Pesquisar No Site

Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC

Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC
Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba segue até o dia 28 de fevereiro (sexta-feira) com três exposições,“Emaranhadas”, do coletivo Linhas do Mar; “Olhares de Ennio Angelo”, uma homenagem ao artista e professor; e “Frondosa”, que apresenta a fotografia tradicional caiçara de Bianca Canada. As duas últimas, integram o projeto “Por Dentro do MACC”, promovido pela Lei Paulo Gustavo. As mostras podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 10h às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

#ParaTodosVerem: Peças de arte em exposição Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fotos: Sara Sousa/MACC)

Saiba mais

”Emaranhadas” – Coletivo Linhas do Mar Curadoria de Sara Sousa
O coletivo de Caraguatatuba está inserido num movimento de bordados políticos que surgiu no Brasil a partir de 2017, com o Linhas do Horizonte, Linhas de Sampa e Linhas do Rio. Fundado por quatro mulheres, em fevereiro de 2020, atualmente conta com aproximadamente 15 integrantes que se reúnem toda semana para bordar e planejar ações em espaços públicos.

“Dos pontos requintados das colchas de antigamente, emergem pontos certeiros, inconstantes e ousados, de quem experimenta e reinventa a técnica, colocando-a em diálogo com outras tantas referências. Emaranhadas em muitas lutas, subversivas e persistentes, a cada delicado ponto aplicam a força de quem quer alcançar o outro e construir um novo mundo: os das mulheres que virão”, conta Sara Sousa, curadora da exposição.

#ParaTodosVerem: Peças de arte em exposição Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fotos: Sara Sousa/MACC)

“Olhares de Ennio Angelo”

A mostra homenageia o artista e professor que marcou gerações com sua arte singular, e leva o público a uma viagem pelo universo do artista com obras que exploram a liberdade, a espiritualidade e a cultura de diferentes povos e lugares como “Vôo de Ícaro”: Uma metáfora visual da busca pela liberdade, “Iansã” e “Kamayurá”: Um tributo às culturas afro-brasileira e indígena, “O Boi e os Tuaregues”: Retratos de cenas cotidianas de outros povos e “Família Caiçara”: Um registro afetivo das tradições locais.

A exposição também inclui séries que destacam a fauna marinha, o cotidiano caiçara e personagens imortalizados em cenas que vão da espiritualidade à beleza do dia a dia. Para enriquecer a experiência, o público será envolvido por sons de mar, pássaros e florestas, criando uma ambientação multissensorial.

#ParaTodosVerem: Peças de arte em exposição Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fotos: Sara Sousa/MACC)

Ennio Angelo Bertoncini (1930-2023) dedicou sua vida à arte e à educação. Formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, foi professor em diversas instituições e participou de exposições no Brasil e no exterior. Residente de Caraguatatuba por mais de três décadas, Ennio deixou um legado cultural inestimável, com obras doadas para teatros, museus e espaços culturais do Litoral Norte de São Paulo.

”Frondosa” – Bianca Canada Curadoria de Claudia Lopes

A fotografia de Bianca Canada leva tradição e histórias dos caiçaras ao público e promete uma experiência que une arte, história e acessibilidade. A exposição começa na Casa Caiçara, espaço onde objetos tradicionais retratam o cotidiano dos pescadores e suas famílias. O ambiente traz elementos simbólicos como redes de pesca, areia e conchas, além de fotografias que ilustram a fauna, flora e o trabalho dos caiçaras. Integra a mostra, uma árvore com 300 fotos em formato de folhas simboliza a conexão entre as gerações: caiçaras do passado, presente e futuro.

#ParaTodosVerem: Peças de arte em exposição Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fotos: Sara Sousa/MACC)

Aos sábados, o evento ganha um toque especial com apresentações de moradores locais, que narram “causos” e histórias da região. O público também pode assistir a um vídeo com lendas caiçaras contadas por Rita Brugnerotti e Ângelo Pereira.

Serviço:
Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa”

Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Praça do Caiçara – Centro)

Visitação: De terça a sábado, das 10h às 20h

Entrada: Gratuita

Fotos: Sara Sousa/MACC

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Reta final para disputar vagas do CaraguaPrev com salários de até R$ 7,1 mil
CaraguaPrev realiza prova de vida de aposentados e pensionista aniversariantes de setembro até dia 30

Segurados ativos e inativos do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de setembro devem realizar o recadastramento anual obrigatório até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 02/09/2026
WhatsApp Image 2026-09-10 at 17.44.40
Caraguatatuba avança em nova etapa do Alfabetiza Juntos SP

Troca de experiências, análise da prática em sala de aula e novas estratégias para trabalhar Língua Portuguesa e Matemática marcaram mais uma etapa do Alfabetiza Juntos SP realizada nesta semana em Caraguatatuba. Articuladores regionais e técnicos municipais do Vale do Paraíba participaram do Módulo 6 da formação, com atividades voltadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 10/09/2026
Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 133 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 30/09/2026
Fórum de Educação Étnico-Racial fortalece ações conjuntas no Litoral Norte
Fórum de Educação Étnico-Racial fortalece ações conjuntas no Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, o 2º Fórum de Educação Étnico-Racial do Litoral Norte de São Paulo. O encontro reuniu profissionais das redes de ensino de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba para discutir práticas e políticas voltadas à equidade, diversidade e educação antirracista. Realizado pela

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 4 - Educação de qualidade ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 09/09/2026