Pesquisar No Site
27º Barcos ao Mar celebra cultura caiçara e reúne comunidade pesqueira no Camaroeiro
27º Barcos ao Mar celebra cultura caiçara e reúne comunidade pesqueira no Camaroeiro
Fé e tradição marcaram o último domingo (31) em Caraguatatuba, durante a 27ª edição do “Barcos ao Mar”. A cerimônia, realizada no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, na região central, é uma iniciativa do Governo Municipal e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a comunidade pesqueira da Praia do Camaroeiro.

Foto: Gianni D’Angelo/Fundacc
A festividade celebra o fim do defeso do camarão, momento em que pescadores e familiares se reúnem para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes, para que o período de pesca do crustáceo seja farto. Neste ano, a bênção foi ministrada pelo padre Cláudio Rodrigues da Silva, da Paróquia Santa Terezinha.
Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Veneziani da Silva; o presidente da Fundacc, Adbailson Cuba; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho; a secretária-adjunta de Comunicação Social, Ana Carolina Muri; e o chefe de Gabinete, Sílvio Tavares.
A programação contou com procissões marítima e terrestre, sendo esta última acompanhada pela Banda Municipal Carlos Gomes, sob a regência do maestro Evandro Silva. O público também prestigiou apresentações da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro e do grupo Fandango Caiçara.

Foto: Hugo Labanca/PMC
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a leitura da biografia de Carlos Rodrigues do Nascimento, o “Guri”, pescador homenageado nesta edição. A apresentação foi conduzida pela historiadora Denise Lemes, responsável pelo Arquivo Municipal Arino Sant’Anna de Barros, destacando sua trajetória e contribuição para a comunidade pesqueira local.
Durante o encontro, os demais pescadores também foram homenageados. Eles receberam das mãos do prefeito, uma peça produzida artesanalmente pelo ceramista da cidade, Antônio Fontalva, unindo o reconhecimento aos pescadores à valorização da cultura e do artesanato local.
O “Barcos ao Mar” também marca o início dos preparativos para o 27º Festival do Camarão, um dos eventos culturais e gastronômicos mais aguardados do município, que neste ano será realizado de 16 a 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro da cidade.
A programação cultural de Caraguatatuba pode ser acompanhada pelo Instagram da Fundacc, em www.instagram.com/fundacc, e pelo site www.fundacc.sp.gov.br.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba publica edição de nº 2.000 do Diário Oficial Eletrônico
O Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba alcançou a sua 2.000ª Edição nesta terça-feira (20/10) e foi publicada no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta/diario/pdf/390. A 1.000ª Edição saiu no dia 9 de março de 2023. Criado pela Lei nº 2.381, de 11 de dezembro de 2017, a versão eletrônica do jornal entrou
Atletismo de Caraguatatuba disputa etapa regional do 4º Pró-Atletismo 2026 em Pindamonhangaba
A equipe de atletismo de Caraguatatuba participa, no próximo domingo (8), de mais uma etapa regional do 4º Pró-Atletismo 2026, no município de Pindamonhangaba (SP). A competição é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo e conta com provas de pista e campo. O município será representado por 29
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026
A atleta de Caraguatatuba Sofia Marques conquistou a medalha de ouro nos Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026, realizado no último sábado (10), no Centro Olímpico Thomaz Mazzoni, no bairro Vila Maria, na capital paulista. A capoeirista competiu na categoria feminina de 18 a 35 anos e alcançou o lugar mais
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.
Prefeitura de Caraguatatuba anuncia novo banco para pagamento dos servidores com benefícios exclusivos
A partir de novembro, os servidores da Prefeitura de Caraguatatuba passam a receber seus salários pelo Itaú, instituição financeira contratada após a conclusão de processo licitatório. O anúncio ocorre nesta quarta-feira (28/10), Dia do Servidor Público e marca uma nova etapa na gestão da folha de pagamento municipal, com condições
