Pesquisar No Site
Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país.

#PraTodosVerem: Bryan Henrique, de 13 anos, aluno do 8º ano, explica, com ajuda de um tradutor, como é importante o Dia Nacional da Lei de Libras para ele (Foto: JC Curtis/PMC)
Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, localizada no bairro da Praia das Palmeiras, não ficou de fora e promoveu diversas atividades nesta quarta-feira (23) em alusão às datas. Alunos, coordenadores e professores participaram das ações de educação inclusiva para surdos, como palestras, contação de histórias, jogo da memória, Just Dance (jogo eletrônico de música), Wordwall (plataforma que permite a criação de atividades educativas interativas e personalizadas), além de brincadeiras da comunidade surda (elefante e telefone sem fio visual).
Bilíngue, a escola conta com dez alunos surdos ou com deficiência auditiva. Entre eles está o Brayan Henrique, de 13 anos, aluno do 8º ano. Com a ajuda do tradutor Sayllor Moura, Henrique explicou um pouco sobre a importância da data. “Essas atividades são importantes porque apresentam uma metodologia adequada à minha língua. Muitos alunos ainda não conhecem Libras e isso dificulta um pouco, mas quando eles aprendem conseguimos nos comunicar. Assim, consigo fazer novas amizades. É muito legal estudar aqui”.

#PraTodosVerem: Alunos participam de atividades de educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva (Foto: JC Curtis/PMC)
Todos os alunos participaram das atividades em dois períodos, sempre com destaque para importância da língua de sinais na rotina de um estudante surdo, como forma de desenvolvimento da aprendizagem e socialização.
O Dia Nacional da Lei de Libras é lembrado em 24 de abril no Brasil. Essa data foi escolhida para lembrar a importância da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira.
Já o dia 23 de abril é o Dia Nacional da Educação de Surdos. Essa data foi escolhida para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Secretaria de Comunicação Social – 23/4/2025
Fotos: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Copa da Criança de Futsal de Caraguatatuba começa com 23 gols em quatro jogos
A bola rolou nas quadras de Caraguatatuba na noite de quarta-feira (11) pela Copa da Criança de Futsal 2025, um dos maiores eventos esportivos infantojuvenis da região, voltado ao estímulo da prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. A competição reúne 86 equipes de Caraguatatuba, Ubatuba,

Teatro Mario Covas recebe espetáculo adaptado por Augusto Cury neste sábado
Neste sábado (28/6), às 20h, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe o espetáculo “O Futuro da Humanidade”, inspirado na obra do renomado psiquiatra e escritor Augusto Cury. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 120, e podem ser adquiridos pelo site https://bileto.sympla.com.br/. Classificação 10 anos. Dirigida por Rogério

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

Nota – Interdição de trecho na trilha da Pedra do Jacaré
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que um trecho na trilha da Pedra do Jacaré, na Prainha, foi interditado por técnicos que estiveram no local e constataram risco de deslizamento de pedras, na altura da gruta existente no local. O acesso para a pedra continua liberado. O governo municipal fará

Caraguatatuba conta com novo portal da Política Nacional Aldir Blanc no município
O governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), lançou o site oficial da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no município. A plataforma, disponível no endereço https://sites.google.com/view/pnabcaraguatatuba tem como objetivo centralizar as informações sobre os editais, etapas de execução, prestação de contas e materiais de