Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae firmam compromisso de fomentar economia local em 2023

Publicado em: 26/01/2023
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae firmam compromisso de fomentar economia local em 2023
Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae firmam compromisso de fomentar economia local em 2023

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Sebrae alinharam nesta semana diversas estratégias de planejamento para 2023 e reafirmaram a parceria com programas e projetos de fomento ao empreendedorismo.

Para este ano, o programa de destaque nacional ‘Educação Empreendedora’ com os alunos da rede municipal será continuado, com possibilidade de ampliação para rede estadual. O projeto que é um case de sucesso no Brasil visa estimular o comportamento empreendedor de jovens.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas em sala de reunião, enquanto homem apresenta projetos na frente da sala (Foto: Divulgação/PMC)

Ainda na área educacional será realizado no mês de maio, o 1º Fórum Regional de Educação para profissionais da educação, com tema: “Diferenciais competitivos: como ser diferente no mundo dos iguais”.

Outro fator que a parceria visa engajar é dar mais oportunidades para micro e pequenas empresas da cidade de venderem para Prefeitura. “Atualmente 73% das compras públicas são realizadas por MPE’s, no entanto, o montante empenhado fica em 20,5%. Vamos capacitar mais empresários para aumentar esse número, pulverizando os recursos das compras públicas para proporcionar efetivamente o desenvolvimento local”, explicou o gestor regional do Sebrae, Eduardo Ilário.

Na área ambiental serão implementados programas para garantir o acesso ao mercado de produtores rurais e fomentar esse público para aumentar o faturamento e explorar essa área que é próspera na cidade. Em parceria com o turismo também estão em andamento projetos de Eco aventura, mais um nicho a ser explorado na cidade.

Além disso, serão investidos programas de potencial turístico para bares, restaurantes, hotéis e pousadas e aumentar a potencialidade nessas áreas na cidade.

#PraTodosVerem: Pessoas posam para foto após reunião (Foto: Divulgação/PMC)

A consultora do Sebrae, Lívia Torres explicou que o Litoral Norte é o 2º destino mais solicitado no Estado de SP, ficando atrás apenas da capital. “Em Caraguá são 1.019 empresas do setor de turismo e precisamos fazer o empresário entender como fortalecer seu comércio”, disse.

O planejamento anual foi apresentado às equipes do Empreenda Já e secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Administração, além da Associação Comercial, na última terça-feira (24), na Secretaria de Educação.

Balanço 2022

Em 2022 foram investidos em torno de R$ 1,3 milhão em programas do Sebrae em parceria com a Prefeitura; mais de 14 mil atendimentos; mais de 9 mil alunos da rede municipal impactados com o programa Educação Empreendedora; capacitação de 15 servidores públicos em consultorias em Políticas Públicas; mais de R$ 500 mil em oportunidades em encontros de negócios e rodadas de crédito e a participação no Empreenda Caraguatatuba.

Para o gestor regional, Eduardo Ilário, o Sebrae é apenas um meio de acesso aos empresários. “Quem lida diretamente são as secretarias através da Prefeitura, a quem agradecemos mais um ano de parcerias e com muitos desafios para 2023”.

O prefeito Aguilar Junior destaca que Caraguatatuba é a capital do empreendedorismo e cada vez mais irá investir nessa área que é a mola propulsora da cidade. “Nossa cidade vive de turismo, e ter um comércio forte e bem preparado dará destaque e prosperidade ao município e a parceria com o Sebrae só fortalece esse crescimento”, disse.

Em Caraguatatuba, o posto de atendimento do Sebrae, fica dentro do ‘Empreenda Já’ na Avenida Engenheiro João Fonseca, 233 – Centro (ao lado do Silvinha). O atendimento presencial é das 9h às 16h; telefone: 3889-1410 e 3882-3854 (whatsapp).

Outra opção para moradores da região Sul é o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) que fica à Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul), com horário de atendimento das 8h às 14h. O telefone de atendimento é (12) 3882-6170.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais

A praia do Massaguaçu recebeu no último final de semana, cerca de 100 competidores da 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista, organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. Além de promover o esporte, o evento também foi solidário. Foram arrecadados 50 kg

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 23/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024