Pesquisar No Site
Caraguatatuba comemora Dia Nacional da Equoterapia na Praça do Caiçara

Caraguatatuba comemora Dia Nacional da Equoterapia na Praça do Caiçara

#PraCegoVer: Menino com aparência de 5 anos em cima de cavalo em movimento ao lado de duas profissionais de Equoterapia e homem puxa o cavalo a frente. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A presença da égua Ferrari na Praça do Caiçara, nesta quinta-feira (09/08), surpreendeu muitas pessoas que passaram por ali. O animal foi levado ao local para lembrar a todos do Dia Nacional da Equoterapia, comemorado na mesma data. Em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento) reuniu sua equipe na praça para explicar sobre a importância da Equoterapia.
Para Ana Carolina, mãe de Enzo Prado Barbosa, de 5 anos, que há dois é atendido pela Acalento, a Equoterapia ajudou muito. “Ele tem Apraxia global e da fala, o que afeta toda a sua coordenação motora. Depois que começou a fazer a Equoterapia, melhorou muito na parte de atenção, do equilíbrio, de tudo”.
A Acalento atende e apoia 130 pessoas com deficiências ou com necessidades especiais por meio de tratamento, com uma equipe multidisciplinar. O trabalho é feito por meio de um convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba, entidades particulares e de filantropia. “A Equoterapia ajuda não só à pessoa com deficiência, mas também com problemas emocionais, educativos e de vulnerabilidade social, além de estimular o indivíduo de diversas outras maneiras.” Diz a presidente da Acalento, Zenaide Vernizi.
A coordenadora técnica da Acalento, Daniela Nunes Marazzi, explica que o no setor de Equoteriapia, os pacientes são acompanhados por duas profissionais. “Temos uma pedagoga e uma fonoaudióloga que trabalham em prol do desenvolvimento global do indivíduo; com tudo voltado para utilização do cavalo: a coordenação motora, melhora da fala e desenvolvimento físico. Então, toda a movimentação, o ritmo, os passos do cavalo, influenciam em um melhor desenvolvimento”, afirmou.
Além da Equoteriapia, a Acalento atende em diversas áreas como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Psicologia, entre outras.
Serviço:
Acalento – Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 9.152, bairro Porto Novo. Horário de atendimento: das 8h às 17h. Telefone: (12) 3887-9043.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba integra projeto Parceiros da Educação para fortalecer ensino na rede municipal
Caraguatatuba foi selecionada para integrar o projeto Parceiros da Educação, iniciativa que busca elevar a qualidade do Ensino Fundamental por meio de estratégias baseadas em evidências e análise estratégica de dados educacionais. A parceria, que terá duração de cinco anos, abrange todas as escolas municipais de Caraguatatuba que possuem turmas

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Última edição do Projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’ é neste sábado na Casa da Democracia
O Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (16/8), às 9h, o quinto e último encontro do projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’, na temporada de 2025. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com o tema ‘Brincar e Versejar a Cultura

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de agressão e tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu, no sábado (12), duas ocorrências no município – uma por agressão contra servidoras públicas na região central e outra por tráfico de drogas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela manhã, a equipe da GCM foi acionada via 153 pelo Centro de Operações