Pesquisar No Site
Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país.

#PraTodosVerem: Bryan Henrique, de 13 anos, aluno do 8º ano, explica, com ajuda de um tradutor, como é importante o Dia Nacional da Lei de Libras para ele (Foto: JC Curtis/PMC)
Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, localizada no bairro da Praia das Palmeiras, não ficou de fora e promoveu diversas atividades nesta quarta-feira (23) em alusão às datas. Alunos, coordenadores e professores participaram das ações de educação inclusiva para surdos, como palestras, contação de histórias, jogo da memória, Just Dance (jogo eletrônico de música), Wordwall (plataforma que permite a criação de atividades educativas interativas e personalizadas), além de brincadeiras da comunidade surda (elefante e telefone sem fio visual).
Bilíngue, a escola conta com dez alunos surdos ou com deficiência auditiva. Entre eles está o Brayan Henrique, de 13 anos, aluno do 8º ano. Com a ajuda do tradutor Sayllor Moura, Henrique explicou um pouco sobre a importância da data. “Essas atividades são importantes porque apresentam uma metodologia adequada à minha língua. Muitos alunos ainda não conhecem Libras e isso dificulta um pouco, mas quando eles aprendem conseguimos nos comunicar. Assim, consigo fazer novas amizades. É muito legal estudar aqui”.

#PraTodosVerem: Alunos participam de atividades de educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva (Foto: JC Curtis/PMC)
Todos os alunos participaram das atividades em dois períodos, sempre com destaque para importância da língua de sinais na rotina de um estudante surdo, como forma de desenvolvimento da aprendizagem e socialização.
O Dia Nacional da Lei de Libras é lembrado em 24 de abril no Brasil. Essa data foi escolhida para lembrar a importância da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira.
Já o dia 23 de abril é o Dia Nacional da Educação de Surdos. Essa data foi escolhida para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Secretaria de Comunicação Social – 23/4/2025
Fotos: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um