Pesquisar No Site
Governo Municipal de Caraguatatuba visita Fazenda Marinha de Mexilhão e destaca Turismo de Base comunitária
Governo Municipal de Caraguatatuba visita Fazenda Marinha de Mexilhão e destaca Turismo de Base comunitária
Autoridades municipais de Caraguatatuba realizaram uma visita técnica na quinta-feira (27) à Fazenda Marinha de Mexilhão, localizada na Praia da Cocanha, região norte da cidade.
Entre os visitantes estava o prefeito Mateus Silva, a primeira-dama Dra. Talita Carneiro, secretária adjunta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ana Carolina Muri, secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, e a adjunta, Maria Flávia Zanchetta.
A visita foi conduzida pelo presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, conhecido popularmente como “Zé”, que proporcionou aos participantes entender o trabalho dos maricultores e discutir a importância de fortalecer o turismo de base comunitária na região.
A Fazenda Marinha utiliza o sistema “longline” e cordas, que sustentam os coletores de sementes de mexilhão. Em uma corda de dois metros é possível colher até 20 kg de mexilhão, conforme explicou o presidente.
Embora o marisco se desenvolva ao longo de todo o ano, a primavera é considerada o período ideal para seu crescimento.
O objetivo da visita foi compreender a realidade da maricultura em Caraguatatuba, seu histórico e sua importância para a cultura caiçara e as famílias que dependem dessa atividade.
A Fazenda Marinha integra o projeto de turismo de base comunitária e possui cessão de uso das águas, regulamentada pela União, o que proporciona novas oportunidades de inclusão social e produção de alimentos na região. Atualmente, 17 maricultores trabalham com cultivo de mexilhões na Cocanha.
Ao fim da visita, as autoridades se reuniram com a Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), para discutir projetos que fortalecem o turismo de base comunitária promovido pela Amapec. Na ocasião, os participantes puderam degustar o tradicional “lambe-lambe”, um prato típico à base de mexilhão, que foi preparado para todos na hora. Esse prato também é apreciado no Festival do Mexilhão, evento anual realizado na cidade.
Os maricultores comercializam o marisco fresco, dele saem diversos pratos que remontam a cultura caiçara. Mesmo sob encomenda, o produto é colhido no mesmo dia.
Além de preservar as tradições locais e garantir a valorização e difusão da cultura local, o Governo Municipal busca destacar os pontos de interesse histórico da cidade. Sair de rotas convencionais e divulgar um turismo diferente.
Interessados podem conhecer a Fazenda Marinha e o rancho dos pescadores e maricultores, na Praia da Cocanha.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba abre recadastramento do Transporte Universitário para 1º semestre de 2026
A Secretaria Municipal de Educação promove o período de recadastramento e inscrições para a lista de espera do Transporte Universitário referente ao 1º semestre de 2026 a partir da próxima segunda-feira (5). O procedimento é obrigatório e segue os critérios estabelecidos em edital já publicado. O recadastramento é destinado aos
Prefeitura de Caraguatatuba homologa funções do Concurso de 2023 após 2ª chamada de aprovados e TAF de gestantes
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou a homologação das funções do certame que exigiram avaliação de títulos, prova prática e teste de aptidão física (TAF) dos Editais 01 e 03 do Concurso Público de 2023 na Edição 1.766 do Diário Oficial Eletrônico do Município do dia 23 de dezembro, no site
Projeto “Passatempo nas Férias” une educação, criatividade e ciência em escola municipal de Caraguatatuba
Aprender brincando é bom demais. Em Caraguatatuba, a EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no bairro do Massaguaçu, promove até a próxima sexta-feira (16), o projeto ‘Passatempo nas Férias’, iniciativa que oferece às crianças e adolescentes uma programação educativa voltada ao aprendizado por meio de experiências lúdicas e criativas. Durante o período,
Centro de Controle de Zoonoses abre 300 vagas para serviço de controle populacional de cães e gatos nesta sexta-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba está com 300 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional nesta sexta-feira (9), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua Ministro
Blitz de combate à alcoolemia intensifica fiscalização no trânsito de Caraguatatuba
A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba, em parceria com agentes do Detran-SP, guardas civis municipais e policiais militares da atividade delegada realizou uma blitz de combate à alcoolemia, na última sexta-feira (9), na avenida Doutor Arthur da Costa Filho.
