Pesquisar No Site
Projeto Arborizar une educação ambiental e plantio de árvores nativas em Caraguatatuba
Projeto Arborizar une educação ambiental e plantio de árvores nativas em Caraguatatuba
O município dá início a um programa que coloca a arborização urbana no centro das ações ambientais. Trata-se do Projeto Arborizar, que alia ações educativas e plantio de árvores nativas da região.
A iniciativa da Secretaria de Urbanismo começa pelas escolas públicas, com foco nos estudantes, e visa estimular o interesse pelo tema desde a infância. Para isso, uma cartilha de arborização urbana está sendo elaborada com linguagem acessível e visual, específico para esse público.
Além da cartilha, o programa inclui plantio de árvores nas escolas e, em etapas futuras, a expansão para outras áreas da administração pública e, consequentemente, para espaços utilizados pela população em geral. A ideia é que o projeto gere impacto em longo prazo por meio da conscientização coletiva.
O programa tem como aliado a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e, para tornar possível o envolvimento com as escolas, conta com o apoio da Secretaria de Educação.
Arborizar – Doação de Mudas
Dentro do Projeto Arborizar, a Secretaria de Urbanismo também oferece a doação de mudas nativas aos moradores interessados em plantar árvores próximas de suas residências. As mudas são provenientes do Viveiro Municipal e de compensações ambientais, tanto para a Secretaria de Urbanismo, como para a Secretaria de Meio Ambiente.
Quando uma árvore nativa ou exótica é removida, a legislação prevê a doação de 10 mudas para compensação. Em casos de árvores em calçadas, a compensação é de duas mudas por cada removida.
Destaca se que no caso de supressão de espécies ameaçadas de extinção a quantidade de doação de mudas é maior.
Os pedidos podem ser feitos pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou aplicativo “Caraguatatuba 156”, disponível para celulares Android e IOS. A retirada é realizada na Secretaria de Urbanismo e requer avaliação técnica, como análise do local solicitado.
Adote o Verde
É um programa que agora integra o Projeto Arborizar, voltado para empresas e microempreendedores. O serviço permite que a iniciativa privada participe da conservação, manutenção e execução de melhorias em áreas verdes, como praças, parques e jardins. Pode ser solicitado online, também pelo Canal 156.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo pelo telefone (12) 3886-6060.
Secretaria de Comunicação Social – 25/4/2025
Foto: Gianni D’Angelo/PMC
Veja Também Recentes
CUCCA: Fundacc lança nova ferramenta para mapear e fortalecer cultura em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) dá um passo importante para o desenvolvimento artístico e cultural do município com o lançamento oficial do CUCCA – Cadastro Unificado de Artistas e Coletivos de Caraguatatuba. A ferramenta entra em operação nesta quarta-feira (26/8) e será um dos principais instrumentos para
Servidores eleitos na CIPA 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba tomam posse na próxima semana
A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será na próxima sexta-feira (18/9), às 14h30, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O resultado definitivo da eleição on-line da foi publicado na Edição 1.972 do
Secretaria de Meio Ambiente participa de Feira das Profissões em escola de Caraguatatuba
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou da Feira das Profissões da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Júnior, na última sexta-feira (28), em Caraguatatuba. A atividade integrou o projeto “A Botânica na Prática”, desenvolvido pela unidade escolar com o objetivo de aproximar os estudantes de
Fórum de Educação Étnico-Racial fortalece ações conjuntas no Litoral Norte
Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, o 2º Fórum de Educação Étnico-Racial do Litoral Norte de São Paulo. O encontro reuniu profissionais das redes de ensino de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba para discutir práticas e políticas voltadas à equidade, diversidade e educação antirracista. Realizado pela
Ação acompanhada pelo Ministério Público Federal melhora acesso de embarcações no Camaroeiro
Uma intervenção no banco de areia localizado nas proximidades do Entreposto de Pesca do Camaroeiro foi iniciada na terça-feira (18) com o objetivo de restabelecer melhores condições de navegabilidade para pescadores artesanais da comunidade caiçara. A ação prevê a abertura de uma passagem para favorecer a circulação da água entre
