Pesquisar No Site
Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão

Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão
O verão chegou e com ele também se registra a temporada de chuvas no Litoral Norte. Desde o dia 1º de dezembro, a cidade de Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2023 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
Na tarde de terça-feira (20/12), o grupo de trabalho da Prefeitura de Caraguatatuba que compõe o PPDC se reuniu para definir as ações estratégicas em casos de ocorrências de maior gravidade e que requeiram a remoção de famílias de suas residências.
A reunião foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior e pelo coordenador da Defesa Civil, capitão Campos Junior. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Serviços Públicos, Administração, Gabinete, Esportes e Recreação, Comunicação Social, Obras Públicas e Educação, além do Fundo Social de Solidariedade e Guarda Civil Municipal (GCM).
Vistorias técnicas da Defesa Civil, remoção de famílias, abrigamento, alimentação, acompanhamento de casos de saúde de pacientes, além do trabalho de limpeza dos bairros e obras emergenciais foram os temas do encontro.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o objetivo da reunião é, justamente, para que todos os atores estejam preparados para ajudar. “Sejam nas ações de prevenção, preparação, mitigação, socorro a moradores em áreas de risco e alagamentos e recuperação dos locais”, complementou.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre a estrutura do PPDC. “É igual seguro, temos que fazer, mas nossa ideia é não usar. Temos a estrutura montada, mas não queremos usar, ou seja, passar esse período de chuvas com tranquilidade. E para isso, o time do PPDC precisa estar antenado e pronto para qualquer anormalidade”, disse.
Uma das novidades desta temporada serão as ações de mensagens de texto (SMS) que serão enviadas pela Central 156 aos munícipes. Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.
Com as chuvas dos últimos dias, o acumulado em 72 horas chegou a 105 milímetros e, por esse motivo, Caraguatatuba está hoje em estado de atenção, onde os agentes da Defesa Civil permanecem vistoriando as áreas de risco de escorregamento.
Veja Também Recentes

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é