Pesquisar No Site

Caraguatatuba comemora Dia Nacional da Equoterapia na Praça do Caiçara

DSC_2975
Caraguatatuba comemora Dia Nacional da Equoterapia na Praça do Caiçara

#PraCegoVer: Menino com aparência de 5 anos em cima de cavalo em movimento ao lado de duas profissionais de Equoterapia e homem puxa o cavalo a frente. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A presença da égua Ferrari na Praça do Caiçara, nesta quinta-feira (09/08), surpreendeu muitas pessoas que passaram por ali. O animal foi levado ao local para lembrar a todos do Dia Nacional da Equoterapia, comemorado na mesma data. Em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento) reuniu sua equipe na praça para explicar sobre a importância da Equoterapia.

Para Ana Carolina, mãe de Enzo Prado Barbosa, de 5 anos, que  há dois é atendido pela Acalento, a Equoterapia ajudou muito. “Ele tem Apraxia global e da fala, o que afeta toda a sua coordenação motora. Depois que começou a fazer a Equoterapia, melhorou muito na parte de atenção, do equilíbrio, de tudo”.

A Acalento atende e apoia 130 pessoas com deficiências ou com necessidades especiais por meio de tratamento, com uma equipe multidisciplinar. O trabalho é feito por meio de um convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba, entidades particulares e de filantropia. “A Equoterapia ajuda não só à pessoa com deficiência, mas também com problemas emocionais, educativos e de vulnerabilidade social, além de estimular o indivíduo de diversas outras maneiras.” Diz a presidente da Acalento, Zenaide Vernizi.

A coordenadora técnica da Acalento, Daniela Nunes Marazzi, explica que o no setor de Equoteriapia, os pacientes são acompanhados por duas profissionais. “Temos uma pedagoga e uma fonoaudióloga que trabalham em prol do desenvolvimento global do indivíduo; com tudo voltado para utilização do cavalo: a coordenação motora, melhora da fala e desenvolvimento físico. Então, toda a movimentação, o ritmo, os passos do cavalo, influenciam em um melhor desenvolvimento”, afirmou.

Além da Equoteriapia, a Acalento atende em diversas áreas como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Psicologia, entre outras.

 

Serviço:

Acalento – Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 9.152, bairro Porto Novo. Horário de atendimento: das 8h às 17h. Telefone: (12) 3887-9043.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Handebol de Caraguatatuba conquista classificação na Liga Brasileira
Equipe de Handebol de Caraguatatuba conquista classificação na Liga Brasileira

A equipe de atletas do Handebol Masculino da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, disputou classificação na comarca de Poá no domingo (16/06) e garantiu vaga para a final. Com dois jogos no mesmo dia, o primeiro teve resultado apertado e a equipe perdeu apenas por uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/06/2019
Prefeitura de Caraguatatuba reforça proibição de fumar em eventos cobertos
Prefeitura de Caraguatatuba reforça proibição de fumar em eventos cobertos

A Prefeitura de Caraguatatuba tem investido na realização de eventos turísticos e culturais com o objetivo de alavancar a baixa temporada na praia. No próximo dia 12 tem início o Jazz & Vinho Festival. Em julho, destaque para a Festa da Tainha e Festival do Camarão, fora o Caraguá a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 10/06/2019
Caraguatatuba tem medalhistas na Final do Campeonato Paulista de Karatê
Caraguatatuba tem medalhistas na Final do Campeonato Paulista de Karatê

Atletas representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, participaram da final do Campeonato Paulista de Karatê no último final de semana (8 e 9/06) em São Bernardo do Campo. A equipe destacou-se entre as melhores do Estado de São Paulo, conquistando três medalhas de ouro, uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/06/2019
MACC recebe lançamento do catálogo e palestra do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
MACC recebe lançamento do catálogo e palestra do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe na quarta-feira (26/06), às 15h, o lançamento do catálogo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), localizado em Jacareí. A palestra ‘Redescobrindo o MAV’ será ministrada por Cinthia Mayumi Aizawa, autora do catálogo e é aberta ao público.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/06/2019
Caraguatatuba segue com a Campanha do Agasalho 2019
Caraguatatuba segue com a Campanha do Agasalho 2019

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba começou a recolher nesta segunda-feira (10/06), as primeiras caixas de arrecadação da Campanha do Agasalho 2019, que encerra no dia 30 de junho. A Campanha tem como protagonistas os personagens Ben10 e As Meninas Superpoderosas, do Cartoon Network, que têm uma grande missão: engajar a sociedade

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 11/06/2019