Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae firmam compromisso de fomentar economia local em 2023
Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae firmam compromisso de fomentar economia local em 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Sebrae alinharam nesta semana diversas estratégias de planejamento para 2023 e reafirmaram a parceria com programas e projetos de fomento ao empreendedorismo.
Para este ano, o programa de destaque nacional ‘Educação Empreendedora’ com os alunos da rede municipal será continuado, com possibilidade de ampliação para rede estadual. O projeto que é um case de sucesso no Brasil visa estimular o comportamento empreendedor de jovens.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas em sala de reunião, enquanto homem apresenta projetos na frente da sala (Foto: Divulgação/PMC)
Ainda na área educacional será realizado no mês de maio, o 1º Fórum Regional de Educação para profissionais da educação, com tema: “Diferenciais competitivos: como ser diferente no mundo dos iguais”.
Outro fator que a parceria visa engajar é dar mais oportunidades para micro e pequenas empresas da cidade de venderem para Prefeitura. “Atualmente 73% das compras públicas são realizadas por MPE’s, no entanto, o montante empenhado fica em 20,5%. Vamos capacitar mais empresários para aumentar esse número, pulverizando os recursos das compras públicas para proporcionar efetivamente o desenvolvimento local”, explicou o gestor regional do Sebrae, Eduardo Ilário.
Na área ambiental serão implementados programas para garantir o acesso ao mercado de produtores rurais e fomentar esse público para aumentar o faturamento e explorar essa área que é próspera na cidade. Em parceria com o turismo também estão em andamento projetos de Eco aventura, mais um nicho a ser explorado na cidade.
Além disso, serão investidos programas de potencial turístico para bares, restaurantes, hotéis e pousadas e aumentar a potencialidade nessas áreas na cidade.

#PraTodosVerem: Pessoas posam para foto após reunião (Foto: Divulgação/PMC)
A consultora do Sebrae, Lívia Torres explicou que o Litoral Norte é o 2º destino mais solicitado no Estado de SP, ficando atrás apenas da capital. “Em Caraguá são 1.019 empresas do setor de turismo e precisamos fazer o empresário entender como fortalecer seu comércio”, disse.
O planejamento anual foi apresentado às equipes do Empreenda Já e secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Administração, além da Associação Comercial, na última terça-feira (24), na Secretaria de Educação.
Balanço 2022
Em 2022 foram investidos em torno de R$ 1,3 milhão em programas do Sebrae em parceria com a Prefeitura; mais de 14 mil atendimentos; mais de 9 mil alunos da rede municipal impactados com o programa Educação Empreendedora; capacitação de 15 servidores públicos em consultorias em Políticas Públicas; mais de R$ 500 mil em oportunidades em encontros de negócios e rodadas de crédito e a participação no Empreenda Caraguatatuba.
Para o gestor regional, Eduardo Ilário, o Sebrae é apenas um meio de acesso aos empresários. “Quem lida diretamente são as secretarias através da Prefeitura, a quem agradecemos mais um ano de parcerias e com muitos desafios para 2023”.
O prefeito Aguilar Junior destaca que Caraguatatuba é a capital do empreendedorismo e cada vez mais irá investir nessa área que é a mola propulsora da cidade. “Nossa cidade vive de turismo, e ter um comércio forte e bem preparado dará destaque e prosperidade ao município e a parceria com o Sebrae só fortalece esse crescimento”, disse.
Em Caraguatatuba, o posto de atendimento do Sebrae, fica dentro do ‘Empreenda Já’ na Avenida Engenheiro João Fonseca, 233 – Centro (ao lado do Silvinha). O atendimento presencial é das 9h às 16h; telefone: 3889-1410 e 3882-3854 (whatsapp).
Outra opção para moradores da região Sul é o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) que fica à Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul), com horário de atendimento das 8h às 14h. O telefone de atendimento é (12) 3882-6170.
Veja Também Recentes
Prefeitura divulga programação de julho da Operação Cata-Treco com mais de 30 bairros de Caraguatatuba
A Operação Cata-Treco da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre ruas de 33 bairros entre os dias 1º e 31 de julho. A iniciativa auxilia a população no descarte correto de móveis velhos, colchões, eletrodomésticos inservíveis e outros objetos de grande porte. O cronograma (sujeito a alterações)
Inscrições para Caraguá A Gosto seguem abertas até 3 de julho
A gastronomia de Caraguatatuba volta ao centro da programação turística e cultural do município com a 21ª edição do Caraguá A Gosto. Os estabelecimentos interessados em participar do festival têm até o dia 3 de julho para realizar a inscrição no evento, que integra o calendário municipal e marca a
PAT de Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (17). Ao todo, estão disponíveis 101 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais estagiários de Direito aprovados no processo complementar de 2025
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis aprovados do curso de Direito a partir do 5º Semestre do Processo Seletivo Complementar 01/2025 Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/6), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30,
Caraguatatuba recebe workshop sobre navegação com especialistas e apoio da Marinha do Brasil
Um dos eventos planejado para agosto em Caraguatatuba é o Workshop de Navegação Porto do Rio 2026, marcado para o dia 8, com palestras sobre segurança no mar, meteorologia e preservação ambiental. A atividade é aberta ao público, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/workshop-de-navegacao/3483921. As vagas são