Pesquisar No Site
Caraguatatuba debate implantação do Sistema de Inspeção Municipal com cidades do Vale e Litoral Norte
Caraguatatuba debate implantação do Sistema de Inspeção Municipal com cidades do Vale e Litoral Norte
Os representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba se reuniram na terça-feira (18), com equipes de 12 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte para mais uma reunião a respeito do processo de implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
Na ocasião, também esteve em pauta a formalização do Consórcio Intermunicipal Três Rios, cujo objetivo é ampliar o mercado consumidor e o alcance de venda dos produtores rurais e pescadores locais por meio da colaboração entre as cidades.

#PraCegoVer: Foto da reunião entre municípios sobre a implantação do SIM, na seda da Secretaria da Educação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O encontro foi realizado no auditório da Secretaria da Educação e teve como propósito a criação do cronograma das próximas ações e diagnóstico de cada município nas etapas de aprovação da legislação e decreto de operacionalização do SIM.
No momento, a grande maioria dos municípios aguarda para enviar o projeto às Câmaras Municipais para aprovação. Toda análise jurídica já foi realizada na maior parte deles, sendo validada nos departamentos. Agora, só depende dessa articulação de aprovação da legislação.
Quando todos estiverem alinhados, as cidades partirão para uma segunda etapa que diz respeito à adequação dos produtores rurais e certificação da produção de origem animal e pesca, com Selo de Inspeção Municipal.
Caraguatatuba está a um passo de colocar o projeto em pleno funcionamento. A cidade já faz parte do Consórcio Três Rios, que atualmente conta com outros 17 municípios: Taubaté, Ubatuba, São Sebastião, Jambeiro, Paraibuna, Salesópolis, Santa Branca, Ilhabela, Igaratá, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, Tremembé, Caçapava, São Luís do Paraitinga e Lagoinha.
Veja Também Recentes
Ação de limpeza na Praia do Porto Novo recolhe mais de 500 resíduos durante mutirão ambiental
A Praia do Porto Novo recebeu, na manhã da última terça-feira (9), uma ação de limpeza que resultou na retirada de centenas de resíduos do ambiente costeiro. Realizado nas proximidades do quiosque 52, o mutirão integrou a programação especial do Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, e reforçou a
Alunos recebem certificado de conclusão do curso de Almoxarife e Estoquista em Caraguatatuba
Os 15 alunos que participaram do curso de Almoxarife e Estoquista realizado pela Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Escola Técnica de Caraguatatuba (ETEC), concluíram o curso nesta terça-feira (2) e receberam seus certificados. Na qualificação ministrada pela professora da ETEC, Rosemara Martins, os participantes aprenderam as competências
GCM prende homem por violência doméstica no bairro Travessão
Na tarde de segunda-feira (18), um munícipe acionou a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, que realizava patrulhamento preventivo no bairro Perequê-Mirim, para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua José Geraldo da Silva Filho, no bairro Travessão. De acordo com informações repassadas pelo solicitante, uma de suas inquilinas estaria
Caraguatatuba conquista medalhas em competição de karatê em Mogi das Cruzes
A equipe de karatê de Caraguatatuba participou de uma competição realizada em Mogi das Cruzes e voltou para casa com importantes resultados. Entre os destaques da delegação caraguatatubense, Lyedson Soares conquistou o primeiro lugar no kumite, enquanto Marcos Benício garantiu o ouro no kata e ainda ficou com a segunda
Jovens atletas representam Caraguatatuba na 41ª edição dos Jogos Abertos da Juventude em Barretos
Os atletas de Caraguatatuba participaram, nos dias 10 e 11 de junho de 2026, da 41ª edição dos Jogos Abertos da Juventude, realizada no município de Barretos e promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. O evento reuniu 14 regiões esportivas, 101 municípios e cerca de 4