Pesquisar No Site

27º Barcos ao Mar celebra cultura caiçara e reúne comunidade pesqueira no Camaroeiro

Destaques
27º Barcos ao Mar celebra cultura caiçara e reúne comunidade pesqueira no Camaroeiro
27º Barcos ao Mar celebra cultura caiçara e reúne comunidade pesqueira no Camaroeiro

Fé e tradição marcaram o último domingo (31) em Caraguatatuba, durante a 27ª edição do “Barcos ao Mar”. A cerimônia, realizada no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, na região central, é uma iniciativa do Governo Municipal e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a comunidade pesqueira da Praia do Camaroeiro.

Foto: Gianni D’Angelo/Fundacc

A festividade celebra o fim do defeso do camarão, momento em que pescadores e familiares se reúnem para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes, para que o período de pesca do crustáceo seja farto. Neste ano, a bênção foi ministrada pelo padre Cláudio Rodrigues da Silva, da Paróquia Santa Terezinha.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Veneziani da Silva; o presidente da Fundacc, Adbailson Cuba; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho; a secretária-adjunta de Comunicação Social, Ana Carolina Muri; e o chefe de Gabinete, Sílvio Tavares.

A programação contou com procissões marítima e terrestre, sendo esta última acompanhada pela Banda Municipal Carlos Gomes, sob a regência do maestro Evandro Silva. O público também prestigiou apresentações da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro e do grupo Fandango Caiçara.

Foto: Hugo Labanca/PMC

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a leitura da biografia de Carlos Rodrigues do Nascimento, o “Guri”, pescador homenageado nesta edição. A apresentação foi conduzida pela historiadora Denise Lemes, responsável pelo Arquivo Municipal Arino Sant’Anna de Barros, destacando sua trajetória e contribuição para a comunidade pesqueira local.

Durante o encontro, os demais pescadores também foram homenageados. Eles receberam das mãos do prefeito, uma peça produzida artesanalmente pelo ceramista da cidade, Antônio Fontalva, unindo o reconhecimento aos pescadores à valorização da cultura e do artesanato local.

O “Barcos ao Mar” também marca o início dos preparativos para o 27º Festival do Camarão, um dos eventos culturais e gastronômicos mais aguardados do município, que neste ano será realizado de 16 a 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro da cidade.

A programação cultural de Caraguatatuba pode ser acompanhada pelo Instagram da Fundacc, em www.instagram.com/fundacc, e pelo site www.fundacc.sp.gov.br.

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba publica edição de nº 2.000 do Diário Oficial Eletrônico
Prefeitura de Caraguatatuba publica edição de nº 2.000 do Diário Oficial Eletrônico

O Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba alcançou a sua 2.000ª Edição nesta terça-feira (20/10) e foi publicada no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta/diario/pdf/390. A 1.000ª Edição saiu no dia 9 de março de 2023. Criado pela Lei nº 2.381, de 11 de dezembro de 2017, a versão eletrônica do jornal entrou

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/10/2026
Atletismo de Caraguatatuba disputa etapa regional do 4º Pró-Atletismo 2026 em Pindamonhangaba
Atletismo de Caraguatatuba disputa etapa regional do 4º Pró-Atletismo 2026 em Pindamonhangaba

A equipe de atletismo de Caraguatatuba participa, no próximo domingo (8), de mais uma etapa regional do 4º Pró-Atletismo 2026, no município de Pindamonhangaba (SP). A competição é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo e conta com provas de pista e campo. O município será representado por 29

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 06/11/2026
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026

A atleta de Caraguatatuba Sofia Marques conquistou a medalha de ouro nos Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026, realizado no último sábado (10), no Centro Olímpico Thomaz Mazzoni, no bairro Vila Maria, na capital paulista. A capoeirista competiu na categoria feminina de 18 a 35 anos e alcançou o lugar mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/10/2026
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil

O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba anuncia novo banco para pagamento dos servidores com benefícios exclusivos
Prefeitura de Caraguatatuba anuncia novo banco para pagamento dos servidores com benefícios exclusivos

A partir de novembro, os servidores da Prefeitura de Caraguatatuba passam a receber seus salários pelo Itaú, instituição financeira contratada após a conclusão de processo licitatório. O anúncio ocorre nesta quarta-feira (28/10), Dia do Servidor Público e marca uma nova etapa na gestão da folha de pagamento municipal, com condições

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 28/10/2026