Pesquisar No Site

Equipes de educação ambiental realizam intercâmbio de experiências no Parque Estadual da Ilha Anchieta

Equipes de educação ambiental realizam intercâmbio de experiências no Parque Estadual da Ilha Anchieta
Equipes de educação ambiental realizam intercâmbio de experiências no Parque Estadual da Ilha Anchieta

Equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação de Caraguatatuba participaram na última quarta-feira (24), de uma visita técnica nas dependências do Parque Estadual da Ilha Anchieta, com o objetivo de conhecer as estruturas e atividades de educação ambiental, dos programas de uso público, voluntariado, pesquisa e do laboratório, visando o intercâmbio de experiências e a busca de novas referências.

Durante a visita, a gestora do Parque, Priscila Saviolo Moreira, e seus monitores, receberam as equipes municipais, realizaram um tour pelas dependências dos prédios e falaram sobre os processos de cadastro de voluntários, projetos, pesquisas e demais atividades realizadas na unidade de conservação.

#PraTodosVerem: Equipe das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Caraguatatuba conversa com monitores do parque em sala com decorações naturais (Foto: Divulgação/PMC)

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro de Oliveira Caetano, destacou a importância dessa troca de experiências para os projetos do município. “Nossa intenção com essa visita foi conhecer as iniciativas que possam servir de parâmetros para utilizarmos nos programas que implantaremos no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, bem como em demais ações que envolvam o universo das Unidades de Conservação e da Educação Ambiental em Caraguatatuba”.

Leandro comentou sobre a importância dessas parcerias para realização de ações em prol do município. “Agradeço a Priscila e toda equipe do Parque Estadual da Ilha Anchieta pela disponibilidade em nos receber e compartilhar conosco toda experiência em gestão desse parque que é uma grande referência nacional. Além disso, tivemos o apoio da VaiDaPesca Eco Hotel e Marina, que nos cedeu a embarcação e seus marinheiros para o transporte de nossa equipe”.

Além do secretário, participaram da visita, o técnico consultivo Douglas Santos, a diretora de Projetos, Saneamento e Educação Ambiental, Tatiana Soares Scian, ambos da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Pela Secretaria de Educação, estiveram presentes o supervisor de Ensino, professor Bruno Nacano, a professora Márcia Oliveira da Cruz, do setor de Apoio Pedagógico e a responsável pelos projetos de Educação Ambiental, Mayara Peixoto.

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

#PraTodosVerem: Equipe das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Caraguatatuba conversa com monitores do parque (Foto: Divulgação/PMC)

O parque natural é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e irá contemplar um Centro de Educação Ambiental que será importante para a preservação da natureza no local, e também será utilizado em atividades de educação ambiental, para a população geral e aos alunos da rede de ensino municipal e particular do município.

Funcionará como importante Centro de Pesquisa e poderá receber pesquisadores de diversas universidades, com interesse em realização de trabalhos em Caraguatatuba, além de fomentar o turismo ecológico, além de um Orquidário, um Observatório e um Deck com vista para o Rio.

As obras do Parque Municipal do Juqueriquerê, localizado no Porto Novo, na região sul seguem em fase final, a previsão é que ele seja entregue ainda neste semestre.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza 'Projeto Laços' para promover autonomia e segurança das mulheres
Caraguatatuba realiza ‘Projeto Laços’ para promover autonomia e segurança das mulheres

O Projeto Laços retorna a Caraguatatuba (SP) nesta quinta-feira (14), das 9h às 13h, na Praça do Perequê-Mirim, com atividades voltadas ao público feminino. A iniciativa promove a integração entre secretarias municipais e organizações do terceiro setor, oferecendo orientações, apoio e encaminhamentos que fortalecem a autonomia e a segurança das

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Sem categoria Publicado em 13/08/2025
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam 5,3 mil atendimentos do semestre no Procon de Caraguatatuba
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam 5,3 mil atendimentos do semestre no Procon de Caraguatatuba

O relatório de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 5.342 procedimentos formalizados dos 10.739 atendimentos realizados entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho. Desse total, 5.397 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho foram

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/08/2025
Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo

A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/07/2025
Caraguatatuba participa de Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência em Taubaté
Caraguatatuba participa de Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência em Taubaté

A Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual realizou uma “Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência”, no auditório do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (SEDES), em Taubaté, na última terça-feira (5), que contou a presença de vários representantes dos governos municipais do Vale do Paraíba

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 07/08/2025
Piquenique Literário integra programação da Rua da Família neste domingo
Piquenique Literário integra programação da Rua da Família neste domingo

A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza neste domingo (17/8), das 10h às 13h, na Av. da Praia, no Centro, mais uma edição do Piquenique Literário, com diversas atividades. O encontro é gratuito e aberto ao público em geral – voltado

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/08/2025