Pesquisar No Site

Equipes de educação ambiental realizam intercâmbio de experiências no Parque Estadual da Ilha Anchieta

Equipes de educação ambiental realizam intercâmbio de experiências no Parque Estadual da Ilha Anchieta
Equipes de educação ambiental realizam intercâmbio de experiências no Parque Estadual da Ilha Anchieta

Equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação de Caraguatatuba participaram na última quarta-feira (24), de uma visita técnica nas dependências do Parque Estadual da Ilha Anchieta, com o objetivo de conhecer as estruturas e atividades de educação ambiental, dos programas de uso público, voluntariado, pesquisa e do laboratório, visando o intercâmbio de experiências e a busca de novas referências.

Durante a visita, a gestora do Parque, Priscila Saviolo Moreira, e seus monitores, receberam as equipes municipais, realizaram um tour pelas dependências dos prédios e falaram sobre os processos de cadastro de voluntários, projetos, pesquisas e demais atividades realizadas na unidade de conservação.

#PraTodosVerem: Equipe das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Caraguatatuba conversa com monitores do parque em sala com decorações naturais (Foto: Divulgação/PMC)

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro de Oliveira Caetano, destacou a importância dessa troca de experiências para os projetos do município. “Nossa intenção com essa visita foi conhecer as iniciativas que possam servir de parâmetros para utilizarmos nos programas que implantaremos no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, bem como em demais ações que envolvam o universo das Unidades de Conservação e da Educação Ambiental em Caraguatatuba”.

Leandro comentou sobre a importância dessas parcerias para realização de ações em prol do município. “Agradeço a Priscila e toda equipe do Parque Estadual da Ilha Anchieta pela disponibilidade em nos receber e compartilhar conosco toda experiência em gestão desse parque que é uma grande referência nacional. Além disso, tivemos o apoio da VaiDaPesca Eco Hotel e Marina, que nos cedeu a embarcação e seus marinheiros para o transporte de nossa equipe”.

Além do secretário, participaram da visita, o técnico consultivo Douglas Santos, a diretora de Projetos, Saneamento e Educação Ambiental, Tatiana Soares Scian, ambos da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Pela Secretaria de Educação, estiveram presentes o supervisor de Ensino, professor Bruno Nacano, a professora Márcia Oliveira da Cruz, do setor de Apoio Pedagógico e a responsável pelos projetos de Educação Ambiental, Mayara Peixoto.

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

#PraTodosVerem: Equipe das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Caraguatatuba conversa com monitores do parque (Foto: Divulgação/PMC)

O parque natural é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e irá contemplar um Centro de Educação Ambiental que será importante para a preservação da natureza no local, e também será utilizado em atividades de educação ambiental, para a população geral e aos alunos da rede de ensino municipal e particular do município.

Funcionará como importante Centro de Pesquisa e poderá receber pesquisadores de diversas universidades, com interesse em realização de trabalhos em Caraguatatuba, além de fomentar o turismo ecológico, além de um Orquidário, um Observatório e um Deck com vista para o Rio.

As obras do Parque Municipal do Juqueriquerê, localizado no Porto Novo, na região sul seguem em fase final, a previsão é que ele seja entregue ainda neste semestre.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024