Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe o Polo de Empregabilidade Inclusivo em cerimônia oficial na Sepedi

Caraguatatuba recebe o Polo de Empregabilidade Inclusivo em cerimônia oficial na Sepedi
Caraguatatuba ganhou oficialmente nesta sexta-feira (05) o Polo Empregabilidade Inclusiva (PEI), que integra o Programa Meu Emprego Inclusivo, do Governo do Estado de São Paulo.

#PraTodosVerem: Secretário Amauri Toledo fala às autoridade e demais presentes (Foto: Divulgação/PMC)
O município foi escolhido, entre as cidades do Litoral Norte, para sediar o Polo, que já está em funcionamento na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) desde maio e já atendeu mais de 20 pessoas.
A cerimônia oficial, realizada na Sepedi, contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da coordenadora do programa Meu Emprego Inclusivo do Estado de São Paulo, Silvana Gimenez, do secretário da pasta, Amauri Toledo, dos vereadores Marcos Kinkas e Vera Morais, além de outros secretários municipais.

#PraTodosVerem: A coordenadora do programa Meu Emprego Inclusivo, do Estado de São Paulo, Silvana Gimenez fala às autoridade e demais presentes (Foto: Divulgação/PMC)
Representando o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, Silvana Gimenez abriu sua fala descrevendo sua imagem para as pessoas deficientes visuais presentes no evento. “Faço isso em respeito a elas e para que se sintam incluídas”, explicou.
A coordenadora também destacou o empenho do prefeito Aguilar Junior pela causa “É uma pessoa capacitada e moderna, que está trabalhando para que as pessoas com deficiência sejam atendidas da melhor forma e que tenham seus direitos respeitados”.
O prefeito Aguilar Junior falou de sua alegria em receber a representante do Estado, Silvana Gimenez, em Caraguatatuba. “É gratificante ver o Estado chegando aos municípios, levando serviços. O PEI, em nossa cidade, é muito importante. Precisamos mostrar aos empresários quantas oportunidades podemos oferecer às pessoas com deficiência. Cabe a nós, gestores, buscar oportunidades e fazer com que os empregadores entendam essa importância”.
Para Aguilar Junior, é imprescindível que o PEI participe do Empreenda Caraguatatuba e de todos os programas de empreendedorismo da cidade. “Queremos buscar mais oportunidades e com esse olhar do governador Tarcisio de Freitas vamos fazer com que cada vez mais, Caraguatatuba seja inclusiva”.
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do programa, feita pela coordenadora do PEI no Litoral Norte, Baixada Santista e Vale do Paraíba, Gisellyn Ribeiro.
Para ela, “esse trabalho leva dignidade para as pessoas com deficiência. Com o PEI, comprovamos que toda pessoa tem capacitação e habilidades para entrar no mercado de trabalho”.
O PEI
O Polo de Empregabilidade Inclusivo é um programa que tem como objetivo promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho. Utiliza a metodologia do emprego apoiado como estratégia para a inclusão Profissional.
As atividades do PEI visam facilitar a empregabilidade destes profissionais PcDs, oferecendo atendimento personalizado e apoio necessário na busca de uma colocação no Mercado de Trabalho, dando suporte à PcD, para identificação de seu perfil vocacional durante os processos seletivos e após a contratação, possibilitando o seu desenvolvimento profissional e qualidade de vida.
A unidade em Caraguatatuba conta com parceria do Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil, que administra o polo e trabalha na inclusão das pessoas com deficiência no mercado por meio de ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-inclusão.
Serviço
Polo de Empregabilidade Inclusiva – Caraguatatuba
Local: Sepedi – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso
Endereço: R. Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira, Caraguatatuba – SP, 11674-365
Horário: segunda a sexta, das 9h às 16h
Contato para agendamento: (12) 99124-0385
Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse