Pesquisar No Site
Famílias atendidas pelo CREAS enriquecem cultura e história de Caraguatatuba no MACC
Famílias atendidas pelo CREAS enriquecem cultura e história de Caraguatatuba no MACC
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma visita guiada ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) para as famílias assistidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

#PraTodosVerem: Famílias assistem a contação de história de “Nhá Rita” (Foto: Divulgação/PMC)
O evento, realizado nesta quinta-feira (25), fez parte das comemorações do aniversário de 167 anos da cidade, com o tema “Redescobrindo Caraguatatuba”.
Durante a visita, as famílias tiveram a oportunidade de explorar diferentes aspectos culturais da região. O primeiro momento foi marcado por um filme na Videoteca Lúcio Brown, apresentando a rica história de Caraguatatuba. Em seguida, as salas de exposições do museu ganharam vida com a presença de “Nhá Rita”, que encantou com suas contações de histórias.
A exposição, composta por 95 peças inspiradas na cultura dos povos originários da América Latina, ofereceu uma vivência diferente aos visitantes com representações sonoras, instrumentos de percussão e a feminilidade expressa nas obras de Zandoná.

#PraTodosVerem: Telão da Videoteca Lúcio Brown com imagem do mapa de Caraguatatuba e legenda “Santo Antônio de Caraguatatuba” (Foto: Divulgação/PMC)
Entre os participantes, Paola Martins, moradora do bairro do Travessão, contou sobre sua satisfação em revisitar o MACC e se encantar com as narrativas sobre Caraguatatuba. “Acho super interessante! Gostei muito de ver e ouvir as histórias de Caraguatatuba, foi bem legal”, disse.
Ela estava com seus filhos na visitação e também elogiou a ação do CREAS em promover o acesso ao museu.
A coordenadora do CREAS, Patrícia Silva, ressaltou a importância dessa iniciativa para fortalecer o sentimento de pertencimento das famílias à comunidade, estimulando vivências significativas e a valorização do patrimônio local.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, situado na Rua Lorena, nº 75, bairro Sumaré, é uma importante unidade de Proteção Social Especial de média complexidade, que busca atender às necessidades da comunidade de forma acolhedora.
As pessoas podem entrar em contato pelos telefones (12) 3889-1099 e 3882-3825 para mais informações. A integração entre cultura, história e assistência social torna essa experiência única e enriquecedora para todos os envolvidos.
Evento do MACC
A exposição “Ecoar” do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, que estará em cartaz até dia 8 de junho, também oferece uma experiência cultural enriquecedora para todas as idades, com entrada gratuita. Não perca a oportunidade de visitar o MACC, localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba, de terça a sábado, das 10h às 18h.
Veja Também Recentes
Atletas de Caraguatatuba conquistam 31 medalhas no Summer Kids de Jiu-Jitsu em Ubatuba
A equipe de Jiu-Jitsu da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba brilhou no Summer Kids Ubatuba, realizado no domingo (19), ao conquistar 31 medalhas na competição que reuniu 385 atletas de diversas cidades do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, no Ginásio de Esportes Tubão. Caraguatatuba foi representada
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada
Defesa Civil participa de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Caraguatatuba
A Defesa Civil municipal marcou presença na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, na segunda-feira (20). Estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros, com 13 anos e 27
Imunização contra HPV e atualização vacinal de crianças e adolescentes segue até o fim de outubro
Caraguatatuba deu início a uma nova etapa da campanha de imunização contra o HPV voltada a adolescentes entre 15 e 19 anos, além da atualização das cadernetas de vacinação de crianças e jovens com menos de 15 anos. As ações seguem até 31 de outubro em escolas públicas, particulares e
Fiscalização Ambiental de Caraguatatuba registra 92 atendimentos em setembro
Equipes de Fiscalização Ambiental de Caraguatatuba registraram 92 atendimentos durante o período de 1º a 30 de setembro de 2025. Os bairros com maior número de ocorrências e vistorias foram Massaguaçu, Pegorelli, Perequê-Mirim, Martim de Sá e Travessão. A Fiscalização Ambiental, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca,