Pesquisar No Site
Com apoio da Prefeitura, Polícia Civil deflagra “Operação Receptação Zero”
Com apoio da Prefeitura, Polícia Civil deflagra “Operação Receptação Zero”
A Polícia Civil de Caraguatatuba deflagrou na manhã desta sexta-feira (8/11) “Operação Receptação Zero” em depósitos de reciclagem e ferros velhos.

#PraTodosVerem: Objetos comercializados em ferro velho estão na frente de estabelecimento vistoriado (Foto: Divulgação/PMC)
A ação contou com apoio de fiscais da Secretaria de Urbanismo e vistoriou 11 depósitos de reciclagem e ferros velhos na Região Sul da cidade. O objetivo foi verificar se os estabelecimentos estavam atuando regularmente, além de coibir a receptação de produtos roubados e furtados.
Dos 11 estabelecimentos vistoriados, quatro depósitos foram interditados pela Prefeitura devido à falta de documentação adequada, enquanto outros sete receberam intimações para cessar suas atividades temporariamente até que regularizem sua situação. Além disso, a fiscalização resultou na apreensão de diversos eletrônicos, entre eles, seis televisores e dois notebooks.
“Não se trata de uma caça às bruxas a esses estabelecimentos. Reconhecemos a importância deles para o meio ambiente e para a cidade. No entanto, é imprescindível que todos operem de acordo com a legislação vigente para garantir a segurança da população e a sustentabilidade do setor”, explicou o secretário Wilber Cardozo.

#PraTodosVerem: Documento de interdição pregado em parede de comércio após vistoria da operação “Receptação Zero” (Foto: Divulgação/PMC)
A ação contou novamente com a presença do delegado de Polícia Civil, Dr. Rodolfo Augusto Pereira César, que tem demonstrado compromisso em manter a regularização dos pontos de ferros-velhos no município, garantindo a segurança da população, além do combate ao crime de receptação.
Vale lembrar que quem é flagrado com material identificado como produto de furto pode responder criminalmente por receptação.
O artigo 180 do Decreto Lei nº 2.848 de 7 de Dezembro de 1940, tipifica como recepção qualificada, com base na redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996, adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve ser produto de crime. A pena é reclusão de três a oito anos e multa.
Conforme o parágrafo 4º, do mesmo artigo, a receptação é punível, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. Já o parágrafo 6º define que: tratando-se de bens e instalações do patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista é em dobro.
A orientação para a população é que em caso de atitudes suspeitas ligue imediatamente para o telefone 190 da Polícia Militar ou faça denúncias pelo 181 da Polícia Civil.
Veja Também Recentes
Secretaria de Administração convoca 33 bolsistas do PEAD para manutenção dos bairros de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba convocou mais 33 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer nesta quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no
45ª Exposição de Orquídeas Caraguatatuba recebe visitantes de cinco estados
A 45ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba encantou moradores e turistas no último fim de semana (10 a 12). De acordo com a Secretaria de Turismo, mais de 1 mil visitantes de 43 cidades e cinco estados brasileiros — São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul
Nota Oficial
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, por determinação judicial do juiz Eduardo de França Helene, foi autorizada a realização da 1ª Marcha da Maconha no município. O governo acredita que por se tratar de um tema sensível e de grande impacto social, seria adequado promover um fórum aberto à
1º Festival Literário de Caraguatatuba promove extensa programação cultural no Teatro Mario Covas neste sábado
Está chegando o primeiro Festival Literário de Caraguatatuba! Neste sábado (18/10), o Teatro Mario Covas recebe a partir das 10h, uma programação cheia de atrações gratuitas para o público de todas as idades, numa iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de
Websérie “Caraguatá Linda” estreia neste domingo com evento cultural gratuito em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba recebe no próximo domingo (19) o lançamento da websérie “Caraguatá Linda”. Idealizado, roteirizado e apresentado pela atriz Vitória Isis Bortoluzzi de Souza, 30, o projeto tem como propósito valorizar a cultura caiçara, as tradições e as belezas naturais e históricas do município. O evento, aberto ao
