Pesquisar No Site

Quiosqueiros da Martim de Sá iniciam adequações do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU)

Destaques
Quiosqueiros da Martim de Sá iniciam adequações do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU)
Quiosqueiros da Martim de Sá iniciam adequações do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU)

Proprietários de quiosques da Praia Martim de Sá estão executando as adequações nos seus estabelecimentos, conforme o previsto no Projeto de Intervenção Urbanística (PIU), desenvolvido em conjunto pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), e com os quiosqueiros.

#PraTodoVerem: Quiosque cercado com tapumes para início das adequações do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU), na Praia Martim de Sá (Foto: Divulgação/PMC)

Os comerciantes iniciaram os trabalhos atendendo as condições estabelecidas nas autorizações emitidas pela Gestão de Orla e pelo Departamento de Licenciamento, Monitoramento e Fiscalização da secretaria.

Após a entrega das autorizações para execução das adequações nos quiosques da Martim de Sá, no último dia 27 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Gestão de Orla e dos técnicos da SMAAP, seguem acompanhando e orientando todo o processo.

As intervenções começaram com instalação de tapumes nas unidades comerciais e demais atividades necessárias à execução dos serviços nos quiosques, seguindo as condicionantes elencadas no Termo de Autorização.

Outra ação importante e necessária à devida adequação urbanística, que será realizada a partir da próxima semana, é a supressão de algumas árvores exóticas, principalmente as das espécies Ficus (figueira-comum ou figueira-europeia) e Terminalia (chapéu-de-sol ou amendoeira-da-praia).

Essas espécies estão muito próximas aos quiosques, e, adicionalmente, não são naturais da praia, sendo inadequadas ao local, inclusive por oferecerem considerável risco de queda devido ao porte que atingiram, além de impedirem a regeneração natural da vegetação nativa.

#PraTodoVerem: Praia Martim de Sá (Foto: Divulgação/PMC)

Assim que as adequações dos quiosques forem finalizadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciará projeto de recuperação com a implantação de núcleos de vegetação nativa originária das proximidades das praias, como espécies de restinga, condição estabelecida inclusive na decisão judicial que deu origem ao PIU em execução.

O trabalho de supressão das árvores será realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, com acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

A sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro.  O atendimento ao público vai das 9h às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.

Termo de Convênio

Todas as praias da cidade serão contempladas pelo trabalho de readequação urbanística e ambiental, conforme decisão da Justiça Federal, por meio da Ação Civil Pública nº 0007417-57.2010.403.6103.

Toda a orla de Caraguatatuba é objeto do Termo de Convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e uma das obrigações que a Prefeitura assumiu é a regularização das praias, bem como a parte de infraestrutura de saneamento ambiental e de acessibilidade, além de recuperação da vegetação nativa, através do PIU.

A primeira praia do Litoral Norte a ter o projeto de reurbanização da orla aprovado pela Superintendência do Patrimônio da União foi a Mococa, na região norte da cidade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço esta semana é a rua Dom Antonio Barreito, na Martim de Sá. O trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024