Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba continua com força tarefa para atender vítimas das chuvas

Prefeitura de Caraguatatuba continua com força tarefa para atender vítimas das chuvas
A Prefeitura de Caraguatatuba continua com uma força tarefa com mais de 500 pessoas entre servidores de secretarias municipais e voluntários para o atendimento das famílias atingidas pelas chuvas nas três regiões da cidade.
Equipes se concentram nas Regiões Norte, Sul e Central para levar comida, cesta básica, material de limpeza, cama e banho, além de colchões para às famílias.

#PraTodosVerem: material arrecadado e que está sendo encaminhado às famílias
Além das doações, os trabalhos de manutenção e desobstrução de vias continuam sendo feitos em bairros, como Rio do Ouro, Massaguaçu, Jetuba, Casa Branca, Olaria, Martim de Sá, Perequê-Mirim, Pegorelli, entre outros.
No Rio do Ouro, por exemplo, a equipe realiza a retirada do material e deposita em um local provisório no próprio bairro, para depois transportá-lo a uma Área de Transbordo. A medida é para agilizar o trabalho de desobstrução de ruas.
A Prefeitura de Caraguatatuba segue prestando auxílio na retirada de móveis das vias públicas e ajudando na desocupação de casas, entre outras ações.
Alguns bairros ainda continuam alagados, mesmo com a trégua nas chuvas. O escoamento está sendo dificultado pelos picos de maré, que devem atingir 1,3 metro por volta das 14h. Além disso, foram registrados fenômenos nas cabeceiras de rios e cachoeiras com acúmulo de água e quando há o encontro com a maré alta ocorre o chamado refluxo e, com isso, o escoamento está prejudicado nos bairros do Perequê-Mirim, Morro do Algodão, Rio Marinas e Tabatinga.

#PraTodosVerem: Máquina bobcat deposita entulho em caçamba de caminhão no Perequê-Mirim (Foto: Divulgação/PMC)
Doações
O Fundo Social de Solidariedade continua recebendo doações de itens de limpeza, higiene, água potável e vestuário (incluindo roupas masculinas, femininas, infantis, de cama e banho), além de colchões.
As doações poderão ser entregues no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), situado na Avenida José Herculano (Rodovia Caraguá – São Sebastião), 50, no bairro Jardim Britânia.
Até o momento, 42 pessoas estão abrigadas no Centro Esportivo Municipal e cerca de 200 estão na casa de parentes ou amigos.
O Governo do Estado decretou que seis cidades paulistas estão em estado de calamidade pública: Guarujá, Bertioga, Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.
Rodovia dos Tamoios
A Concessionária Tamoios informa que a Serra Antiga foi liberada ao tráfego às 20h35 de domingo (19). O trecho estava interditado desde a madrugada de hoje, às 2h00, quando o Sistema de Monitoramento Meteorológico da empresa alertou riscos, devido ao alto nível pluviométrico. Após a interdição, houve quedas de 10 barreiras sem o registro de vítimas.
Foram realizadas 16 Operações Comboio pelos túneis, sendo 10 no sentido litoral e 6 no sentido São José dos Campos. Com a liberação, a rodovia volta à sua configuração normal com trânsito sentido litoral fluindo somente pela Serra Antiga e trânsito sentido São José dos Campos fluindo somente pela Serra Nova. Em caso de chuvas, o trecho poderá ser interditado novamente e a Operação Comboio com Pare & Siga será acionada na Serra Nova.
Abastecimento de água
A Sabesp informa que o sistema de abastecimento de água foi restabelecido. A companhia executa uma operação “pente fino” para encontrar pequenos problemas que não tenham sido identificados ainda.
Um bebedouro foi instalado na EMEI/EMEF Profª Aida de Almeida Castro Grazioli, no Rio do Ouro. A empresa também enviou carga de copos de água de São Paulo para Caraguatatuba para consumo da população afetada pelas chuvas.
Transporte público
As fortes chuvas do último domingo provocaram transtornos em diversos bairros e o transporte público coletivo também foi impactado. A situação dos coletivos se normalizou na manhã desta segunda-feira (20).
Os ônibus da Linha Morro Algodão estão indo somente até o Supermercado Cruzeiro, pois a Avenida Guilherme de Almeida está interditada. As demais linhas seguem seus itinerários normalmente com os horários dos sábados.
Veja Também Recentes

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão