Pesquisar No Site
Espetáculo dirigido por Gabriel Villela encerra programação do 16º Litoral Encena neste sábado
Espetáculo dirigido por Gabriel Villela encerra programação do 16º Litoral Encena neste sábado
O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba encerra sua programação neste sábado (1º/11), às 20h30, no Teatro Mario Covas, com o espetáculo teatral “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, direção de Gabriel Villela e texto de Claudia Barral. Produção do grupo Os Geraldos, de Campinas (SP).

Foto: Os Gerarldos/ Crédito Ricardo Romero
A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência.
Com dramaturgia de Claudia Barral – um expoente da dramaturgia brasileira contemporânea – e direção de Gabriel Villela, um dos diretores brasileiros mais premiados e reconhecidos do país, o espetáculo, que estreou em 2021, já foi apresentado em 26 cidades, de 9 estados brasileiros.
A obra já foi prestigiada por mais de 17 mil pessoas, em capitais de todo país, como Belém (PA), São Luís (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) entre outras – e por todo interior paulista e mineiro.
A história nos apresenta três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da Música Popular Brasileira.
A montagem reúne artistas que têm em comum o trabalho com o teatro popular: o diretor mineiro Gabriel Villela, com seu universo barroco, musical, colorido e popular; a dramaturga Claudia Barral, nascida em Salvador e inspirada pelas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano; e o grupo do interior paulista Os Geraldos, cuja trajetória, de 17 anos, foi sempre traçada na cultura popular, realizando, com seus espetáculos, ampla circulação pelo Brasil.
Gabriel Villela – que tem contribuição também na Música Popular Brasileira, com a direção de shows de Maria Bethânia, Milton Nascimento, Elba Ramalho e Ivete Sangalo – já dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais, participando de várias edições do Festival de Curitiba, desde a primeira, com “A Vida é Sonho”, “Romeu e Julieta”, “Sua Incelença, Ricardo III”, dentre outras obras.
Já recebeu Prêmios Molière, Sharp, Shell, Troféus Mambembe, Troféus APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Prêmios APETESP (Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo), Prêmios PANAMCO, Zilka Salaberry, além de dezenas de premiações internacionais. Sua poética e produção artística estão registrados no livro “Imaginai! O teatro de Gabriel Villela”, de Dib Carneiro Neto e Rodrigo Audi, lançado em 2017 e vencedor, na categoria de livro de arte, do Prêmio Jabuti 2018. Recentemente foi vencedor do Prêmio Governador do Estado na categoria Teatro pela direção de Ubu Rei 2023, com o grupo Os Geraldos.
O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3897-5660 ou fundacc.sp.gov.br.
Sobre o grupo
Com 17 anos de trajetória em Campinas (SP), Os Geraldos desenvolvem três frentes de atuação artística – Criação, Formação e Territórios Culturais – articuladas de forma contínua, com impacto local e internacional. O grupo já circulou por mais de 100 cidades brasileiras, de 14 estados, e por 10 países, realizando apresentações, oficinas e residências artísticas. Foi indicado ao Prêmio Governador do Estado em 2017 na categoria Territórios Culturais, e conta com 44 prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Filiado à ISPA (International Society for the Performing Arts) desde 2023, participou das edições 2024 e 2025 do congresso internacional da organização, em Nova York. Em 2024, integrou também a delegação brasileira no Fringe Festival de Edimburgo, um dos maiores festivais de artes cênicas do mundo, e realizou uma residência artística passando por Espanha, Itália, França e Inglaterra. No campo da gestão cultural, Os Geraldos é referência na formação de artistas e técnicos, com projetos como o Curso de Formação de Atores e a Incubadora de Grupos Artísticos, realizados no TAO, espaço que o grupo administra desde 2017. Saiba mais através da página no Instagram: @osgeraldosteatro
Serviço
Espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico” direção de Gabriel Villela e texto de Claudia Barral l Grupo Os Geraldos
Dia 1º/11 – sábado – às 20h30
Teatro Mario Covas l Av. Goiás, nº 187, no Indaiá, em Caraguatatuba
Classificação: 14 anos l Duração: 60 minutos
Entrada Gratuita
Veja Também Recentes
Posse da CIPA Gestão 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba é transferida para 9 de outubro
A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será no dia 9 de outubro, às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá, conforme o Comunicado da Comissão Eleitoral, publicado na Edição 1.975 do
PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (26). Ao todo, estão disponíveis 106 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
VIII Fórum do Agosto Dourado reforça apoio às mães e incentivo à amamentação em Caraguatatuba
Informação, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio às mães marcaram o VIII Fórum de Apoio à Amamentação, realizado na quarta-feira (19), no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguatatuba. O encontro integrou as ações do Agosto Dourado e reuniu profissionais da saúde, estudantes, autoridades e instituições parceiras
Copa da Criança de Futebol abre competição com rodada de muitos gols em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e o Campo do Perequê-Mirim receberam a primeira rodada da Copa da Criança de Futebol, no sábado (29) com partidas nas categorias feminino e masculino. A competição reuniu jovens atletas, familiares, comissões técnicas e amantes do esporte. Na categoria sub-7, o Projeto Nova
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê
Caraguatatuba conquistou mais um resultado de destaque no cenário esportivo nacional. A atleta Ana Júlia Pereira Nogueira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na primeira semana de setembro, no Estado de Goiás. Faixa vermelha, Ana Júlia competiu na categoria Sub-21, na modalidade Kumite, e alcançou
