Pesquisar No Site
Fiscalização no bairro Massaguaçu segue na investigação de imóveis sem ligação à rede de esgoto

Fiscalização no bairro Massaguaçu segue na investigação de imóveis sem ligação à rede de esgoto
As investigações sobre o despejo de esgoto no bairro Massaguaçu continuam com a identificação de imóveis com fossas sépticas para conferir se estão devidamente regularizadas.

#PraTodosVerem: Técnico com prancheta de anotação na mão esquerda e celular na mão direita (Fotos: JC Curtis/PMC)
Na segunda-feira (17), técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Urbanismo percorreram ruas que não têm conexão com a rede da Sabesp e ruas que possuem rede coletora, mas os imóveis ainda não foram ligados regularmente.
Os fiscais estiveram nas ruas Otávio Luiz Soares, esquina com Rua Maestro Heitor de Carvalho e outras vias do entorno.
As residências sem ligação e com fossas sépticas que não cumprem os requisitos são notificadas de acordo com o Código de Posturas do município, Lei Nº 1.144/80, e a Lei Complementar Nº 127/23. Os moradores recebem orientações de como proceder.
O trabalho na região do Massaguaçu envolve também o setor da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, que faz a identificação de imóveis para conexão à rede coletora de água e esgoto, que ainda não foram conectados.
A ação tem por finalidade resolver questões de poluição e saúde e garantir a condição da água e a balneabilidade dos rios, praias e galerias de águas pluviais.

#PraTodosVerem: Dois técnicos conversam com morador (Fotos: JC Curtis/PMC)
Trabalho Urbanismo
A Secretaria de Urbanismo recebeu a relação de imóveis da Sabesp ainda em janeiro e realizou fiscalizações em várias ruas ao redor da área denunciada entre os dias 13, 15, 20, 24 e 28 do mesmo mês.
Durante as vistorias, foram emitidas 23 notificações, que solicitavam aos responsáveis pelos imóveis não conectados à rede de esgoto para regularizarem a situação no prazo de 30 dias, sob pena de multa de R$ 1.539,20 (320 VRMs).
A secretaria continua o trabalho para identificar imóveis com fossas sépticas irregulares ou que estejam lançando esgoto ou águas servidas em vias públicas ou valas de drenagem. Os infratores podem ser multados em R$ 2.645,50 (550 VRMs) conforme legislação vigente.
Início da investigação
O trabalho teve início com uma ação coordenada entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Urbanismo e Saúde, além da parceria da Sabesp, para investigar um possível despejo irregular de esgoto no bairro Massaguaçu.
O alerta surgiu após relatos de moradores da região, que notaram o mau cheiro nas águas do córrego que passa entre as avenidas Regina Margarete Passos e Maria de Lourdes da Silva Kfouri.
Técnicos das diversas secretarias percorreram as ruas do entorno em busca de respostas para a origem do esgoto. Durante a operação, foram identificados vários locais e residências que não possuíam ligação regular à rede de esgoto da Sabesp. Além disso, algumas ligações clandestinas (gatos) foram detectadas, incluindo áreas de núcleo urbano informal, que agravam ainda mais a situação de saneamento no local.
Com apoio da Sabesp, os fiscais localizam as residências, investigam o problema e notificam os responsáveis.
Além disso, a Associação de Moradores do Massaguaçu, por meio da presidente Denny Barbosa (AMBMar), tem trabalhado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e acompanhou as ações iniciais. Também encaminha informações de áreas com problemas de saneamento no bairro, entre outras situações que demandam atenção do poder público.
Foto: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de