Pesquisar No Site

Governo apresenta nova estrutura administrativa para gestão municipal em Caraguatatuba

Destaques
Governo apresenta nova estrutura administrativa para gestão municipal em Caraguatatuba
Governo apresenta nova estrutura administrativa para gestão municipal em Caraguatatuba

Foi encaminhado à Câmara de Vereadores, em regime de urgência especial, na última terça-feira (15) o Projeto de Lei Complementar do Poder Executivo que dispõe sobre a nova estrutura administrativa da administração direta. A proposta atende a uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e promove uma reorganização baseada nos princípios constitucionais da legalidade, eficiência, moralidade e responsabilidade fiscal.

“A medida decorre da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2325492-81.2023.8.26.0000, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, que considerou parcialmente inconstitucional a Lei Municipal nº 2.419/2018 por não descrever adequadamente as atribuições dos cargos comissionados. Publicado em 21 de maio de 2024, o acórdão fixou prazo de 120 dias, contados a partir de 1º de janeiro de 2025, para que o município realizasse os ajustes necessários. O novo modelo deve ser implementado até 30 de abril de 2025”, explica a secretária de Assuntos Jurídicos, Dra. Márcia Paiva.

“Essa reestruturação é um compromisso com a transparência, com a boa gestão dos recursos públicos e com o reconhecimento do papel técnico e estratégico dos servidores efetivos. Não se trata apenas de cumprir uma decisão judicial, mas de aprimorar o funcionamento da máquina pública com foco no cidadão”, afirma o prefeito Mateus Silva.

Três níveis hierárquicos e definição objetiva de competências

A nova estrutura organiza os órgãos da administração em três níveis, Secretaria, Divisão e Seção. Cada unidade tem suas funções detalhadas, com hierarquias claramente estabelecidas, Secretário, Diretor e Chefe de Seção. De acordo com a matéria, a organização facilita o controle interno, assegura a coerência nas atribuições e promove maior efetividade na execução das políticas públicas.

O projeto também define com precisão os cargos de assessoramento e suas respectivas competências, especialmente os que exigem grau de confiança e qualificação técnica, como assessores de governança, gestão, ordenadoria de despesa, comunicação e assuntos jurídicos.

Valorização dos servidores efetivos

Em conformidade com o artigo 37, inciso V, da Constituição Federal, todas as chefias de seção foram transformadas em funções de confiança e serão ocupadas exclusivamente por servidores efetivos. Além disso, o texto assegura que, no mínimo, 30% dos cargos comissionados sejam reservados ao quadro permanente, sem considerar nesse percentual as funções gratificadas, também destinadas apenas a concursados.

Alguns cargos estratégicos – como Assessor de Ordenadoria de Despesa e Assessor Técnico de Engenharia e Arquitetura – também exigem que o nomeado seja servidor efetivo com formação superior específica e atuação técnica comprovada.

“Temos um quadro de servidores públicos qualificados, com conhecimento acumulado e dedicação à cidade. A nova estrutura reconhece essa capacidade e fortalece a gestão pública com mais profissionalismo e responsabilidade”, reforça o prefeito Mateus.

Redução de cargos e impacto orçamentário controlado

Apesar da reorganização estrutural e da criação de novas funções técnicas, a proposta reduz em 96 o número postos de trabalho existentes em comparação ao modelo anterior. Com isso, o governo municipal entende que não é necessária a apresentação de nova estimativa de impacto orçamentário, uma vez que a despesa total se mantém dentro dos limites legais e já está contemplada no orçamento de 2025.

A racionalização da estrutura administrativa foi planejada para atender às necessidades operacionais do município, compatibiliza a nova organização ao porte atual de Caraguatatuba e à capacidade de gestão dos seus mais de cinco mil servidores.

Transparência, governança e fortalecimento institucional

Entre os objetivos do novo modelo estão a melhoria dos fluxos internos, a eliminação de sobreposições de funções e o fortalecimento da capacidade de resposta do Executivo às demandas da população.

A expectativa é de que a nova estrutura administrativa garanta maior clareza na gestão, melhore o planejamento das ações de governo e reforce a credibilidade institucional, ao mesmo tempo em que valoriza os servidores públicos e mantém o controle rigoroso dos gastos.

O projeto foi lido parcialmente na sessão Ordinária da última terça-feira (15) e teve a leitura interrompida pelo término do tempo regimentar do expediente. Deve retornar à pauta da Casa de Leis para término da leitura na próxima sessão ordinária.

Secretaria de Comunicação Social /PMC – 16/4/2025

Fotos: Luis Gava/PMC

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Guarda Civil apreende drogas e dinheiro durante atendimento a denúncia de tráfico no Perequê-Mirim
Guarda Civil apreende drogas e dinheiro durante atendimento a denúncia de tráfico no Perequê-Mirim

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada pelo Centro de Operações e Inteligência (COI), na manhã de quarta-feira (23), após o recebimento de uma denúncia anônima sobre possível tráfico de drogas no bairro Perequê-Mirim. A ocorrência foi registrada durante o patrulhamento de ronda escolar nas proximidades do CEI/EMEI

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/09/2026
Teatro Mario Covas recebe show de lançamento do novo álbum de NiAn neste domingo
Teatro Mario Covas recebe show de lançamento do novo álbum de NiAn neste domingo

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no domingo (27/9), às 19h, o show de lançamento do álbum “Esphera”, do artista independente NiAn. A apresentação tem entrada solidária com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Segundo o artista, “Esphera” é uma experiência contínua e íntegra, concebida para

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de três cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (30/9; e 1º/10 e 2/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/09/2026
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba

Neusa Tibana, 75 anos, e Pedro Luís Pedrini, 61 anos, são os novos Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba. Os títulos foram conquistados na noite de sexta-feira (2), durante o tradicional desfile de gala realizado na Praça da Cultura, que encerrou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa do município.

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Atleta do Basquetebol que teve trajetória em Caraguatatuba é convocado pela CBB
Atleta do Basquetebol que teve trajetória em Caraguatatuba é convocado pela CBB

A Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) convocou atletas das categorias de base para um “Camp” de formação na cidade de Mogi das Cruzes em setembro, entre eles o atleta Bruno Barros Azevedo Graça, da categoria Sub-14. A convocação representa uma oportunidade para o atleta ampliar sua experiência e buscar espaço

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/09/2026