Pesquisar No Site
Noite para mulheres empreendedoras apresenta histórias inspiradoras no mundo dos negócios
Noite para mulheres empreendedoras apresenta histórias inspiradoras no mundo dos negócios
No Brasil, o empreendedorismo feminino é uma realidade consolidada e em crescimento. No ano passado, de acordo com dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, esse número atingiu um recorde com 10,35 milhões de empreendedoras, o que representa cerca de 34% do total de empreendedores no país.
Em Caraguatatuba, a Secretaria Municipal de Governo e o Sebrae-SP deram início ao projeto “Todas por Elas”, para incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino, oferecer capacitação e ferramentas práticas para impulsionar o faturamento no início da alta temporadas e nas vendas de fim de ano.
No primeiro encontro realizado, terça-feira (21), a analista de Negócios do Sebrae-SP, Giulliane Bispo, proferiu a palestra “Protagonismo e Ação”. A analista abordou conceitos como empoderamento e protagonismo.
“Empoderamento é ter poder e protagonismo é usar esse poder. O empoderamento abre portas e o protagonismo faz você entrar por elas. Sejam protagonistas das suas vidas e carreiras. Não esperem salvadores”, destacou.
Giulliane também aconselhou às mulheres empreendedoras que criem uma rede de apoio e tirem seus sonhos da gaveta e os realizem. Também não se comparem, pois a comparação paralisa. Quem admira, mira, quem compara, para. Mirem-se em pessoas inspiradoras e sejam inspiração para alguém”, ensinou.
Bispo chamou a atenção para a importância da gestão inteligente, controle financeiro, planejamento estratégico, metas e investimento em capacitação.
“O caminho do protagonismo é assumir responsabilidade total das suas escolhas. Tirar projetos da gaveta, dar passos ousados com apoio estratégico”, disse.
Em seguida teve início o painel “Mulheres Inspiradoras”, mediado por Diane Silva, engenheira química e empreendedora das franquias Unhas Cariocas e Escova Express, mentora de mulheres, apresentadora de podcast e do quadro “Beleza e Business” do programa Mais Sucesso, exibido pelo SBT. “Tinha emprego fixo como engenheira química, empreendia e cuidava de casa e filho. Em 2023, deixei o trabalho e mergulhei totalmente no mundo do empreendedorismo e amo o que faço”, afirmou.
O painel reuniu quatro empreendedoras locais, cada uma com uma trajetória única, mas todas com um ponto em comum: a capacidade de transformar desafios em oportunidades. Suas histórias reais emocionaram e motivaram o público, mostrando que é possível empreender com propósito, coragem e autenticidade.
A primeira a dar depoimento foi Bárbara Almeida, dermopigmentadora e proprietária da Clínica de Estética Bárbara Almeida Beauty Concept. Trabalhou com carteira assinada até 2020 e ao mesmo tempo empreendendo. Durante a pandemia, sofreu um acidente vascular cerebral que lhe deixou várias sequelas (mobilidade, cabelos e sobrancelhas, face) e levou dois anos para se recuperar.
“Fui buscar soluções em meio a uma grande dor e encontrei na estética, massagem relaxante e reflexologia a solução para mim. Fiz faculdade de beleza, aprendi a pedir ajuda e fui fazer várias capacitações ofertadas pelo Sebrae-SP. Hoje cuido de outras pessoas que passaram por momentos difíceis na questão de saúde.”, declarou.

#PraTodosVerem No painel “Mulheres Inspiradoras”, sentadas da esquerda pra a direita, Bárbara, Vera, Diane, Luciana e Elizabete.
Vera Costa, administradora de empresas e técnica contábil, proprietária da VCN Contábil, foi a segunda a contar sua história como empreendedora. “Comecei minha empresa de contabilidade em 1993 com duas sócias. Dois anos depois, elas saíram da sociedade e decidi manter a firma junto com meu marido. Quando comecei havia poucas mulheres contabilistas. Depois fiz Administração de Empresas, que abriu meus horizontes. Aprendi sobre Recursos Humanos, Fluxo de Caixa, Custos, Marketing, Direito e a faculdade me permitiu aprender a ser gestora e empresária e ainda estou aprendendo. Quero fazer a faculdade de Direito ainda”.
Costa também esteve à frente da Dellaju Cosméticos por dez anos. “Ali aprendi sobre o empresariado, o varejo e suas peculiaridades. “Vem aí, a reforma tributária. Fiquem atentas, porque muitas coisas vão mudar para empresários e empreendedores”, alertou.
Depois foi a vez bióloga especialista em análises clínicas e doenças epidemiológicas, Luciana Collacio, contar como em 14 anos, trabalhou como celetista, educou dois filhos, foi professora em faculdade e estruturou sete empresas – a rede de laboratórios Collacio.
“Tenho 50 anos, estou há 30 em Caraguatatuba e quando comecei aqui, em análises clínicas, ninguém queria trabalhar fora do horário comercial. Montei meu laboratório para trabalhar 24 horas, aos sábados, domingos e feriados, para atender hospitais. Trabalhei muitos anos na Casa de Saúde Stella Maris, onde aprendi muito. Fui dar aula para preparar alunos para o mercado de trabalho e para os meus laboratórios. O mercado carece de bons profissionais. E ainda quero expandir ainda mais minha rede”, contou.
O depoimento de Elisabete Monteiro, fundadora do Grupo Donnas, holding responsável pelas marcas “Tio Coxinha” e “Dona Mineira”; fechou o painel. Elisabete contou como o negócio começou no quintal da própria casa com o sonho de mudar a vida de toda família. “Trabalhava das 6 da manhã até meia-noite. Fazia da massa à limpeza. Ficamos cinco anos sem fazermos retirada no caixa da empresa. Em determinado momento enfrentei uma dívida que se acumulou no valor de R$1milhão. Conseguimos com muito esforço reverter a situação. Hoje trabalho com meu marido, filhas, genro, neto e tudo flui muito bem porque nossa prioridade sempre é o melhor para a empresa.
A empresa “Tio Coxinha” tem 12 anos e a “Dona Mineira” de pães de queijo, cinco anos. O grupo tem 12 lojas franqueadas e emprega, atualmente, 50 famílias. “Proporcionamos toda assistência aos nossos franqueados para que eles tenham confiança para crescer. E primamos muito pelo controle de qualidade dos nossos produtos, pois nosso maior compromisso é com o cliente”, ressaltou.
Irlete Francisca da Silva, 55 anos, técnica em enfermagem aposentada, faz artes em crochê e costura criativa e participou do encontro. “Minha intenção é alavancar meu negócio, a “Eti Mar Artes”, e neste evento a mensagem mais importante foi “qual será meu próximo passo?”, disse.
Heloísa Helena Gonçalves, 64 anos, acredita que para empreender não há idade. “Fui gerente de vendas da Natura e durante 30 anos treinei muitas pessoas. Aposentei, mas criei a consultoria Bonita de Verdade, do básico ao extraordinário, a revolução no trabalho doméstico. Vendo produtos que facilitam o dia-a-dia na limpeza, seja em casa, hotéis, pousadas, comércio, etc. Estar aqui com outras mulheres é ótimo pela rede de contatos e pelo conhecimento”, declarou.
Estiveram presentes os organizadores do evento, a secretária de Governo Eloíza Andrade Antunes, Cauê Rubio, representante do Sebrae Aqui em Caraguatatuba e os analistas de negócios do Sebrae-SP, Alexandre Garcia e Eduardo Ilário.
O segundo encontro do projeto “Todas por Elas” será no dia 29, quarta-feira, às 19h com o tema “Marketing e Vendas off-line e on-line”. E para encerrar a trilha, no dia 4 de novembro, o tema abordado será “Atendimento que conquista clientes”. Os encontros serão realizados no Espaço Morihya Eventos, na Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, nº 330, Centro.
Secretaria de Comunicação Social – 23/10/2025
Fotos: Cláudia Moysés/PMC
Veja Também Recentes
Defesa Civil participa de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Caraguatatuba
A Defesa Civil municipal marcou presença na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, na segunda-feira (20). Estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros, com 13 anos e 27
Programa de Recuperação do Jundu inicia etapa de manejo e poda do marmeleiro em Caraguatatuba
A etapa de manejo e poda do marmeleiro dentro do Programa de Recuperação de Vegetação de Praias – Jundu foi iniciada em Caraguatatuba. A ação começou no fim de setembro, na faixa de areia do bairro Aruan, entre os quiosques 36 e 37, e tem como objetivo revitalizar a orla
Programa de educação ambiental leva conscientização sobre fauna doméstica e silvestre a escolas lindeiras de Caraguatatuba
Os alunos da EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga, participaram das atividades do Programa de Educação Ambiental promovido em parceria com o Grupo Tamoios, na quinta-feira (23). As apresentações envolveram estudantes das chamadas escolas lindeiras — instituições públicas situadas próximas à Rodovia dos Tamoios, que recebem ações
Secretaria de Administração de Caraguatatuba publica 26ª convocação do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (22, 23 e 24/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Paratleta da natação de Caraguatatuba bate recorde no Campeonato Brasileiro de Jovens Sub-16
O atleta da equipe de natação paralímpica de Caraguatatuba, Arthur Demétrio, 13 anos, voou na piscina do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no último fim de semana (18 e 19) no Campeonato Brasileiro de Jovens, categoria sub-16, faturou cinco medalhas (prata nos 50 metros livre, nos 100metros livre, nos
