Pesquisar No Site

Teatro Mario Covas recebe espetáculo “Saudade” com Os Geraldos neste sábado

Peça Saudade_Foto Bob Souza
Teatro Mario Covas recebe espetáculo “Saudade” com Os Geraldos neste sábado

O Teatro Mario Covas recebe neste sábado (18/4), às 20h, a peça teatral “Saudade” do grupo Os Geraldos, de Campinas. O espetáculo tem entrada gratuita e integra a programação cultural de aniversário de Caraguatatuba, que completa 169 anos, no próximo dia 20.

Sob direção de Douglas Novais, direção musical de Everton Gennari e texto de Julia Cavalcanti e Paula Guerreiro, a obra retrata a tentativa de encontrar no homem do interior a expressão de um mundo inteiro, entre a simplicidade das raízes e a riqueza da arte que atravessa tempos e territórios.

Inspirada no conto Pinguinho, de Viriato Correia, e nos escritos de Rubem Alves, sua dramaturgia evoca memórias, brincadeiras e perdas, desenhando uma constelação de lembranças que ressignifica a saudade como um ato de resistência e celebração. No pequeno vilarejo que ganha vida em cena, a infância e a morte se entrelaçam, e as lembranças, mais do que dores, tornam-se canções, imagens e ecos de um passado que insiste em permanecer.

É nesse território que o espetáculo inaugura a Trilogia de Vidro, ciclo que investiga a fragilidade das experiências humanas – aquilo que pode se espatifar ao menor empurrão, mas que, quando cuidado, revela uma inesperada resistência. A peça se constrói na intersecção entre o teatro popular e a pesquisa multicultural do grupo Os Geraldos, que atravessou cidades da Europa e do Brasil em busca de referências para essa fábula universal.

Com Cândido Portinari como inspiração estética e Rubem Alves como guia filosófico, o espetáculo busca não apenas representar a alma interiorana, mas elevá-la à condição de fantasia, em que a palavra e a melodia se tornam a linguagem de um mundo sem fronteiras.

Reforçando o compromisso com a democratização da cultura e ampliação das possibilidades de fruição artística, tornando a experiência inclusiva e acessível a todos os públicos, haverá intérprete de Libras, recurso de audiodescrição, abafadores de ruído e brinquedos sensoriais, garantindo a acessibilidade a pessoas com deficiência.

Os ingressos podem ser retirados com até uma hora de antecedência e há a sugestão de ingresso solidário com a doação de um cobertor, que será destinado ao Fundo Social de Caraguatatuba. O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3897-5661 ou www.fundacc.sp.gov.br.

Sobre Os Geraldos

O grupo Os Geraldos, criado em Campinas em 2008, é formado atualmente por 20 integrantes, de 23 a 58 anos, que desenvolvem uma linguagem popular, firmada na relação com o público e em duas frentes de pesquisa: as Visualidades do Espetáculo, por meio de um ateliê interno voltado à concepção e confecção de figurinos, adereços, cenários, bem como de projetos de iluminação e de maquiagem, e a expressividade vocal, com treinamentos e estudos em torno da palavra cênica falada e cantada.

Com as 10 peças de seu repertório, o grupo tem 44 prêmios em festivais nacionais e internacionais e uma indicação ao Prêmio Governador do Estado (2017). Já se apresentou em mais de 90 municípios, de 9 estados brasileiros, além dos países Marrocos, Argentina e Peru, e é filiado ao ISPA (Sociedade Internacional de Artes Performativas).

Nos projetos pedagógicos, já orientou mais de 5 mil pessoas, de 23 estados brasileiros. Essa abrangência rendeu 14 parcerias culturais com empresas como Vale, Porto Seguro, Eletrobrás, Azul, Honda, CCR, Maravilhas do Lar, dentre outras. Acesse: www.osgeraldos.com.br

Serviço

Espetáculo “Saudade” – Grupo Os Geraldos

Dia 18/4 – sábado – às 20h

Teatro Mario Covas l Av. Goiás, nº 187, no Indaiá

Entrada Gratuita

Classificação: 12 anos

Sugestão de ingresso solidário: Doe um cobertor (Destinado ao Fundo Social de Caraguatatuba)

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Corrida de Aniversário da Cidade 2026 supera mil inscritos e entrega de kits começa sábado
Corrida de Aniversário da Cidade 2026 supera mil inscritos e entrega de kits começa sábado

Caraguatatuba se prepara para uma das principais atrações da programação de 169 anos de história. A Corrida de Aniversário da Cidade 2026 já é sucesso antes mesmo da largada. As inscrições estão encerradas, com mil atletas confirmados na prova principal de 6,5 km e outros 100 participantes na categoria Kids.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2026
54710686316_343e810052_o
Caraguatatuba recebe programação cultural e gastronômica no Complexo Turístico do Camaroeiro no fim de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba traz diversas opções de food trucks com lanches, bebidas e doces, além de uma programação musical ao vivo a um dos cartões-postais da cidade a partir desta quinta-feira (19). Os food trucks passam a funcionar no Complexo Turístico do Camaroeiro das 16h às 22h, livre para

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/03/2026
Festival de Skate celebra aniversário de Caraguatatuba com alunos da escolinha municipal
Festival de Skate celebra aniversário de Caraguatatuba com alunos da escolinha municipal

Caraguatatuba entra no clima dos 169 anos com um evento que une esporte, cultura urbana e formação de novos talentos. No dia 20 de abril, segunda-feira, a partir das 9h, a cidade realiza o Festival Municipal de Skate, voltado especialmente aos alunos da escolinha municipal. A atividade será um festival

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de oito funções do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de oito funções do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 13 aprovados de oito cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10/4), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 07/04/2026
Fundo Social realiza oficinas de Costura Criativa
Fundo Social realiza oficinas de Costura Criativa

Esta semana, na segunda-feira e na quarta-feira (23 e 25), o Fundo Social de Caraguatatuba promoveu dois workshops de Costura Criativa, cada um com 15 participantes. Na oficina com a instrutora Ana Paula Oliveira Ottoni, as alunas aprenderam a cortar e montar uma sacola ecológica (Ecobag) e um porta-óculos, utilizando

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/03/2026