Pesquisar No Site

Programa Praia Acessível concorre entre práticas mais inspiradoras mapeadas pelo governo de São Paulo e USP

Destaques
Programa Praia Acessível concorre entre práticas mais inspiradoras mapeadas pelo governo de São Paulo e USP
Programa Praia Acessível concorre entre práticas mais inspiradoras mapeadas pelo governo de São Paulo e USP

Desde março, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo (NEAT-USP), estão conduzindo o “Mapeamento de Iniciativas de Turismo Inclusivo e Acessível no Estado de São Paulo”.

#PraTodosVerem Sophia Vendrami é acompanhada no caiaque acessível com dois lugares, pelo monitor Luiz Eduardo Bueno. Felipe Leite ajuda a empurrar o caiaque em direção ao mar.

O objetivo do projeto é identificar e divulgar iniciativas de acessibilidade e inclusão no turismo em Estâncias e Municípios de Interesse Turístico de São Paulo, que abranjam atrativos, serviços turísticos, infraestrutura, transporte, políticas públicas, campanhas institucionais e outras ações relevantes. A iniciativa conta também com apoio institucional da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) e da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp).

A princípio, foram identificados e mapeados 308 municípios com práticas turísticas acessíveis e inclusivas no estado, este número caiu para 68 na classificação de maior destaque, entre projetos que atendam pessoas com deficiência, com alta qualidade, sendo que o Programa Praia Acessível de Caraguatatuba, está entre elas. Em novembro será divulgada a relação dos 15 municípios finalistas que mais se destacaram, em cerimônia de premiação em São Paulo.

#PraTodosVerem Luiz Eduardo Bueno, de calção escuro e blusa de malha branca, e o professor de Educação Física, Felipe Leite, de calção e blusa azul marinho, da equipe do Programa Praia Acessível de Caraguatatuba, conversam com o doutorando em Turismo da USP, Eduardo Silva Santana, e a mestranda em Turismo da USP, Sophia Vendrami, na areia da praia do Centro, onde ocorre o programa. (Foto: Hugo Labanca/PMC)

A mestranda, Sophia Vendrami, e o doutorando, Eduardo Silva Santana, ambos, em Turismo na USP, fazem parte da equipe que realizou o mapeamento dos municípios e, agora, da avaliação nos locais. Eles estiveram na sexta-feira (17) na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) em reunião com a secretária, Ivy Malerba, para conhecer o trabalho realizado em Caraguatatuba no Programa Praia Acessível.

No sábado (18), Sophia e Eduardo foram conhecer, avaliar e validar o programa na praia do Centro, que consiste no banho de mar assistido meio de cadeiras de rodas aquáticas adaptadas e no desenvolvimento  de atividades inclusivas de esporte,  lazer e recreação à beira mar, voltados à pessoas com deficiência e pessoas idosas, em um ambiente acessível e inclusivo composto por profissionais de educação física, esteira de acesso, tenda de apoio,  materiais recreativos, equipamentos esportivos, ducha tira-sal, trocador, sanitário acessível, localização central, acessível e próximo de pontos de ônibus e vagas de estacionamento prioritárias.

Além das ações convencionais do programa, desde setembro do ano passado, o Praia Acessível desenvolve às quintas feiras o projeto TEATivo para a prática da atividade física à beira mar com adolescentes com transtorno do espectro do autismo, potencializando o desenvolvimento psicomotor, social e sensorial.

“Viemos até a cidade para vivenciar e entender como é na prática o programa Praia Acessível. Gostei muito da experiência”, disse Vendrami. Santana acrescentou: “Caraguá é destaque porque vai além do mínimo exigido quanto à acessibilidade e inclusão. Destacamos a estrutura, a operação e a excelente qualificação da equipe. É uma prática que pode contaminar positivamente outros municípios”.

Para a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, é gratificante ter o reconhecimento da Faculdade de Turismo da USP e das secretarias de estado, envolvidas nesse mapeamento.

“Desde abril, estamos participando de reuniões on-line, enviamos toda documentação solicitada, à equipe deste projeto do governo de São Paulo e USP. O Programa Praia Acessível foi um dos primeiros projetos que a Sepedi começou a operacionalizar, desde o nascimento da secretaria em 2012. Como somos uma cidade litorânea foi idealizado para possibilitar acesso com segurança ao mar, lazer e recreação, cuidado e pertencimento à pessoas com deficiência e pessoas idosas que até então enfrentavam barreiras para usufruir do principal atrativo da cidade litorânea. Todas as ações da Sepedi têm o compromisso para a contínua construção de uma sociedade inclusiva. E receber esse reconhecimento de setores distintos do nosso estado é motivo de comemoração e alegria e a certeza de que estamos no caminho certo, pois o Programa se consolidou e já celebra mais de dez anos promovendo inclusão”, declarou Malerba.

Serviço Praia Acessível

O equipamento funciona de quinta a domingo, das 9h às 16h. Na quinta-feira, é voltado ao programa TEAtivo, para adolescentes entre 12 e 17 anos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Nas sextas-feiras, há atendimento de grupos, mediante agendamento prévio pelo (12)3886-3050. Aos sábados e domingos, é aberto ao público em geral.

O projeto Praia Acessível está localizado na Avenida Arthur Costa Filho, s/nº, Caraguatatuba/SP, ao lado da Praça da Cultura.

Secretaria de Comunicação – 20/7/2026

Fotos: Hugo Labanca/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba capacita servidores em palestra sobre riscos psicossociais da NR-1
Prefeitura de Caraguatatuba capacita servidores em palestra sobre riscos psicossociais da NR-1

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a palestra “Gestão que Protege: O papel dos líderes na prevenção dos riscos psicossociais” para 65 servidores, entre secretários adjuntos, diretores e chefe de seção de várias secretarias na última sexta-feira (16/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 20/10/2026
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação da rede de proteção
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação da rede de proteção

A Prefeitura de Caraguatatuba lançou, na última quinta-feira (24), a Trilha Formativa Freemind, iniciativa voltada à qualificação de servidores públicos, profissionais e voluntários que integram a rede municipal de proteção e cuidado. A ação é desenvolvida pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/09/2026
Sistema EduConnect fortalece aprendizado de estudantes da Educação Inclusiva da rede municipal de Caraguatatuba
Sistema EduConnect fortalece aprendizado de estudantes da Educação Inclusiva da rede municipal de Caraguatatuba

A tecnologia tem ocupado um papel cada vez mais estratégico na construção de uma educação pública inclusiva, organizada e capaz de acompanhar as necessidades de cada estudante. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolveu o Sistema EduConnect/Educação Especial Inclusiva (EEI), que se desponta como uma importante ferramenta para

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 08/10/2026
Inscrições presenciais das 32 bolsas para alunos em vulnerabilidade de Caraguatatuba encerram dia 29 de outubro
4ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima terça-feira (20)

A 4ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga na terça-feira (20/10). As duas datas restantes de vencimento dos tributos são 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão disponíveis para

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de três cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (30/9; e 1º/10 e 2/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/09/2026