Pesquisar No Site
Governo Municipal de Caraguatatuba visita Fazenda Marinha de Mexilhão e destaca Turismo de Base comunitária

Governo Municipal de Caraguatatuba visita Fazenda Marinha de Mexilhão e destaca Turismo de Base comunitária
Autoridades municipais de Caraguatatuba realizaram uma visita técnica na quinta-feira (27) à Fazenda Marinha de Mexilhão, localizada na Praia da Cocanha, região norte da cidade.
Entre os visitantes estava o prefeito Mateus Silva, a primeira-dama Dra. Talita Carneiro, secretária adjunta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ana Carolina Muri, secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, e a adjunta, Maria Flávia Zanchetta.
A visita foi conduzida pelo presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, conhecido popularmente como “Zé”, que proporcionou aos participantes entender o trabalho dos maricultores e discutir a importância de fortalecer o turismo de base comunitária na região.
A Fazenda Marinha utiliza o sistema “longline” e cordas, que sustentam os coletores de sementes de mexilhão. Em uma corda de dois metros é possível colher até 20 kg de mexilhão, conforme explicou o presidente.
Embora o marisco se desenvolva ao longo de todo o ano, a primavera é considerada o período ideal para seu crescimento.
O objetivo da visita foi compreender a realidade da maricultura em Caraguatatuba, seu histórico e sua importância para a cultura caiçara e as famílias que dependem dessa atividade.
A Fazenda Marinha integra o projeto de turismo de base comunitária e possui cessão de uso das águas, regulamentada pela União, o que proporciona novas oportunidades de inclusão social e produção de alimentos na região. Atualmente, 17 maricultores trabalham com cultivo de mexilhões na Cocanha.
Ao fim da visita, as autoridades se reuniram com a Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), para discutir projetos que fortalecem o turismo de base comunitária promovido pela Amapec. Na ocasião, os participantes puderam degustar o tradicional “lambe-lambe”, um prato típico à base de mexilhão, que foi preparado para todos na hora. Esse prato também é apreciado no Festival do Mexilhão, evento anual realizado na cidade.
Os maricultores comercializam o marisco fresco, dele saem diversos pratos que remontam a cultura caiçara. Mesmo sob encomenda, o produto é colhido no mesmo dia.
Além de preservar as tradições locais e garantir a valorização e difusão da cultura local, o Governo Municipal busca destacar os pontos de interesse histórico da cidade. Sair de rotas convencionais e divulgar um turismo diferente.
Interessados podem conhecer a Fazenda Marinha e o rancho dos pescadores e maricultores, na Praia da Cocanha.
Veja Também Recentes

Basquete feminino sub-15 encerra fase de classificação com duas vitórias em Taubaté
A equipe sub-15 de basquete feminino de Caraguatatuba encerrou a fase de classificação da Região III da Federação Paulista de Basquete com duas vitórias expressivas no último domingo (12), em Taubaté. No primeiro confronto, contra Lorena, as atletas do projeto socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino venceram por 58 a 13. A

Vistoria do Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, acompanhados por funcionários da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, vistoriaram o bairro Rio do Ouro na última sexta-feira (17/10), para iniciar os trabalhos de regularização fundiária dentro do Programa Cidade Legal. Antes de percorrer o bairro, a

Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde é tema de encontro em Caraguatatuba
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Caraguatatuba se reuniram na manhã de segunda-feira (13), no Teatro Mário Covas, para um encontro e café da manhã em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde, celebrado em 4 de outubro. Pautado na valorização dos profissionais que atuam na cidade e fazem

Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem por tráfico e agressão a agente no Perequê-Mirim
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, resistência, dano ao patrimônio público e lesão corporal contra um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, na noite de segunda-feira (22). A ocorrência foi registrada no bairro Perequê-Mirim. Durante patrulhamento pela Rua Alta Tensão com a Rua Três

Natação de Caraguatatuba conquista 5º lugar por equipes na terceira etapa do Festival Mirim em Guaratinguetá
A equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba alcançou o 5º lugar na classificação geral por equipes durante a 3ª etapa do Festival Mirim de Natação, realizada no sábado (18), no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá. O evento reuniu mais de 260 atletas de diversas cidades