#PraCegoVer: Menino com aparência de 5 anos em cima de cavalo em movimento ao lado de duas profissionais de Equoterapia e homem puxa o cavalo a frente. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A presença da égua Ferrari na Praça do Caiçara, nesta quinta-feira (09/08), surpreendeu muitas pessoas que passaram por ali. O animal foi levado ao local para lembrar a todos do Dia Nacional da Equoterapia, comemorado na mesma data. Em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento) reuniu sua equipe na praça para explicar sobre a importância da Equoterapia.

Para Ana Carolina, mãe de Enzo Prado Barbosa, de 5 anos, que  há dois é atendido pela Acalento, a Equoterapia ajudou muito. “Ele tem Apraxia global e da fala, o que afeta toda a sua coordenação motora. Depois que começou a fazer a Equoterapia, melhorou muito na parte de atenção, do equilíbrio, de tudo”.

A Acalento atende e apoia 130 pessoas com deficiências ou com necessidades especiais por meio de tratamento, com uma equipe multidisciplinar. O trabalho é feito por meio de um convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba, entidades particulares e de filantropia. “A Equoterapia ajuda não só à pessoa com deficiência, mas também com problemas emocionais, educativos e de vulnerabilidade social, além de estimular o indivíduo de diversas outras maneiras.” Diz a presidente da Acalento, Zenaide Vernizi.

A coordenadora técnica da Acalento, Daniela Nunes Marazzi, explica que o no setor de Equoteriapia, os pacientes são acompanhados por duas profissionais. “Temos uma pedagoga e uma fonoaudióloga que trabalham em prol do desenvolvimento global do indivíduo; com tudo voltado para utilização do cavalo: a coordenação motora, melhora da fala e desenvolvimento físico. Então, toda a movimentação, o ritmo, os passos do cavalo, influenciam em um melhor desenvolvimento”, afirmou.

Além da Equoteriapia, a Acalento atende em diversas áreas como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Psicologia, entre outras.

 

Serviço:

Acalento – Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 9.152, bairro Porto Novo. Horário de atendimento: das 8h às 17h. Telefone: (12) 3887-9043.