Pesquisar No Site
Governo Municipal de Caraguatatuba visita Fazenda Marinha de Mexilhão e destaca Turismo de Base comunitária

Governo Municipal de Caraguatatuba visita Fazenda Marinha de Mexilhão e destaca Turismo de Base comunitária
Autoridades municipais de Caraguatatuba realizaram uma visita técnica na quinta-feira (27) à Fazenda Marinha de Mexilhão, localizada na Praia da Cocanha, região norte da cidade.
Entre os visitantes estava o prefeito Mateus Silva, a primeira-dama Dra. Talita Carneiro, secretária adjunta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ana Carolina Muri, secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, e a adjunta, Maria Flávia Zanchetta.
A visita foi conduzida pelo presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, conhecido popularmente como “Zé”, que proporcionou aos participantes entender o trabalho dos maricultores e discutir a importância de fortalecer o turismo de base comunitária na região.
A Fazenda Marinha utiliza o sistema “longline” e cordas, que sustentam os coletores de sementes de mexilhão. Em uma corda de dois metros é possível colher até 20 kg de mexilhão, conforme explicou o presidente.
Embora o marisco se desenvolva ao longo de todo o ano, a primavera é considerada o período ideal para seu crescimento.
O objetivo da visita foi compreender a realidade da maricultura em Caraguatatuba, seu histórico e sua importância para a cultura caiçara e as famílias que dependem dessa atividade.
A Fazenda Marinha integra o projeto de turismo de base comunitária e possui cessão de uso das águas, regulamentada pela União, o que proporciona novas oportunidades de inclusão social e produção de alimentos na região. Atualmente, 17 maricultores trabalham com cultivo de mexilhões na Cocanha.
Ao fim da visita, as autoridades se reuniram com a Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), para discutir projetos que fortalecem o turismo de base comunitária promovido pela Amapec. Na ocasião, os participantes puderam degustar o tradicional “lambe-lambe”, um prato típico à base de mexilhão, que foi preparado para todos na hora. Esse prato também é apreciado no Festival do Mexilhão, evento anual realizado na cidade.
Os maricultores comercializam o marisco fresco, dele saem diversos pratos que remontam a cultura caiçara. Mesmo sob encomenda, o produto é colhido no mesmo dia.
Além de preservar as tradições locais e garantir a valorização e difusão da cultura local, o Governo Municipal busca destacar os pontos de interesse histórico da cidade. Sair de rotas convencionais e divulgar um turismo diferente.
Interessados podem conhecer a Fazenda Marinha e o rancho dos pescadores e maricultores, na Praia da Cocanha.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas