Pesquisar No Site
MACC Museu Vivo: Ritmos e Cultura Agitam Caraguatatuba neste sábado

MACC Museu Vivo: Ritmos e Cultura Agitam Caraguatatuba neste sábado
O Festival “MACC Museu Vivo” faz parte do projeto “Por Dentro do MACC” (PDM), uma iniciativa multifacetada que visa integrar arte e cultura à vida da comunidade. Neste sábado, 16 de novembro, além da tradicional feira agroecológica Rapecca, o evento contará com a atração musical da Nação Judah que traz muito reggae e contação de histórias com Julio e Débora D’Zambê, das 15h às 19h. O projeto, promovido pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), está em andamento desde julho de 2024. Os Festivais englobam quatro eventos culturais que integram o projeto “Por Dentro do MACC” e serão realizados na Praça do Caiçara, com entrada gratuita e acessível a todos os públicos.
Feira Agroecológica RAPECCA
Horário: 15h
Feira voltada à promoção do consumo consciente, com diversas barracas de produtos agroecológicos e sustentáveis.
Dois Velhinhos Pelo Mundo, com suas histórias contadas e cantadas

#PraTodosVerem: Julio e Débora D’Zambê de “Dois Velhinhos Pelo Mundo” (Foto: Divulgação/PMC)
Horário: 16h
Julio e Débora D’Zambê se intitulam “Dois Velhinhos Pelo Mundo”. Seu propósito é espalhar o encantamento das histórias, músicas e brincadeiras infantis.
Eles também buscam contribuir para despertar o interesse pela leitura, valorizar a cultura popular, promover o desenvolvimento sustentável e a ética na convivência social, visando a construção de uma cultura de paz.
Essa abordagem busca alcançar crianças, jovens e adultos, e faz parte do projeto Sansakroma.
Reggae: Nação Judah
Horário: 18h
A Nação Judah foi formada nos anos 2000, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, onde já realizou diversas apresentações.
Atualmente, a banda é composta por Ranieri Costa (vocal), Douglas Cossani (baixo), Sérgio Amaral (vocal e gaita), Bruno Menezes (bateria), Sernando Pessoto (guitarra) e Danillo Cossani (teclado).
Para o Festival “MACC Museu Vivo”, o grupo apresentará o show Zyon, com o autêntico roots reggae e um repertório que, além de grandes sucessos do gênero, inclui canções autorais, marcando uma nova fase da banda.

#PraTodosVerem: Apresentação da banda Nação Judah (Foto: Divulgação/PMC)
O projeto “Por Dentro do MACC”
Uma iniciativa abrangente, que tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo e faz parte de um projeto para revitalizar o Museu de Caraguatatuba. A iniciativa é focada em promover a cultura, a arte-educação, a acessibilidade, a inclusão e a diversidade no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). O objetivo principal do projeto é abrir as portas do MACC para um universo de experiências artísticas e culturais, que integrem e enriqueçam de forma sociocultural a população local e regional.
O museu promove inclusão e acessibilidade, oferecendo entrada gratuita e uma diversidade de manifestações artísticas e culturais. Pretende tornar-se um centro de referência cultural ativo, por onde transitam pessoas de todas as idades e origens.
As atividades educativas visam despertar a criatividade e o interesse pela arte em diferentes faixas etárias, desde crianças até adultos. Isso inclui oficinas, cursos, palestras e visitas guiadas, sempre com o foco em integrar o aprendizado artístico ao cotidiano da comunidade.
É primordial para o MACC que todas as atividades e exposições sejam acessíveis a pessoas com diferentes habilidades e necessidades, incluindo PCD ‘s. Para isso, o MACC adaptou seu espaço físico e conteúdo, tornando a experiência inclusiva para todos. Além disso, o projeto visa unir diferentes públicos e promover o diálogo intercultural e intergeracional.
Há uma rica diversidade cultural na região, que merece ser vista e ouvida, reforçando a importância de trabalhar com artistas locais. O projeto é incentivado pela Lei Paulo Gustavo e realizado pelo Ministério da Cultura. O projeto conta com o apoio da Fundacc — Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), e Arte Impressa Produções. A produção é realizada por OZE Produções, Tudo Vira Cult, e Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
Festival “MACC Museu Vivo”
Data: 16 de novembro de 2024 (sábado)
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço: Praça do Caiçara, Caraguatatuba, SP
Horário: Das 15h às 19h
Veja Também Recentes

Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário
Nesta terça-feira (11), uma cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião marcou as comemorações pelo Dia da Marinha. A data é uma alusão à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, marco na história militar brasileira, que consolidou a superioridade naval do

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba chega as oitavas de final neste domingo (8)
Após quatro rodadas, o Torneio da Cidade de Futebol chega as oitavas de final em Caraguatatuba neste domingo (8), com sete jogos no campo dos Golfinhos e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes, integra o calendário esportivo oficial do município e também serve

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas na próxima semana
A Manifestum Escola de Dança realiza no dia 27 de junho (sexta-feira), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a

Haka Expedition 2025 começa nesta quinta-feira em Caraguatatuba
A Praia do Centro, em Caraguatatuba, será o cenário da etapa do Haka Expedition 2025, uma das maiores competições de expedição do Brasil. O evento será realizado entre quinta-feira (19) e domingo (22), e deve reunir atletas nacionais e internacionais para percursos que podem chegar a até 250 km, para

Circuito Mares retorna a Caraguatatuba com provas inéditas e programação gratuita neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (9 e 10), a 3ª etapa do Circuito Mares 2025 – Etapa Éter, na praia da Cocanha. O tradicional festival multiesportivo reúne provas de águas abertas, aquathlon, corrida rústica, stand-up paddle e paddleboard, e promete movimentar a cidade com cerca de três mil atletas