Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae firmam compromisso de fomentar economia local em 2023

Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae firmam compromisso de fomentar economia local em 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Sebrae alinharam nesta semana diversas estratégias de planejamento para 2023 e reafirmaram a parceria com programas e projetos de fomento ao empreendedorismo.
Para este ano, o programa de destaque nacional ‘Educação Empreendedora’ com os alunos da rede municipal será continuado, com possibilidade de ampliação para rede estadual. O projeto que é um case de sucesso no Brasil visa estimular o comportamento empreendedor de jovens.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas em sala de reunião, enquanto homem apresenta projetos na frente da sala (Foto: Divulgação/PMC)
Ainda na área educacional será realizado no mês de maio, o 1º Fórum Regional de Educação para profissionais da educação, com tema: “Diferenciais competitivos: como ser diferente no mundo dos iguais”.
Outro fator que a parceria visa engajar é dar mais oportunidades para micro e pequenas empresas da cidade de venderem para Prefeitura. “Atualmente 73% das compras públicas são realizadas por MPE’s, no entanto, o montante empenhado fica em 20,5%. Vamos capacitar mais empresários para aumentar esse número, pulverizando os recursos das compras públicas para proporcionar efetivamente o desenvolvimento local”, explicou o gestor regional do Sebrae, Eduardo Ilário.
Na área ambiental serão implementados programas para garantir o acesso ao mercado de produtores rurais e fomentar esse público para aumentar o faturamento e explorar essa área que é próspera na cidade. Em parceria com o turismo também estão em andamento projetos de Eco aventura, mais um nicho a ser explorado na cidade.
Além disso, serão investidos programas de potencial turístico para bares, restaurantes, hotéis e pousadas e aumentar a potencialidade nessas áreas na cidade.

#PraTodosVerem: Pessoas posam para foto após reunião (Foto: Divulgação/PMC)
A consultora do Sebrae, Lívia Torres explicou que o Litoral Norte é o 2º destino mais solicitado no Estado de SP, ficando atrás apenas da capital. “Em Caraguá são 1.019 empresas do setor de turismo e precisamos fazer o empresário entender como fortalecer seu comércio”, disse.
O planejamento anual foi apresentado às equipes do Empreenda Já e secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Administração, além da Associação Comercial, na última terça-feira (24), na Secretaria de Educação.
Balanço 2022
Em 2022 foram investidos em torno de R$ 1,3 milhão em programas do Sebrae em parceria com a Prefeitura; mais de 14 mil atendimentos; mais de 9 mil alunos da rede municipal impactados com o programa Educação Empreendedora; capacitação de 15 servidores públicos em consultorias em Políticas Públicas; mais de R$ 500 mil em oportunidades em encontros de negócios e rodadas de crédito e a participação no Empreenda Caraguatatuba.
Para o gestor regional, Eduardo Ilário, o Sebrae é apenas um meio de acesso aos empresários. “Quem lida diretamente são as secretarias através da Prefeitura, a quem agradecemos mais um ano de parcerias e com muitos desafios para 2023”.
O prefeito Aguilar Junior destaca que Caraguatatuba é a capital do empreendedorismo e cada vez mais irá investir nessa área que é a mola propulsora da cidade. “Nossa cidade vive de turismo, e ter um comércio forte e bem preparado dará destaque e prosperidade ao município e a parceria com o Sebrae só fortalece esse crescimento”, disse.
Em Caraguatatuba, o posto de atendimento do Sebrae, fica dentro do ‘Empreenda Já’ na Avenida Engenheiro João Fonseca, 233 – Centro (ao lado do Silvinha). O atendimento presencial é das 9h às 16h; telefone: 3889-1410 e 3882-3854 (whatsapp).
Outra opção para moradores da região Sul é o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) que fica à Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul), com horário de atendimento das 8h às 14h. O telefone de atendimento é (12) 3882-6170.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba conclui curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos com 71 participantes
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba realizou o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos na manhã de terça-feira (24), no salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria Municipal de Educação, e reuniu 71 participantes. Trata-se de um aumento considerável de participantes em relação à última edição, que

Corpo de Baile de Caraguatatuba abre 14º Litoral em Dança com “Memórias de um contorno” nesta quinta-feira
Tem início nesta quinta-feira (19/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a 14ª edição do Festival Litoral em Dança, uma realização da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A abertura oficial do evento conta com a apresentação do espetáculo “Memórias de um contorno”, com o Corpo de Baile de Caraguatatuba.

Barranco Alto e Sertão dos Tourinhos duelam pela final do Torneio da Cidade de Futebol em Caraguatatuba
Agora é decisão. O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba conheceu os finalistas da competição no domingo (22), após a disputa das semifinais, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). No primeiro jogo do dia, Lion FC e E.C Barranco Alto empataram em 2 a 2. Nos pênaltis, o

Centro de Referência e Banco de Alimentos de Caraguatatuba promovem ação sobre sustentabilidade alimentar no CRAS Jetuba
A programação especial do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba segue com atividades que promovem conscientização e sustentabilidade. Na última segunda-feira (16), foi a vez do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jetuba receber a iniciativa promovida pelo Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar

“Mostra Livre de Cinema 2025” traz sessões gratuitas em vários locais da cidade
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com o programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som, realiza a “Mostra Livre de Cinema 2025″ com entrada gratuita. A Mostra é um festival internacional realizado em diversas cidades do estado de São Paulo e ao longo