Pesquisar No Site
Projeto Arborizar une educação ambiental e plantio de árvores nativas em Caraguatatuba

Projeto Arborizar une educação ambiental e plantio de árvores nativas em Caraguatatuba
O município dá início a um programa que coloca a arborização urbana no centro das ações ambientais. Trata-se do Projeto Arborizar, que alia ações educativas e plantio de árvores nativas da região.
A iniciativa da Secretaria de Urbanismo começa pelas escolas públicas, com foco nos estudantes, e visa estimular o interesse pelo tema desde a infância. Para isso, uma cartilha de arborização urbana está sendo elaborada com linguagem acessível e visual, específico para esse público.
Além da cartilha, o programa inclui plantio de árvores nas escolas e, em etapas futuras, a expansão para outras áreas da administração pública e, consequentemente, para espaços utilizados pela população em geral. A ideia é que o projeto gere impacto em longo prazo por meio da conscientização coletiva.
O programa tem como aliado a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e, para tornar possível o envolvimento com as escolas, conta com o apoio da Secretaria de Educação.
Arborizar – Doação de Mudas
Dentro do Projeto Arborizar, a Secretaria de Urbanismo também oferece a doação de mudas nativas aos moradores interessados em plantar árvores próximas de suas residências. As mudas são provenientes do Viveiro Municipal e de compensações ambientais, tanto para a Secretaria de Urbanismo, como para a Secretaria de Meio Ambiente.
Quando uma árvore nativa ou exótica é removida, a legislação prevê a doação de 10 mudas para compensação. Em casos de árvores em calçadas, a compensação é de duas mudas por cada removida.
Destaca se que no caso de supressão de espécies ameaçadas de extinção a quantidade de doação de mudas é maior.
Os pedidos podem ser feitos pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou aplicativo “Caraguatatuba 156”, disponível para celulares Android e IOS. A retirada é realizada na Secretaria de Urbanismo e requer avaliação técnica, como análise do local solicitado.
Adote o Verde
É um programa que agora integra o Projeto Arborizar, voltado para empresas e microempreendedores. O serviço permite que a iniciativa privada participe da conservação, manutenção e execução de melhorias em áreas verdes, como praças, parques e jardins. Pode ser solicitado online, também pelo Canal 156.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo pelo telefone (12) 3886-6060.
Secretaria de Comunicação Social – 25/4/2025
Foto: Gianni D’Angelo/PMC
Veja Também Recentes

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de junho termina dia 31 de julho
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de julho presencialmente até dia 31 (quinta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

3ª edição da Caraguá Cup reúne atletas e autoridades em cerimônia de abertura no Centro Esportivo
Caraguatatuba recebeu na terça-feira (8) a cerimônia de abertura da terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil. O torneio conta com 60 equipes de diversas regiões do país, com jogos nas categorias sub-8 a sub-17. A abertura ocorreu no Centro Esportivo

Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em