Pesquisar No Site

Famílias atendidas pelo CREAS enriquecem cultura e história de Caraguatatuba no MACC

Famílias atendidas pelo CREAS enriquecem cultura e história de Caraguatatuba no MACC
Famílias atendidas pelo CREAS enriquecem cultura e história de Caraguatatuba no MACC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma visita guiada ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) para as famílias assistidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

#PraTodosVerem: Famílias assistem a contação de história de “Nhá Rita” (Foto: Divulgação/PMC)

O evento, realizado nesta quinta-feira (25), fez parte das comemorações do aniversário de 167 anos da cidade, com o tema “Redescobrindo Caraguatatuba”.

Durante a visita, as famílias tiveram a oportunidade de explorar diferentes aspectos culturais da região. O primeiro momento foi marcado por um filme na Videoteca Lúcio Brown, apresentando a rica história de Caraguatatuba. Em seguida, as salas de exposições do museu ganharam vida com a presença de “Nhá Rita”, que encantou com suas contações de histórias.

A exposição, composta por 95 peças inspiradas na cultura dos povos originários da América Latina, ofereceu uma vivência diferente aos visitantes com representações sonoras, instrumentos de percussão e a feminilidade expressa nas obras de Zandoná.

#PraTodosVerem: Telão da Videoteca Lúcio Brown com imagem do mapa de Caraguatatuba e legenda “Santo Antônio de Caraguatatuba” (Foto: Divulgação/PMC)

Entre os participantes, Paola Martins, moradora do bairro do Travessão, contou sobre sua satisfação em revisitar o MACC e se encantar com as narrativas sobre Caraguatatuba. “Acho super interessante! Gostei muito de ver e ouvir as histórias de Caraguatatuba, foi bem legal”, disse.

Ela estava com seus filhos na visitação e também elogiou a ação do CREAS em promover o acesso ao museu.

A coordenadora do CREAS, Patrícia Silva, ressaltou a importância dessa iniciativa para fortalecer o sentimento de pertencimento das famílias à comunidade, estimulando vivências significativas e a valorização do patrimônio local.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, situado na Rua Lorena, nº 75, bairro Sumaré, é uma importante unidade de Proteção Social Especial de média complexidade, que busca atender às necessidades da comunidade de forma acolhedora.

As pessoas podem entrar em contato pelos telefones (12) 3889-1099 e 3882-3825 para mais informações. A integração entre cultura, história e assistência social torna essa experiência única e enriquecedora para todos os envolvidos.

Evento do MACC

A exposição “Ecoar” do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, que estará em cartaz até dia 8 de junho, também oferece uma experiência cultural enriquecedora para todas as idades, com entrada gratuita. Não perca a oportunidade de visitar o MACC, localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba, de terça a sábado, das 10h às 18h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília

Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/04/2025
Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga

Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/04/2025
CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/04/2025
Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025

Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025
Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/04/2025