Pesquisar No Site
Alunos de escola do Gaivotas conquistam tricampeonato na 62ª Jornada de Foguetes

Alunos de escola do Gaivotas conquistam tricampeonato na 62ª Jornada de Foguetes
Os alunos Murilo Leandro Costa Silva, Guilherme de Oliveira Vieira e João Pedro Ribeiro Marcondes, da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, do Jardim Gaivotas, conquistaram medalhas de ouro na 62ª Jornada de Foguetes. O evento, que reuniu jovens talentos de todo o Brasil, ocorreu entre os dias 18 e 21 de novembro, em Barra do Piraí (RJ).

#PraTodosVerem: Os alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, Guilherme de Oliveira Vieira Murilo Leandro Costa Silva João Pedro Ribeiro Marcondes, estão sentados em um auditório. Atrás, também sentados há vários meninos e meninas de outras instituições escolares. (Fotos: Divulgação)
A Jornada de Foguetes é um evento da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA já totaliza 27 edições, que ocorrem, anualmente, por meio da realização da Universidade do Estado do Rio De Janeiro (UERJ). O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes.
Os estudantes, sob orientação da professora Thais Cristina Pais, lançaram um foguete construído de garrafas pet, com uma base de lançamento feita de canos de PVC. O voo obteve o alcance de 320 metros. Com esta performance, os estudantes garantiram a medalha de ouro, na categoria nível 3 – Foguete movido com água e ar comprimido.
Os demais níveis são: 1 – Foguete de canudo por impulso de ar comprimido; 2 – Foguete de papel movido por impulso de ar comprimido; 4 – Foguete movido com vinagre e bicarbonato de sódio; e 5 – Foguete propulsão sólida.

#PraTodosVerem: Os alunos, Murilo Leandro Costa Silva (de óculos e jaleco azul claro, com um microfone nas mãos), Guilherme de Oliveira Vieira (de jaleco branco) e João Pedro Ribeiro Marcondes (com jaleco azul marinho). Na frente dos três há uma mesa coberta com toalha azul marinho e sobre a mesa, dois foguetes e o propulsor.
O tricampeonato foi puxado por Murilo Leandro Costa Silva, de 15 anos. Há pouco mais de três anos, quando soltou seu primeiro foguete conseguiu medalha de bronze, em uma competição em Caraguatatuba.
“Fui incentivado pelo professor de Ciências, na época, Fabrício Jacob, que me despertou interesse sobre projetos e construção de foguetes. Daí me interessei em participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes. Essa é a terceira vez que conseguimos a medalha de ouro. Gostaria de agradecer minha mãe pelo incentivo e meu pai pela contribuição em nos ajudar a aperfeiçoar a base e o foguete para o lançamento”, disse.
O amigo João Pedro, de 15 anos, contou que a dupla treinou dois anos seguidos todos os finais de semana. “Nós fomos aperfeiçoando nossa base e nosso foguete, a partir desses lançamentos contínuos. Fizemos nossa própria base, já outros competidores, compraram pronta. Isso fez diferença. Essa foi minha primeira participação na jornada, como competidor. Estou bem feliz com o resultado. Além disso, pude fazer novos amigos com o mesmo interesse que eu, em astronomia”, declarou.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita, os alunos, Murilo Leandro Costa Silva, Guilherme de Oliveira Vieira, João Pedro Ribeiro Marcondes (segurando o troféu em formato de foguete) e a professora Thais Cristina Pais, segurando seus respectivos certificados de participação na competição.
O terceiro membro e caçula da equipe, Guilherme de Oliveira, de 14 anos também estreou na Jornada de Foguetes. “Fui convidado na metade deste ano e treinei com os dois colegas, os finais de semana. Além da amizade, nosso segredo foi a persistência em querer resultados cada vez melhores”, afirmou.
A professora orientadora, que leciona Ciências, celebrou a experiência na competição: “Os estudantes têm uma oportunidade única ao participar da Jornada de Foguetes. Além de levarem os foguetes que construíram para a competição, participam de oficinas e palestras sobre o tema, o que incentiva ainda mais o interesse pela Ciência e Tecnologia. A vivência é muito enriquecedora, pois compartilham conhecimentos e interagem com estudantes de diversas regiões do país”.
Para a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Alessandra Teixeira Torres, a conquista não apenas celebra o talento dos jovens cientistas, mas também reflete o apoio fundamental da Secretaria de Educação.
“A participação na 62ª Jornada de Foguetes é um testemunho do comprometimento com a educação e a inovação, incentivando os alunos a explorarem suas habilidades e a se destacarem em áreas científicas e apoio fundamental dos pais também. Esse é um exemplo inspirador de como a educação pode transformar jovens em protagonistas de suas histórias, criando oportunidades para que eles sonhem alto e alcancem seus objetivos”, disse.
O Setor de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação tem realizado um trabalho de divulgação e apoio na participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao longo dos anos, várias medalhas têm sido alcançadas, fruto deste trabalho junto aos estudantes.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, ressalta que “os resultados alcançados são evidências do comprometimento e do protagonismo dos alunos, impulsionados pelo apoio dos docentes, equipes pedagógicas e dos pais”.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atua em ocorrências de ameaça, tráfico de drogas e captura procurada pela Justiça
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes na última semana em situações de ameaça, tráfico de entorpecentes e cumprimento de mandado judicial. Na noite de quarta-feira (5), a Guarda foi acionada por um morador da Rua Bartolomeu Bueno da Silva, no bairro Martim de Sá, após

Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Teve início na segunda (2), à noite, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), gratuito, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), ao público em geral. As aulas para iniciantes tem a duração de três meses, com uma turma às segundas e outra

Nota – Interdição de trecho na trilha da Pedra do Jacaré
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que um trecho na trilha da Pedra do Jacaré, na Prainha, foi interditado por técnicos que estiveram no local e constataram risco de deslizamento de pedras, na altura da gruta existente no local. O acesso para a pedra continua liberado. O governo municipal fará

Atletas de Caraguatatuba conquistam oito medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu em Barueri
Oito atletas de Jiu-Jítsu de Caraguatatuba participaram, no último sábado (24) da segunda etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu da Federação Paulista (FPJJ), realizada em Barueri. A equipe retornou com um excelente desempenho e conquistou oito medalhas, cinco de ouro, uma de prata e duas de bronze. Todos os atletas

Empresas com mais de 100 funcionários podem solicitar vacinação para colaboradores em Caraguatatuba
Empresas com mais de 100 colaboradores em Caraguatatuba podem acionar a Secretaria Municipal de Saúde, para agendar a regularização da carteira de vacinação a seus funcionários no local do trabalho. Basta entrar em contato pelo e-mail por meio da Vigilância Epidemiológica, ve.saude@caraguatatuba.sp.gov.br para agendar as ações de vacinação. A medida