Pesquisar No Site
Governo Municipal de Caraguatatuba visita Fazenda Marinha de Mexilhão e destaca Turismo de Base comunitária

Governo Municipal de Caraguatatuba visita Fazenda Marinha de Mexilhão e destaca Turismo de Base comunitária
Autoridades municipais de Caraguatatuba realizaram uma visita técnica na quinta-feira (27) à Fazenda Marinha de Mexilhão, localizada na Praia da Cocanha, região norte da cidade.
Entre os visitantes estava o prefeito Mateus Silva, a primeira-dama Dra. Talita Carneiro, secretária adjunta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ana Carolina Muri, secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, e a adjunta, Maria Flávia Zanchetta.
A visita foi conduzida pelo presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, conhecido popularmente como “Zé”, que proporcionou aos participantes entender o trabalho dos maricultores e discutir a importância de fortalecer o turismo de base comunitária na região.
A Fazenda Marinha utiliza o sistema “longline” e cordas, que sustentam os coletores de sementes de mexilhão. Em uma corda de dois metros é possível colher até 20 kg de mexilhão, conforme explicou o presidente.
Embora o marisco se desenvolva ao longo de todo o ano, a primavera é considerada o período ideal para seu crescimento.
O objetivo da visita foi compreender a realidade da maricultura em Caraguatatuba, seu histórico e sua importância para a cultura caiçara e as famílias que dependem dessa atividade.
A Fazenda Marinha integra o projeto de turismo de base comunitária e possui cessão de uso das águas, regulamentada pela União, o que proporciona novas oportunidades de inclusão social e produção de alimentos na região. Atualmente, 17 maricultores trabalham com cultivo de mexilhões na Cocanha.
Ao fim da visita, as autoridades se reuniram com a Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), para discutir projetos que fortalecem o turismo de base comunitária promovido pela Amapec. Na ocasião, os participantes puderam degustar o tradicional “lambe-lambe”, um prato típico à base de mexilhão, que foi preparado para todos na hora. Esse prato também é apreciado no Festival do Mexilhão, evento anual realizado na cidade.
Os maricultores comercializam o marisco fresco, dele saem diversos pratos que remontam a cultura caiçara. Mesmo sob encomenda, o produto é colhido no mesmo dia.
Além de preservar as tradições locais e garantir a valorização e difusão da cultura local, o Governo Municipal busca destacar os pontos de interesse histórico da cidade. Sair de rotas convencionais e divulgar um turismo diferente.
Interessados podem conhecer a Fazenda Marinha e o rancho dos pescadores e maricultores, na Praia da Cocanha.
Veja Também Recentes

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder