Pesquisar No Site
Festa das Cores reúne 300 pessoas para comemorar aniversariantes do mês dos usuários do Ciapi

Festa das Cores reúne 300 pessoas para comemorar aniversariantes do mês dos usuários do Ciapi
A primeira festa do ano no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), foi repleta de alegria, descontração, muita música e dança, e uma grande guerra colorida com pó de cores diversas entre os participantes. O evento foi no salão do Ciapi para comemorar os aniversariantes do mês.

#PratodosVerem Salão de eventos da Ciapi. O prefeito Mateus Silva fala ao microfone, no palco, aos participantes da Festa das Cores em comemoração aos aniversariantes do mês do Ciapi. Ao seu lado esquerdo está a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, e ao seu lado direito, a presidente da Acalento, Zenaide Bicudo Vernizzi.
O encontro contou coma presença do prefeito Mateus Silva, da secretária da Secretaria dos Direitos da pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba e da presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), gestora do Ciapi, Zenaide Bicudo Vernizzi.
“Estou emocionado por estar aqui, nesse prédio, que leva o nome do meu avô paterno. Lembrei-me de todo o esforço para a construção e o funcionamento da Sepedi e do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso). Estamos colocando a casa em ordem e vamos expandir nosso trabalho de levar o bem-estar à pessoa idosa e à pessoa com deficiência em nosso município. Vocês me motivam, dão força e coragem para ir em frente”, declarou o prefeito de Caraguatatuba.
Na oportunidade, Ivy Malerba destacou sua satisfação em retornar como secretária da Sepedi e rever velhos conhecidos e conhecer os novos usuários.

#PraTodosVerem Duas colegas do Ciapi sorriem e estão vestidas de branco e todas cobertas de pós laranja, rosa, verde e amarelo.
‘O Ciapi é um equipamento que é motivo de grande alegria para mim. Foi uma obra que deu certo. Durante dois anos trabalhamos arduamente para oferecer esse espaço diferenciado à população de Caraguatatuba e conseguimos, quando inauguramos o Ciapi, em 2016. Hoje, com o apoio da equipe da Acalento, vamos potencializar a missão do Ciapi em atender de forma interdisciplinar e multidisciplinar ao público idoso e pessoas com deficiência. Temos uma bela jornada pela frente”, disse.
Durante a confraternização, os participantes puderam se divertir com brincadeiras e danças comandadas pelos professores do Ciapi, além do tradicional bolo de aniversário, comidas e bebidas sem álcool. O auge da diversão foi a liberação para jogar os pozinhos coloridos, que cada um ganhou na entrada, para o alto e nos colegas.
“Tem sete anos que frequento o Ciapi e essa foi a melhor festa de todas”, afirmou Nelson da Silva Gomes.
A colega Irene Cintra, 65 anos, concordou: ”Foi ótima. Foi pura diversão”.
Ciapi
O Ciapi é um espaço dedicado à promoção da qualidade de vida de idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos.

#PraTodosVerem Um casal vestido de branco dança no salão de eventos do Ciapi. Eles estão cobertos de pó verde e laranja, no cabelo e roupas
O Centro de Convivência oferece diversas atividades voltadas ao lazer, convivência social, e inclusão, contribuindo para o bem-estar e autonomia dos seus frequentadores.
São oferecidas atividades de alongamento, socioculturais, violão, vôlei adaptado, roda sênior, funcional adaptado, jazz, balance, artes e pintura, alongamento e mobilidade, ritmos, Tai Chi Chuan, coral, funcional, artesanato geral, risco de queda, samba de pé, ioga tradicional, teatro, bocha sentada, dança de salão, culinária terapêutica, bilhar, bocha, dominó e dama.
Vale destacar que o centro de apoio é gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), em parceria com a Sepedi, reforçando o compromisso com a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência e idosos no município.
Para participar, é necessário realizar um cadastro na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), localizada na Av. Jorge Burihan,10 no Jardim Jaqueira (ao lado do Ciapi).
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Luis Gava/PMC
Veja Também Recentes

Secretaria de Habitação dá início ao processo de regularização fundiária em núcleo do Alto Getuba
A equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba esteve reunida com 55 famílias residentes do Alto Getuba, na última quinta-feira (25) para a retomada do programa de Regularização Fundiária neste núcleo. De acordo com a Secretária de Habitação, Fátima Rangel, “São núcleos antigos, totalmente consolidados, com toda infraestrutura implantada, os

Vem aí projeto “Rua das Crianças” do Fundo Social de Caraguatatuba e Governo Municipal em outubro
O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o governo municipal, realiza nos dias 11 e 18 de outubro o projeto “Rua das Crianças”. Os dois sábados foram escolhidos em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro) e o objetivo é promover uma grande confraternização com crianças, familiares e

Fiscalização Ambiental de Caraguatatuba registra 92 atendimentos em setembro
Equipes de Fiscalização Ambiental de Caraguatatuba registraram 92 atendimentos durante o período de 1º a 30 de setembro de 2025. Os bairros com maior número de ocorrências e vistorias foram Massaguaçu, Pegorelli, Perequê-Mirim, Martim de Sá e Travessão. A Fiscalização Ambiental, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca,

Nadador de Caraguatatuba conquista pódio no Troféu Kim Mollo 2025 em Mococa
Caraguatatuba teve destaque na 32ª edição do Troféu Kim Mollo 2025, uma das principais competições de base da natação paulista, promovida pela Federação Aquática Paulista (FAP). O torneio, conhecido como o “Campeonato das Regiões”, ocorreu no fim de semana (11 e 12 de outubro), na piscina da Associação Esportiva Mocoquense,

Ópera Itinerante ‘Cinderela’ tem entrada franca em Caraguatatuba na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no próximo sábado (11), às 19h, a Ópera Itinerante ‘Cinderela’ de Pauline Viardot (1821 – 1910), com a Orquestra do Theatro São Pedro, da cidade de São Paulo. Sob regência de Fabrícia Medeiros e direção cênica de Julianna Santos, a obra tem entrada