Pesquisar No Site

Revisões do PPA 2025 e LDO 2025 de Caraguatatuba são aprovadas na Câmara Municipal

Revisões do PPA 2025 e LDO 2025 de Caraguatatuba são aprovadas na Câmara Municipal
Revisões do PPA 2025 e LDO 2025 de Caraguatatuba são aprovadas na Câmara Municipal

Os projetos da revisão do Plano Plurianual (PPA) 2025 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba foram aprovados na sessão ordinária da última terça-feira (18/6), na Câmara Municipal.

#PraTodosVerem: O secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Carlos Focesi, (ao centro) falando sobre os projetos da revisão do Plano Plurianual (PPA) 2025 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, acompanhado do ordenador de despesas, Rafael Torres, e do técnico orçamentário, Nicolas Padilha (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que ordena as ações de governo e tem a vigência de quatro anos, abrangendo o segundo ano de um mandato de prefeito até o primeiro ano do mandato seguinte. A LDO tem vigência de um ano e contém objetivos, metas para despesas de capital e outras relativas aos programas de caráter continuado (despesas correntes).

Tanto o PPA quanto a LDO do próximo ano preveem investimentos de R$ 1.300.643.000 nos seguintes projetos: manutenção e ampliação dos contratos de cursos de formação em parceria com Senai, Sesi e Sebrae; recreação nos bairros aos finais de semana; ampliação das equipes do Programa Melhor em Casa, cobertura da atenção básica, saúde bucal, unidades básicas de saúde (UBS), especialidades,  cobertura de exames de análises clínicas, diagnóstico por imagem; cuidado com animais (castração, microchipagem, palestras de posse responsável, etc.); construção de Emef e Centros de Educação Infantil (CEI) no Golfinho, Martim de Sá, Massaguaçu e Perequê-Mirim; revitalização do Morro da Prainha; construção do Boulevard Turístico da Praia do Centro; execução do prolongamento da rede de esgoto do Rio do Ouro; urbanização da raiz e molhe Norte no enrocamento da foz do Rio Juqueriquerê;  ampliação do píer do Camaroeiro; pavimentação de diversas ruas; continuação do Projeto Drenagem; e adequação da acessibilidade e ampliação dos investimentos em calçadas, ruas e áreas exclusivas para pedestres, entre outras propostas.

A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas para discutir a revisão do Plano Plurianual 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba nos dias 12 e 16 de junho.

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou reuniões presenciais descentralizadas do PPA 2025 e LDO 2025 nos dias 25, 26 e 27 de março, nos bairros do Massaguaçu, Travessão e Indaiá, respectivamente, além de receber questionamentos e sugestões via internet entre os dias 25 de março e 31 de março, no site oficial.  Técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento explicaram as propostas.

#PraTodosVerem: O Secretário de Mobilidade Pública e o coordenador da GCM no plenário da Câmara (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Centro de Formação e Instrução da GCM

O projeto de lei de criação do Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba, ligado à Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), também foi aprovado na sessão ordinária da Câmara da última terça-feira (18/6).

O Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba é destinado à formação básica e à requalificação dos guardas civis municipais (GCMs), com o objetivo de atualização e aperfeiçoamento profissional, com o planejamento e desenvolvimento de atividades pertinentes ao ensino, instruções e treinamentos dos profissionais.

A Câmara de Caraguatatuba realizou duas audiências públicas para debater a criação do Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba nos dias 12 e 17 de junho, na sede do Legislativo, no Centro. Representantes da Semop explanaram o projeto de lei ao público e aos parlamentares.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba leva vacinação a supermercados e outros pontos da cidade nesta sexta-feira
Caraguatatuba leva vacinação a supermercados e outros pontos da cidade nesta sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, pela Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (4) mais uma ação de vacinação extramuros em locais de grande circulação de pessoas. As equipes estarão em três pontos da cidade com vacinas contra sarampo, febre amarela e influenza. No Supermercado Shibata, na Avenida Presidente Campos Sales, 297,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 02/09/2026
Cocanha Open de Beach Tennis espera mais de 300 inscritos neste fim de semana
Cocanha Open de Beach Tennis espera mais de 300 inscritos neste fim de semana

A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, recebe neste fim de semana, dias 22 e 23 de agosto, a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis. A partir das 8h, atletas de diferentes cidades do Estado de São Paulo entram em quadra em busca dos melhores resultados em uma programação

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/08/2026
Prova de ciclismo altera trânsito nos Contornos da Tamoios neste domingo
Prova de ciclismo altera trânsito nos Contornos da Tamoios neste domingo

Os Contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios serão totalmente interditados no domingo (16), das 4h às 11h, para a realização de uma etapa do BTG Pactual Bike Series. A prova deve reunir cerca de 900 ciclistas no trecho entre Caraguatatuba e São Sebastião. Durante o período, todos os

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/08/2026
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil

Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 24/08/2026