Pesquisar No Site

Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão

Publicado em: 21/12/2022
Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão
Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão

O verão chegou e com ele também se registra a temporada de chuvas no Litoral Norte. Desde o dia 1º de dezembro, a cidade de Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2023 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Na tarde de terça-feira (20/12), o grupo de trabalho da Prefeitura de Caraguatatuba que compõe o PPDC se reuniu para definir as ações estratégicas em casos de ocorrências de maior gravidade e que requeiram a remoção de famílias de suas residências.

A reunião foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior e pelo coordenador da Defesa Civil, capitão Campos Junior. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Serviços Públicos, Administração, Gabinete, Esportes e Recreação, Comunicação Social, Obras Públicas e Educação, além do Fundo Social de Solidariedade e Guarda Civil Municipal (GCM).

Vistorias técnicas da Defesa Civil, remoção de famílias, abrigamento, alimentação, acompanhamento de casos de saúde de pacientes, além do trabalho de limpeza dos bairros e obras emergenciais foram os temas do encontro.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o objetivo da reunião é, justamente, para que todos os atores estejam preparados para ajudar. “Sejam nas ações de prevenção, preparação, mitigação, socorro a moradores em áreas de risco e alagamentos e recuperação dos locais”, complementou.

O prefeito Aguilar Junior falou sobre a estrutura do PPDC. “É igual seguro, temos que fazer, mas nossa ideia é não usar. Temos a estrutura montada, mas não queremos usar, ou seja, passar esse período de chuvas com tranquilidade. E para isso, o time do PPDC precisa estar antenado e pronto para qualquer anormalidade”, disse.

Uma das novidades desta temporada serão as ações de mensagens de texto (SMS) que serão enviadas pela Central 156 aos munícipes. Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

Com as chuvas dos últimos dias, o acumulado em 72 horas chegou a 105 milímetros e, por esse motivo, Caraguatatuba está hoje em estado de atenção, onde os agentes da Defesa Civil permanecem vistoriando as áreas de risco de escorregamento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município

Em ação conjunta entre a Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, foi realizada a fiscalização de cinco adegas em Caraguatatuba, na última quinta-feira (25). Como resultado, duas adegas foram fechadas por falta de alvará de funcionamento, enquanto outras três foram interditadas por descumprimento do horário estabelecido por lei.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 26/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Concurso de Fotografia para o 'Dia do Observador de Aves' encerra nesta sexta-feira
Concurso de Fotografia para o ‘Dia do Observador de Aves’ encerra nesta sexta-feira

O Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, segue aberto até esta sexta-feira (26). O evento, que será realizado no dia 16 de maio, marcará a primeira celebração na cidade, uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 24/04/2024