Pesquisar No Site
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb
Professores, diretores, servidores da Educação, pais de alunos, estudantes e representantes da sociedade civil poderão participar da escolha da nova composição do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Caraguatatuba. O processo eleitoral para a gestão 2027/2030 começa nesta sexta-feira (11), com a abertura das inscrições para candidatos e eleitores.
As regras estão no Edital nº 01/2026, publicado no Jornal Oficial do Município de quarta-feira (9) (https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta/diario/pdf/359). A nova composição terá mandato de quatro anos, entre 1º de janeiro de 2027 e 31 de dezembro de 2030.
As inscrições para quem deseja concorrer a uma vaga seguem até 5 de outubro, às 23h59, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://cacsfundeb.educacaocaraguatatuba.com.br/ . O candidato precisa comprovar vínculo com o segmento que pretende representar e apresentar os documentos exigidos para cada categoria.
O cadastramento dos eleitores fica aberto até 23 de outubro, também pela internet. Para votar, é necessário comprovar vínculo com o segmento correspondente. Cada eleitor terá direito a um único voto dentro da categoria para a qual estiver habilitado.
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é o espaço de participação da sociedade no acompanhamento dos recursos destinados à educação básica e à valorização dos profissionais da Educação. Em Caraguatatuba, são 13 conselheiros titulares, além dos respectivos suplentes, representando diferentes setores da comunidade escolar e do poder público.
A escolha pelo voto envolve representantes de diretores, pais de alunos e estudantes, além das organizações da sociedade civil. Professores e servidores técnico-administrativos seguem a forma de indicação ou participação eleitoral prevista na legislação de cada categoria. Já os representantes do Poder
Executivo, do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Tutelar são indicados pelos respectivos órgãos.
A votação será totalmente on-line no dia 3 de novembro, das 8h às 17h. Os eleitores habilitados receberão por e-mail as credenciais para acessar o sistema, que garante o sigilo do voto.
O resultado preliminar será conhecido no mesmo dia da eleição. Após o período de recursos e impugnações, marcado para 4 e 5 de novembro, o resultado final será publicado no dia 6.
Quem pretende concorrer deve consultar o edital antes de fazer a inscrição, já que cada segmento possui critérios e documentos específicos.
Secretaria de Comunicação Social – 11/9/2026
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas
Avanços da Base Nacional da Computação na rede são apresentados ao Conselho Municipal de Educação
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba apresentou ao Conselho Municipal de Educação, na quarta-feira (26), as ações já desenvolvidas e os próximos passos para a implementação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação na rede municipal de ensino. O encontro mostrou como o tema será levado para a
Guarda Municipal identifica instituição de acolhimento irregular no bairro Travessão
Na tarde de terça-feira (11), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba identificou uma possível instituição de acolhimento irregular durante patrulhamento preventivo no bairro Travessão. Os agentes foram acionados por um cidadão, que informou ter seus documentos pessoais retidos em uma residência por pessoas que não pertenciam ao
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza repavimentação da Rua Fernando Costa no Sumaré
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, concluiu a repavimentação da Rua Fernando Costa, no Sumaré. A rua permaneceu interditada entre os meses de julho e agosto para a execução da obra. A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana desviou o tráfego de automóveis, caminhões
Mais bolsistas do PEAD são convocados para zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (26/8), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
