Pesquisar No Site

Quiosqueiros da Martim de Sá iniciam adequações do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU)

Destaques
Quiosqueiros da Martim de Sá iniciam adequações do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU)
Quiosqueiros da Martim de Sá iniciam adequações do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU)

Proprietários de quiosques da Praia Martim de Sá estão executando as adequações nos seus estabelecimentos, conforme o previsto no Projeto de Intervenção Urbanística (PIU), desenvolvido em conjunto pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), e com os quiosqueiros.

#PraTodoVerem: Quiosque cercado com tapumes para início das adequações do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU), na Praia Martim de Sá (Foto: Divulgação/PMC)

Os comerciantes iniciaram os trabalhos atendendo as condições estabelecidas nas autorizações emitidas pela Gestão de Orla e pelo Departamento de Licenciamento, Monitoramento e Fiscalização da secretaria.

Após a entrega das autorizações para execução das adequações nos quiosques da Martim de Sá, no último dia 27 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Gestão de Orla e dos técnicos da SMAAP, seguem acompanhando e orientando todo o processo.

As intervenções começaram com instalação de tapumes nas unidades comerciais e demais atividades necessárias à execução dos serviços nos quiosques, seguindo as condicionantes elencadas no Termo de Autorização.

Outra ação importante e necessária à devida adequação urbanística, que será realizada a partir da próxima semana, é a supressão de algumas árvores exóticas, principalmente as das espécies Ficus (figueira-comum ou figueira-europeia) e Terminalia (chapéu-de-sol ou amendoeira-da-praia).

Essas espécies estão muito próximas aos quiosques, e, adicionalmente, não são naturais da praia, sendo inadequadas ao local, inclusive por oferecerem considerável risco de queda devido ao porte que atingiram, além de impedirem a regeneração natural da vegetação nativa.

#PraTodoVerem: Praia Martim de Sá (Foto: Divulgação/PMC)

Assim que as adequações dos quiosques forem finalizadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciará projeto de recuperação com a implantação de núcleos de vegetação nativa originária das proximidades das praias, como espécies de restinga, condição estabelecida inclusive na decisão judicial que deu origem ao PIU em execução.

O trabalho de supressão das árvores será realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, com acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

A sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro.  O atendimento ao público vai das 9h às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.

Termo de Convênio

Todas as praias da cidade serão contempladas pelo trabalho de readequação urbanística e ambiental, conforme decisão da Justiça Federal, por meio da Ação Civil Pública nº 0007417-57.2010.403.6103.

Toda a orla de Caraguatatuba é objeto do Termo de Convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e uma das obrigações que a Prefeitura assumiu é a regularização das praias, bem como a parte de infraestrutura de saneamento ambiental e de acessibilidade, além de recuperação da vegetação nativa, através do PIU.

A primeira praia do Litoral Norte a ter o projeto de reurbanização da orla aprovado pela Superintendência do Patrimônio da União foi a Mococa, na região norte da cidade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Defesa Civil prevê entrada de frente fria com chuvas intensas em Caraguatatuba
Defesa Civil prevê entrada de frente fria com chuvas intensas em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a passagem de uma frente fria pelo oceano, possibilitando condições de chuvas intensas no Litoral Norte do Estado de São Paulo, em especial Caraguatatuba, com acumulados que podem chegar a 100mm. De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 04/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias
Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, lançou formulário para as empresas ligadas ao setor turístico do município. Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o título de Estância Balneária, concedido pela Lei Estadual nº 38/1947, em reconhecimento ao seu enorme

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), promove a revitalização de diversas sinalizações de trânsito no bairro do Indaiá, região central da cidade. Nas avenidas Maranhão e Minas Gerais, foram demarcadas vagas para estacionamento destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024