Pesquisar No Site
Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC
Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC
O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba segue até o dia 28 de fevereiro (sexta-feira) com três exposições,“Emaranhadas”, do coletivo Linhas do Mar; “Olhares de Ennio Angelo”, uma homenagem ao artista e professor; e “Frondosa”, que apresenta a fotografia tradicional caiçara de Bianca Canada. As duas últimas, integram o projeto “Por Dentro do MACC”, promovido pela Lei Paulo Gustavo. As mostras podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 10h às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

#ParaTodosVerem: Peças de arte em exposição Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fotos: Sara Sousa/MACC)
Saiba mais
”Emaranhadas” – Coletivo Linhas do Mar Curadoria de Sara Sousa
O coletivo de Caraguatatuba está inserido num movimento de bordados políticos que surgiu no Brasil a partir de 2017, com o Linhas do Horizonte, Linhas de Sampa e Linhas do Rio. Fundado por quatro mulheres, em fevereiro de 2020, atualmente conta com aproximadamente 15 integrantes que se reúnem toda semana para bordar e planejar ações em espaços públicos.
“Dos pontos requintados das colchas de antigamente, emergem pontos certeiros, inconstantes e ousados, de quem experimenta e reinventa a técnica, colocando-a em diálogo com outras tantas referências. Emaranhadas em muitas lutas, subversivas e persistentes, a cada delicado ponto aplicam a força de quem quer alcançar o outro e construir um novo mundo: os das mulheres que virão”, conta Sara Sousa, curadora da exposição.

#ParaTodosVerem: Peças de arte em exposição Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fotos: Sara Sousa/MACC)
“Olhares de Ennio Angelo”
A mostra homenageia o artista e professor que marcou gerações com sua arte singular, e leva o público a uma viagem pelo universo do artista com obras que exploram a liberdade, a espiritualidade e a cultura de diferentes povos e lugares como “Vôo de Ícaro”: Uma metáfora visual da busca pela liberdade, “Iansã” e “Kamayurá”: Um tributo às culturas afro-brasileira e indígena, “O Boi e os Tuaregues”: Retratos de cenas cotidianas de outros povos e “Família Caiçara”: Um registro afetivo das tradições locais.
A exposição também inclui séries que destacam a fauna marinha, o cotidiano caiçara e personagens imortalizados em cenas que vão da espiritualidade à beleza do dia a dia. Para enriquecer a experiência, o público será envolvido por sons de mar, pássaros e florestas, criando uma ambientação multissensorial.

#ParaTodosVerem: Peças de arte em exposição Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fotos: Sara Sousa/MACC)
Ennio Angelo Bertoncini (1930-2023) dedicou sua vida à arte e à educação. Formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, foi professor em diversas instituições e participou de exposições no Brasil e no exterior. Residente de Caraguatatuba por mais de três décadas, Ennio deixou um legado cultural inestimável, com obras doadas para teatros, museus e espaços culturais do Litoral Norte de São Paulo.
”Frondosa” – Bianca Canada Curadoria de Claudia Lopes
A fotografia de Bianca Canada leva tradição e histórias dos caiçaras ao público e promete uma experiência que une arte, história e acessibilidade. A exposição começa na Casa Caiçara, espaço onde objetos tradicionais retratam o cotidiano dos pescadores e suas famílias. O ambiente traz elementos simbólicos como redes de pesca, areia e conchas, além de fotografias que ilustram a fauna, flora e o trabalho dos caiçaras. Integra a mostra, uma árvore com 300 fotos em formato de folhas simboliza a conexão entre as gerações: caiçaras do passado, presente e futuro.

#ParaTodosVerem: Peças de arte em exposição Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fotos: Sara Sousa/MACC)
Aos sábados, o evento ganha um toque especial com apresentações de moradores locais, que narram “causos” e histórias da região. O público também pode assistir a um vídeo com lendas caiçaras contadas por Rita Brugnerotti e Ângelo Pereira.
Serviço:
Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa”
Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Praça do Caiçara – Centro)
Visitação: De terça a sábado, das 10h às 20h
Entrada: Gratuita
Fotos: Sara Sousa/MACC
Veja Também Recentes
Copa da Criança de Futebol 2025 define campeões das séries Ouro, Prata e Bronze neste fim de semana
A Copa da Criança de Futebol 2025 entra na reta final e movimenta o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) em Caraguatatuba, neste sábado (15) e domingo (16) com uma série de jogos decisivos que vão definir os campeões das séries Ouro, Prata e Bronze em diversas categorias de base.
Serviços de limpeza envolvem mais de dez bairros de Caraguatatuba na penúltima semana de outubro
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba percorrem os bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Poço da Anta, Barranco Alto, Morro do Algodão, Jaraguazinho, Ponte Seca, Casa Branca, Jetuba e Massaguaçu na terceira semana de outubro Ruas, avenidas, praças, quadras esportivas, áreas e prédios públicos de 11 bairros das
Caraguatatuba promove atendimento em Libras no Centro de Especialidades Odontológicas
Os atendimentos odontológicos em Caraguatatuba passam a ser realizados também em Libras (Língua Brasileira de Sinais) a partir do mês de novembro, com o objetivo de promover a inclusão e melhorar a comunicação com pacientes surdos. A medida torna o atendimento de saúde bucal mais acessível e humanizado, ao passo
Equipe de Caraguatatuba conquista 13 medalhas e 3º lugar geral em campeonato de Jiu-Jítsu em Paraibuna
A equipe de jiu-jítsu Alfa Dominion, de Caraguatatuba, voltou a brilhar nos tatames e conquistou mais um resultado expressivo, dessa vez em Paraibuna (SP). No último sábado (1º), os atletas da academia garantiram 13 medalhas — sendo sete de ouro, três de prata e três de bronze — e o
Masterclass e retorno do projeto “Música no Museu” movimentam programação cultural de Caraguatatuba
A cena musical de Caraguatatuba ganhou destaque na última sexta-feira (7/11) com uma programação gratuita aberta a toda a comunidade. Durante o dia, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promoveu a aula aberta “Formação para pianistas e prática de música de câmara”, ministrada pela consagrada pianista russa Olga
