento comunitário e transmissão do jogo do Brasil

A 173ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Caraguatatuba, segue com uma programação que reúne celebrações religiosas, gastronomia e atividades voltadas à comunidade. Neste sábado (13), o dia do padroeiro, moradores e visitantes podem participar de missas, do tradicional Casamento Comunitário e acompanhar o jogo da Seleção Brasileira em telão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/06/2026
Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em Caraguatatuba
Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em Caraguatatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba (CMDCA) realizou cerimônia de pose dos Conselheiros Tutelares do processo de escolha suplementar, na quinta-feira (18), em cerimônia na Videoteca Lúcio Braun, Centro. O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar e proteger os direitos das crianças

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/06/2026
Sepedi realiza formatura unificada dos alunos das turmas do curso de LIBRAS Básico, Intermediário e Avançado
Sepedi realiza formatura unificada dos alunos das turmas do curso de LIBRAS Básico, Intermediário e Avançado

Alunos dos cursos de Língua Brasileira de Sinais oferecido, gratuitamente, pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, das turmas Básico, Intermediário e Avançado, receberam sua certificação de conclusão, na segunda-feira (8). O objetivo da Sepedi ao oferecer a capacitação é o de promover

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 09/06/2026
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS

Em clima de Copa do Mundo, durante todo o mês de junho, o Cineclube Pontos MIS apresenta uma programação especial com exibições de clássicos do cinema com o tema futebol, sempre às quintas-feiras, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun. A entrada é gratuita, e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/06/2026