Pesquisar No Site

7ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba tem primeiro dia letivo

Destaques
7ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba tem primeiro dia letivo
7ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba tem primeiro dia letivo

O primeiro dia letivo da 7ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba foi marcado por uma programação especial nesta quinta-feira (31), com atividades voltadas ao acolhimento, integração e apresentação do curso aos 80 novos participantes do projeto. Os jovens, com idades entre 14 e 15 anos, fazem parte das regiões sul (40 alunos) e centro/norte (40 alunos) do município.

As atividades tiveram início pela manhã com hasteamento da bandeira e cerimônia de abertura no quartel do Corpo de Bombeiros, com a participação da 6ª turma (formada por alunos veteranos) e dos novos integrantes. Em seguida, os grupos se dirigiram ao Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, no qual e os veteranos compartilharam suas experiências no projeto e proporcionaram aos novatos uma visão mais ampla da proposta pedagógica e disciplinar da Guarda Mirim.

#PraTodosVerem – Primeiro dia letivo da 7ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba é marcado por uma programação especial nesta quinta-feira (31) (Foto: Fernando Matos/PMC)

O evento contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, além da secretária de Educação, Roseli Morilla; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior; da vereadora Gislaine Oliveira, a Dra. Lalá; e membros e autoridades das forças de segurança do município.

“Estamos trabalhando bastante em todo o município, com responsabilidade e eficiência. Na Educação, já são 17 escolas em tempo integral, de verdade, com alimentação digna, com experiências culturais, com esporte, com tecnologia e um salto real de produtividade. E tudo isso feito com planejamento, prevendo custos e com mais eficiência às nossas ações. O programa Guarda Mirim é um grande exemplo desse novo momento. Nesses sete meses, conseguimos reestruturar completamente o projeto, com o apoio do Daniel e de toda a equipe pedagógica, que fizeram um verdadeiro retrofit no programa. Hoje, a Guarda Mirim representa uma instituição fortalecida, que não apenas cuida disciplina, mas prepara jovens para o mercado de trabalho e para a vida. É um programa que transforma, que desenvolve o ser humano. E queremos, cada vez mais, fortalecê-lo. Parabéns a todos os profissionais envolvidos e, principalmente, a vocês, jovens, por estarem aqui, empenhados e comprometidos com esse futuro de mais oportunidades. Nossas condições já estão melhores, conseguimos tornar a gestão mais ativa, mais eficiente, e, se Deus quiser, vamos avançar ainda mais nos próximos meses. Que Deus abençoe a todos vocês”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.

“A Secretaria de Educação está feliz em poder participar deste projeto e com o envolvimento direto de tantos parceiros importantes. É um processo novo, um projeto novo, um trabalho pedagógico cuidadosamente elaborado por uma equipe de profissionais que acreditam no potencial transformador da Educação. Desde o primeiro dia, cada etapa dessa formação tem muito a contribuir para a nossa sociedade. Desejo muito sucesso a cada um de vocês. Agradeço aos nossos diretores, que colaboraram nas parcerias fundamentais para o desenvolvimento desse projeto; ao Instituto Federal, à Polícia Militar, e à nossa Guarda Civil Municipal. Muito obrigada por confiarem nesse trabalho. E já deixo aqui meu convite: nos vemos daqui a um ano, na formatura de vocês. Sejam muito bem-vindos”, declarou a secretária de Educação, Roseli Morilla.

A programação também contemplou relatos, acolhimento institucional e explanação do regimento da Guarda Mirim, além de detalhes sobre o cronograma do curso, dinâmicas de integração, depoimentos dos alunos veteranos e orientações.

O Projeto Guarda Mirim de Caraguatatuba tem como objetivo oferecer uma formação integral voltada à construção de valores e à preparação para o mercado de trabalho.

A iniciativa foi criada pela Lei Municipal nº 1.190, de 24 de agosto de 2005, Neste ano, os alunos foram selecionados pelo Edital de Processo Seletivo nº 01/2025 pela Comissão Permanente de Processo Seletivo da Guarda Mirim de Caraguatatuba, criada pelo Decreto nº 2.243, de 12 de junho de 2025.

Durante o curso de formação, os adolescentes participam de atividades cívicas, educativas, culturais, sociais e de lazer, com objetivo de desenvolver competências fundamentais para a vida em sociedade. A proposta visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários, estimular o aproveitamento escolar e incentivar o exercício pleno da cidadania, contribuindo para a formação de jovens mais conscientes, preparados e engajados.

Enquanto estão em formação como aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale-transporte e duas refeições diárias, além de acompanhamento pedagógico e orientação sobre ética, responsabilidade e disciplina. Ao final do curso, os participantes que concluírem a formação com êxito poderão ser encaminhados para vagas de Jovem Aprendiz, conforme desempenho e disponibilidade.

Secretaria de Comunicação 31/7/2025

Foto: Fernando Matos/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa Saúde em Primeiro Lugar comemora mais de 37 mil participações em Caraguatatuba
Programa Saúde em Primeiro Lugar comemora mais de 37 mil participações em Caraguatatuba

Desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Programa Saúde em Primeiro lugar já realizou aproximadamente 3,2 mil ações, com mais de 37 mil participações em ações voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. São atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação em Gestão Contratual
Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação em Gestão Contratual

A Secretaria de Administração ministrou o treinamento “Gestão Contratual” na primeira quinzena de agosto para 35 servidores que fazem a gestão de contratos das secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba.  Os técnicos se reuniram na Secretaria da Educação, no Indaiá. A assessora de governança, Márcia Paiva de Medeiros, aplicou a capacitação

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 21/08/2026
Defesa Civil alerta para fortes chuvas entre sexta-feira e sábado
Defesa Civil alerta para onda de calor e risco de incêndios

A Defesa Civil de São Paulo alerta para uma massa de ar quente que deve atuar no estado entre sexta-feira (28) e segunda-feira (31),  o que favorece temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar em praticamente todo o território paulista, chegando entre 30ºC e 35ºC, com índice

Leia Mais Notícias Defesa Civil Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 28/08/2026
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13

A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba entrou em quadra na tarde de sábado (12), em Caçapava, para enfrentar Mogi das Cruzes por mais uma rodada da Copa Amizade – Série Prata. Com atuação consistente, as atletas caraguatatubenses venceram a partida por 2 sets a 0 e asseguraram a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/09/2026
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre no dia 25 de setembro, às 19h, a exposição “Simplesmente Di Giaimo” com pinturas, aquarelas e livros dos irmãos Di Giaimo e revela a arte como elo entre diferentes trajetórias. Com classificação livre e entrada gratuita, a visitação segue até

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 16/09/2026