Pesquisar No Site
SEPEDI promove ação na 6ª Semana de Prevenção às Deficiências

SEPEDI promove ação na 6ª Semana de Prevenção às Deficiências

#PraCegoVer: Grupo de pessoas atentos à explicação durante a palestra (Foto: Claudio Gomes/PMC)
A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPEDI) realizou ontem (27/08) a 6ª Semana de Prevenção às Deficiências com a ação “Compreender para Prevenir”, que começou pela manhã com uma ginástica laboral dirigida pelo professor de Educação Física do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Zaquel Santos.
Em seguida, o evento contou com um World Café, para que os participantes fizessem reflexões sobre temas com as seguintes questões: O que é deficiência? O que é doença? O que é barreira? O que é facilitador? E quais são as causas da deficiência?
Após um momento de descontração com o intuito de que os grupos interagissem com os demais, foi proferida uma palestra explicando o que foi refletido no World Café e as tipificações das deficiências (Deficiência física, Deficiência psicossocial, Deficiência intelectual, Deficiência auditiva-sensorial, Deficiência visual-sensorial) e a Deficiência em um contexto geral.
A ação foi conduzida pela Diretora da Divisão de Políticas de Articulação e também fonoaudióloga, Paula Hiromi Kavadi e pela Terapeuta Ocupacional, Keiko Simon Ushiwata. “O objetivo foi trazer ao entendimento da rede os conceitos deficiência, doença, prevenção, barreiras, facilitadores para despertar o papel de cada um como agente de prevenção às deficiências”, explicou ela.
Ellen Cristina Dias Praga, a medalhista em atletismo do Brasil e das Américas e que também faz natação, participou da ação e disse ter percebido interesse dos que ali estavam e que é um assunto que deveria ser mais tratado. “Como deficiente, aprendi muitas coisas novas e acredito que seja um assunto que precisa ter mais visibilidade”.
Veja Também Recentes

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Inscrições para curso de Libras gratuito em Caraguatatuba estão encerradas
Foram encerradas as inscrições do curso gratuito de Libras em Caraguatatuba. Mais de 100 vagas foram preenchidas em pouco mais de cinco dias, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O curso terá início em maio, com duração de três meses. No segundo semestre,

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita