Pesquisar No Site
Alunos de escola do Gaivotas conquistam tricampeonato na 62ª Jornada de Foguetes
Alunos de escola do Gaivotas conquistam tricampeonato na 62ª Jornada de Foguetes
Os alunos Murilo Leandro Costa Silva, Guilherme de Oliveira Vieira e João Pedro Ribeiro Marcondes, da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, do Jardim Gaivotas, conquistaram medalhas de ouro na 62ª Jornada de Foguetes. O evento, que reuniu jovens talentos de todo o Brasil, ocorreu entre os dias 18 e 21 de novembro, em Barra do Piraí (RJ).
A Jornada de Foguetes é um evento da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA já totaliza 27 edições, que ocorrem, anualmente, por meio da realização da Universidade do Estado do Rio De Janeiro (UERJ). O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes.
Os estudantes, sob orientação da professora Thais Cristina Pais, lançaram um foguete construído de garrafas pet, com uma base de lançamento feita de canos de PVC. O voo obteve o alcance de 320 metros. Com esta performance, os estudantes garantiram a medalha de ouro, na categoria nível 3 – Foguete movido com água e ar comprimido.
Os demais níveis são: 1 – Foguete de canudo por impulso de ar comprimido; 2 – Foguete de papel movido por impulso de ar comprimido; 4 – Foguete movido com vinagre e bicarbonato de sódio; e 5 – Foguete propulsão sólida.
O tricampeonato foi puxado por Murilo Leandro Costa Silva, de 15 anos. Há pouco mais de três anos, quando soltou seu primeiro foguete conseguiu medalha de bronze, em uma competição em Caraguatatuba.
“Fui incentivado pelo professor de Ciências, na época, Fabrício Jacob, que me despertou interesse sobre projetos e construção de foguetes. Daí me interessei em participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes. Essa é a terceira vez que conseguimos a medalha de ouro. Gostaria de agradecer minha mãe pelo incentivo e meu pai pela contribuição em nos ajudar a aperfeiçoar a base e o foguete para o lançamento”, disse.
O amigo João Pedro, de 15 anos, contou que a dupla treinou dois anos seguidos todos os finais de semana. “Nós fomos aperfeiçoando nossa base e nosso foguete, a partir desses lançamentos contínuos. Fizemos nossa própria base, já outros competidores, compraram pronta. Isso fez diferença. Essa foi minha primeira participação na jornada, como competidor. Estou bem feliz com o resultado. Além disso, pude fazer novos amigos com o mesmo interesse que eu, em astronomia”, declarou.
O terceiro membro e caçula da equipe, Guilherme de Oliveira, de 14 anos também estreou na Jornada de Foguetes. “Fui convidado na metade deste ano e treinei com os dois colegas, os finais de semana. Além da amizade, nosso segredo foi a persistência em querer resultados cada vez melhores”, afirmou.
A professora orientadora, que leciona Ciências, celebrou a experiência na competição: “Os estudantes têm uma oportunidade única ao participar da Jornada de Foguetes. Além de levarem os foguetes que construíram para a competição, participam de oficinas e palestras sobre o tema, o que incentiva ainda mais o interesse pela Ciência e Tecnologia. A vivência é muito enriquecedora, pois compartilham conhecimentos e interagem com estudantes de diversas regiões do país”.
Para a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Alessandra Teixeira Torres, a conquista não apenas celebra o talento dos jovens cientistas, mas também reflete o apoio fundamental da Secretaria de Educação.
“A participação na 62ª Jornada de Foguetes é um testemunho do comprometimento com a educação e a inovação, incentivando os alunos a explorarem suas habilidades e a se destacarem em áreas científicas e apoio fundamental dos pais também. Esse é um exemplo inspirador de como a educação pode transformar jovens em protagonistas de suas histórias, criando oportunidades para que eles sonhem alto e alcancem seus objetivos”, disse.
O Setor de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação tem realizado um trabalho de divulgação e apoio na participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao longo dos anos, várias medalhas têm sido alcançadas, fruto deste trabalho junto aos estudantes.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, ressalta que “os resultados alcançados são evidências do comprometimento e do protagonismo dos alunos, impulsionados pelo apoio dos docentes, equipes pedagógicas e dos pais”.
Veja Também Recentes
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Prefeitura continua com obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como
Prefeitura reforça necessidade de autorização para entrada de veículos fretados em Caraguatatuba
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de obter autorização para que veículos fretados como vans e ônibus entrem na cidade. A Lei Nº 2.456, de 7 de dezembro de 2018, regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou vans de fretamento
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
Tamoios reforça que o não pagamento da tarifa “Free Flow – Pedágio Eletrônico” gera multa de 5 pontos na CNH
O Free Flow Tamoios, praça de Pedágio Eletrônico, começou a funcionar no dia 18 de novembro no km 13,5 do Contorno Sul. A Concessionária Tamoios reforça que o pagamento da tarifa evita a multa de R$ 195,23 por evasão de pedágio, infração grave aplicada pelos órgãos competentes e punida cinco