Pesquisar No Site
Retirada de fiação irregular e cabos caídos de postes é intensificada em Caraguatatuba

Retirada de fiação irregular e cabos caídos de postes é intensificada em Caraguatatuba
A retirada de fios e cabos irregulares dos postes de energia em Caraguatatuba será reforçada nos próximos meses. O trabalho abrange toda a cidade, a partir da região central.
O intuito é aumentar a segurança da população, eliminar riscos de acidentes e melhorar a paisagem urbana, especialmente em locais com grande acúmulo de cabeamento clandestino ou desativado.
A ação também garante que o uso do espaço nos postes siga as normas técnicas para evitar prejuízos a empresas regularizadas e possíveis impactos em serviços essenciais como internet, telefonia e fornecimento de energia elétrica.
A ampliação do trabalho foi foco da reunião realizada na quarta-feira (14) entre Ministério Público, representantes da Secretaria de Urbanismo e da EDP Bandeirante, concessionária de energia elétrica. Durante o encontro, foi estabelecida a cooperação para intensificar a remoção de cabos sem identificação e organizar a operação por áreas, já mapeadas pela Secretaria de Urbanismo.
A iniciativa reforça um trabalho iniciado em janeiro deste ano, em cumprimento a uma decisão judicial relacionada a uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a EDP, que foi condenada a realizar a limpeza em das fiações nos postes.
Histórico

#PraTodosVerem: Funcionários da EDP estão ao lado de poste e retiram fiação irregular. Carro da empresa está estacionado e cones sinalizam o serviço (Fotos: Divulgação/PMC)
A primeira etapa do trabalho foi realizada entre os dias 16 e 17 de janeiro, quando equipes da EDP, com apoio do governo municipal, realizaram a retirada de cabos de telecomunicação sem identificação ou desativados nos bairros Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Sumaré, Getuba, Poiares, Praia das Palmeiras e Jardim Gaivotas.
Além das remoções, empresas responsáveis por fiações em situação irregular foram notificadas para adequação. A atuação incluiu ainda o mapeamento de trechos com fiação excedente e risco iminente, e o suporte técnico da Secretaria de Urbanismo para identificar locais prioritários.
Na ocasião, o governo municipal reforçou que apenas as empresas detentoras dos cabos estão autorizadas a fazer a retirada ou manutenção de suas estruturas, de forma a evitar risco de interrupções em serviços essenciais como internet, segurança pública, saúde e educação em caso de intervenção inadequada.
Secretaria de Comunicação Social – 23/5/2025
Veja Também Recentes

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 100 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 24 de junho, das 8h às 12h, no salão Monteiro Lobato, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio de Janeiro,

Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba
“Uma manhã cheia de informação, aprendizado e esclarecimentos”, assim definiu a usuária do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Maria Cecília Ruiz, que participou do “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, na sexta-feira (27) O

Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população