Pesquisar No Site
MACC Museu Vivo: Ritmos e Cultura Agitam Caraguatatuba neste sábado

MACC Museu Vivo: Ritmos e Cultura Agitam Caraguatatuba neste sábado
O Festival “MACC Museu Vivo” faz parte do projeto “Por Dentro do MACC” (PDM), uma iniciativa multifacetada que visa integrar arte e cultura à vida da comunidade. Neste sábado, 16 de novembro, além da tradicional feira agroecológica Rapecca, o evento contará com a atração musical da Nação Judah que traz muito reggae e contação de histórias com Julio e Débora D’Zambê, das 15h às 19h. O projeto, promovido pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), está em andamento desde julho de 2024. Os Festivais englobam quatro eventos culturais que integram o projeto “Por Dentro do MACC” e serão realizados na Praça do Caiçara, com entrada gratuita e acessível a todos os públicos.
Feira Agroecológica RAPECCA
Horário: 15h
Feira voltada à promoção do consumo consciente, com diversas barracas de produtos agroecológicos e sustentáveis.
Dois Velhinhos Pelo Mundo, com suas histórias contadas e cantadas

#PraTodosVerem: Julio e Débora D’Zambê de “Dois Velhinhos Pelo Mundo” (Foto: Divulgação/PMC)
Horário: 16h
Julio e Débora D’Zambê se intitulam “Dois Velhinhos Pelo Mundo”. Seu propósito é espalhar o encantamento das histórias, músicas e brincadeiras infantis.
Eles também buscam contribuir para despertar o interesse pela leitura, valorizar a cultura popular, promover o desenvolvimento sustentável e a ética na convivência social, visando a construção de uma cultura de paz.
Essa abordagem busca alcançar crianças, jovens e adultos, e faz parte do projeto Sansakroma.
Reggae: Nação Judah
Horário: 18h
A Nação Judah foi formada nos anos 2000, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, onde já realizou diversas apresentações.
Atualmente, a banda é composta por Ranieri Costa (vocal), Douglas Cossani (baixo), Sérgio Amaral (vocal e gaita), Bruno Menezes (bateria), Sernando Pessoto (guitarra) e Danillo Cossani (teclado).
Para o Festival “MACC Museu Vivo”, o grupo apresentará o show Zyon, com o autêntico roots reggae e um repertório que, além de grandes sucessos do gênero, inclui canções autorais, marcando uma nova fase da banda.

#PraTodosVerem: Apresentação da banda Nação Judah (Foto: Divulgação/PMC)
O projeto “Por Dentro do MACC”
Uma iniciativa abrangente, que tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo e faz parte de um projeto para revitalizar o Museu de Caraguatatuba. A iniciativa é focada em promover a cultura, a arte-educação, a acessibilidade, a inclusão e a diversidade no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). O objetivo principal do projeto é abrir as portas do MACC para um universo de experiências artísticas e culturais, que integrem e enriqueçam de forma sociocultural a população local e regional.
O museu promove inclusão e acessibilidade, oferecendo entrada gratuita e uma diversidade de manifestações artísticas e culturais. Pretende tornar-se um centro de referência cultural ativo, por onde transitam pessoas de todas as idades e origens.
As atividades educativas visam despertar a criatividade e o interesse pela arte em diferentes faixas etárias, desde crianças até adultos. Isso inclui oficinas, cursos, palestras e visitas guiadas, sempre com o foco em integrar o aprendizado artístico ao cotidiano da comunidade.
É primordial para o MACC que todas as atividades e exposições sejam acessíveis a pessoas com diferentes habilidades e necessidades, incluindo PCD ‘s. Para isso, o MACC adaptou seu espaço físico e conteúdo, tornando a experiência inclusiva para todos. Além disso, o projeto visa unir diferentes públicos e promover o diálogo intercultural e intergeracional.
Há uma rica diversidade cultural na região, que merece ser vista e ouvida, reforçando a importância de trabalhar com artistas locais. O projeto é incentivado pela Lei Paulo Gustavo e realizado pelo Ministério da Cultura. O projeto conta com o apoio da Fundacc — Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), e Arte Impressa Produções. A produção é realizada por OZE Produções, Tudo Vira Cult, e Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
Festival “MACC Museu Vivo”
Data: 16 de novembro de 2024 (sábado)
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço: Praça do Caiçara, Caraguatatuba, SP
Horário: Das 15h às 19h
Veja Também Recentes

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período