Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu a visita do coordenador da Defesa Civil de Piquete, Maxwell Abreu Rodrigues de Azevedo, e do vice-coordenador Capitão da Policia Militar, Paulo Cesar Gonçalves de Alvarenga, na quinta-feira (27).
Piquete fica a 198 km de distância de Caraguatatuba e de acordo com o último censo do IBGE possui 12.490 habitantes. Os representantes da cidade vizinha vieram conhecer o funcionamento da Instituição em Caraguatatuba, tida como referência para a cidade do Vale do Paraíba.
Os visitantes foram recebidos pelo Coordenador da Defesa Civil, Capitão Oduvaldo Romano e pela servidora Mônica Teresinha Paiva dos Santos, que explicaram a estrutura e funcionamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), assim como os equipamentos utilizados, organização e profissionalização dos agentes, os quais são divididos em duas equipes em escala de trabalho 12/36, com plantão de 24 horas de atendimento ao público (atendimento pelo 199 e também pelo 156, por e-mail e processos administrativos on-line) entre outros como parte jurídica as respostas às Demandas da Defesa Civil de São Paulo com reuniões frequentes, respostas ao Ministério Público e Tribunal de Contas. Foram também indicados cursos para qualificação e formação de equipe, informações sobre o funcionamento do Plano de Contigência (Plancon).
“Foi uma grata surpresa a visita e de saber que somos referência entre as demais Defesas Civis da região e nos colocamos à inteira disposição para auxiliar na estruturação da Defesa Civil de Piquete e no que eles precisarem”, disse o Capitão Romano.
Foi demonstrada a Lei 2.811/2025 a qual dispõe sobre os Planos de Contingência e Proteção de Defesa Civil de Caraguatatuba (PLANCON). Trata-se de um documento tático e operacional que planeja antecipadamente as ações de resposta rápida a situações de emergência e desastres funciona como um manual de instruções elaborado em tempos de normalidade para ser ativado imediatamente durante uma crise e engloba todas as secretarias do município e outros órgãos Estaduais.
Foi explicado aos coordenadores sobre o amparo legal às ações de mitigações de riscos (geológicos, hidrológicos, tecnológicos, climatológicos, biológicos, meteorológicos) desta COMPDEC que é a Lei Federal nº 12.608/2012.
Os recursos que usamos de informações meteorológicas, dos órgãos Cemaden; CPTEC/INPE; Casa Militar e Monitor Geopixel. Além do estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Secretaria de Comunicação/PMC – 31/8/2026
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba promove 2º Simpósio Educacional com três dias de formação e especialistas de destaque nacional
A Prefeitura de Caraguatatuba promove, entre os dias 26 e 28 de agosto, o 2º Simpósio Educacional de Caraguatatuba, um dos principais eventos de formação continuada voltados aos profissionais da rede municipal de ensino. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o encontro foi estruturado para ampliar o debate sobre
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último fim de semana (22 e 23) a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, na Praia da Cocanha. A competição reuniu 344 atletas de diferentes cidades, que disputaram partidas em duplas ao longo de dois dias de confrontos. O torneio contou com 16 categorias, das
Avenida Miguel Varlez recebe Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba promove mais uma Operação Tapa-Buraco com equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) nesta terça-feira (1º/9), na Avenida Miguel Varlez, no trecho entre a ponte do Rio Santo Antônio e a Praça Juscelino Kubitschek, no Jardim Primavera. A iniciativa integra o cronograma permanente de manutenção da
Fundo Social entrega certificado aos alunos do curso de Pães Artesanais no Núcleo Social e Cultural João Bolinha
Alunos do curso gratuito de Pães Artesanais promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba foram certificados na última segunda-feira (24) durante a solenidade de entrega à comunidade das obras de revitalização do Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Casa Branca. A capacitação foi ministrada pela instrutora Patrícia Chagas entre
Voleibol de Caraguatatuba conquista pódio e avança às semifinais em competições regionais
As equipes de voleibol de Caraguatatuba tiveram um fim de semana de importantes resultados em competições regionais. As atletas representaram o município na Copa Regional de Guararema e na Copa Amizade, disputada em Caçapava, com conquista de pódio e classificação para as fases decisivas. Pela Copa Regional de Guararema, a