Pesquisar No Site
Alunos de Escola Municipal do Porto Novo têm tarde de lazer no Espaço Aventura

Alunos de Escola Municipal do Porto Novo têm tarde de lazer no Espaço Aventura
Estudantes do 4º ano da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, localizada no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, tiveram uma tarde de lazer na quinta-feira (1/12) no Espaço Aventura, no Centro.

#PraTodosVerem Imagem de três meninas passando pelo percurso de arvorismo no Espaço Aventura. Elas caminham e se equilibram em tocos de madeiras presos por cordas e cabos de aço. (Foto: Cláudio Gomes)
A atividade extraclasse foi uma premiação para os alunos das salas das professoras Maria Isabel Saraiva Fonseca e Luciana Bernardes Gonçalves, por terem arrecadado mais prendas para a Festa Junina da escola.
“Esse passeio foi escolhido porque o Espaço Aventura é um ponto de lazer na cidade e eles não conheciam”, contou Maria Isabel.
As crianças entre 9 e10 anos puderam descer na tirolesa e passar pelos obstáculos do arvorismo, oferecidos no local.
Para o aluno Miguel Rodrigues, 10 anos, o programa fora do ambiente escolar foi legal e divertido. “Foi a primeira vez que vim nesse lugar. Gostei muito de descer na tirolesa e fiquem com medo na hora de passar na trilha de toquinhos de madeira amarrados no percurso”, disse.

#PraTodosVerem Imagem de um menino preso por cabos de aço e cinto de segurança. Ele desce a tirolesa do Espaço Aventura, Centro. (Foto: Cláudio Gomes)
Já a colega Bianca Vitória Silva Oliveira, 9 anos, gostou mais de se equilibrar nos toquinhos de madeira dispostos na vertical.
Uma das poucas do grupo a poder fazer o percurso mais alto do Espaço Aventura, por ter a altura suficiente, Ana Lívia Félix Ribeiro, 10 anos, encarou o nível mais alto e difícil do arvorismo. Presa a cabos de aço e com capacete, acompanhada por monitores, a menina enfrentou o medo de altura e fez todo o caminho. “A parte que mais gostei foi andar me equilibrando em um cabo de aço, segurando em outro no alto”, declarou.
Para encerrar a tarde, os 47 alunos fizeram um piquenique no local.
Espaço Aventura
O Espaço Aventura, no Centro, é um dos pontos de lazer diferenciado de Craguatatuba e oferece tirolesa, arvorismo em três níveis e parede de escalada, para o público, em geral, inclusive pessoas com deficiência (PcD) e idosos.

#PraTodosVerem Imagem de vários meninos e meninas alunos da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, chegando no Espaço Aventura, Centro. (Foto: Cláudio Gomes)
O arvorismo tem três níveis de aventura: Nível 1, voltado para crianças; nível 2 para adultos, e foi remodelado para atender com mais facilidade cadeirantes e idosos com acesso por meio de elevador. O 2º andar, inclusive ganhou a atividade esportiva de aventura de tirolesa, que havia somente no 1º andar.
Também está funcionando no arvorismo, o nível 3, o mais alto, voltado a jovens com plena capacidade física dos membros inferiores e superiores. O local conta ainda com um paredão artificial de escalada com 10 metros.
Todas as atividades são supervisionadas por monitores especializados. O Espaço Aventura funciona às quartas, das 8h às 14h; quintas, das 13h às 19h; sextas e sábados, das 16h às 22h e domingos das 10h às 16h. Não é permitida a participação de menores sem autorização de responsáveis e nem a prática das atividades sem a supervisão dos monitores responsáveis.
O lugar também oferece visitas guiadas para alunos de escolas municipais, estaduais e particulares e também de grupos de outras cidades por meio de agendamento na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) pelo telefone (12)3886-3109, com Rosana Passos. Todas as atividades são gratuitas.
Veja Também Recentes

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Inscrições para curso de Libras gratuito em Caraguatatuba estão encerradas
Foram encerradas as inscrições do curso gratuito de Libras em Caraguatatuba. Mais de 100 vagas foram preenchidas em pouco mais de cinco dias, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O curso terá início em maio, com duração de três meses. No segundo semestre,

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora