Pesquisar No Site
EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral
EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, comemora o sucesso da escola aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, no curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita, os alunos da EMEF Maria Aparecida Ujio, aprovados no vestibular do IFSP, Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, Hanna Sophia Aragão Cerqueira, Rayara Letícia da Silva Souza e Lavínia Antunes Silva respectivamente, seguram um cubo de fundo cinza com as letras U em amarelo, J em vermelho, I em branco e O em verde, formando a palavra Ujio. (Foto: Divulgação)
O aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, 15 anos, obteve o primeiro lugar geral neste vestibular. As outras aprovadas são Lavínia Antunes Silva, Hanna Sophia Aragão Cerqueira e Rayara Letícia da Silva Souza.
“Esperava estar entre os primeiros, mas não o 1º lugar. Fiquei muito satisfeito com meu resultado. Estudei bastante em casa e tive apoio dos professores nessa preparação e incentivo. O curso do IFSP será uma oportunidade de obter novos conhecimentos para escolher novos caminhos no futuro”, declarou o adolescente.
A colega Hanna, 15 anos, apesar de ter tido incentivo dos professores e da coordenação da escola, não estava confiante na aprovação. “A prova não foi fácil. Achei que não ia passar. Foi uma ótima surpresa. Agora estou ansiosa para começar o novo curso e no IFSP. Tudo será novidade para mim”, disse.
O diretor da unidade escolar, Fabio Luís dos Santos Coelho, declarou que a escola vem nos últimos oito anos obtendo resultados cada vez melhores, demonstrados pelas notas crescentes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dos últimos anos, assim como no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
“O trabalho desenvolvido pela equipe gestora e de professores na escola bateu metas pelo empenho da equipe e também pelos materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação, de alto nível. Os frutos a gente colhe com o sucesso dos nossos alunos dentro e fora da escola. Isso foi refletido, inclusive, na aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba”, afirmou Fábio.
Para a professora Vanessa Fernanda, que lecionou em 2023, em duas turmas de 5º ano, o trabalho com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desde o início o ano letivo, e a explicação aos alunos e responsáveis sobre a importância do IDEB, foi fundamental para esse resultado.
“Fizemos diversas avaliações e simulados, usando diversas ferramentas pedagógicas e, principalmente, planejamentos que contemplaram a individualidade de cada aluno, observando seu nível de proficiência sempre em evolução. O trabalho com as habilidades do SAEB precisa ser prazeroso para os alunos e professores, daí a importância de metodologias que também, despertem a atenção e o gosto por aprender dos alunos. Foi um trabalho em conjunto com a comunidade escolar”, disse a docente.
IDEB
Em agosto deste ano, a EMEF Maria Aparecida Ujio, ficou em primeiro lugar na classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dentre as escolas públicas municipais e estaduais do Litoral Norte.
“No Fundamental 1, tivemos nota 6,6 em 2017, 7,3, em 2019, 6,7 em 2021 e em 2023, divulgado este ano, ficamos com a nota 7,2. No Fundamental 2, tivemos nota 5,8, em 2017, 5,9, em 2018, 6,2 em 2021 e 6,4, em 2023, também publicada este ano. Esse processo contínuo e gradativo nos permitiu, inclusive, sermos a escola que mais se destacou, com a nota mais alta, do Litoral Norte”, ressaltou o diretor da EMEF Maria Aparecida Ujio.
O IDEB foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O IDEB das escolas e das redes de ensino varia em uma escala de zero a dez. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em Português e Matemática, nos exames aplicados pelo INEP.
Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizados a cada dois anos.
As metas são diferenciadas para cada rede e escola. Estados, municípios e escolas devem aumentar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6, no mínimo. Mesmo quem já tem um bom índice deve continuar a evoluir.
No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas preveem um esforço mais concentrado, para que elas melhorem rapidamente, diminuindo, assim, a desigualdade.
O IDEB, hoje, é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil. O MEC disponibiliza um sistema online de consultas Para que toda a comunidade escolar possa acompanhar a evolução do trabalho feito pelas escolas.
Com os dados do estado, município e o nome da escola, é possível saber as notas obtidas pela unidade desde a criação do índice, até o dado mais recente.
Mais do que apenas ver a média, há outros dados interessantes, como a adequação da formação do corpo docente, um índice de complexidade da gestão escolar, a infraestrutura disponível no local. Além disso, ainda é possível fazer comparação entre unidades.
Veja Também Recentes
3º Mutirão de Cirurgia Oral agiliza atendimentos para extração de siso no Centro de Especialidades Odontológicas
Caraguatatuba recebeu o 3º mutirão de cirurgia oral no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no último sábado (27), com objetivo de diminuir a fila de espera para extração de dentes do siso. Durante a ação, 11 dos 15 pacientes agendados compareceram para a realização das cirurgias. Foram realizadas 13 extrações
Caraguatatuba inicia projeto de educação em saúde bucal para pessoas com deficiência
Voltado à promoção de práticas adequadas de higiene oral entre usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, a Secretaria de Saúde deu início ao projeto “Educação em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência”. O intuito é realizar palestras educativas destinadas a pais, cuidadores, professores e
Nota Oficial
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, por determinação judicial do juiz Eduardo de França Helene, foi autorizada a realização da 1ª Marcha da Maconha no município. O governo acredita que por se tratar de um tema sensível e de grande impacto social, seria adequado promover um fórum aberto à
Palestra sobre Muralismo da América Latina com pesquisadora Iara Machado é neste sábado
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (4/10), às 16h, a palestra ‘Os Muros Gritam – O Muralismo da América Latina’, com a pesquisadora Iara Machado. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Na palestra, a especialista em Arte e Cultura da América
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho
Centenas de adolescentes da região visitaram a Feira das Profissões 2025 na última terça-feira (14/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e na Escola Técnica Estadual (Etec), no Indaiá, em Caraguatatuba. O evento ofereceu orientação profissional, experiências práticas e encaminhamentos que auxiliam na escolha de
