Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou nessa quarta-feira (13) uma palestra sobre o Programa CACAU SP.

#PraTodosVerem: Engenheiro agrônomo apresenta o projeto ao público presente (Foto: Divulgação/PMC)

O evento, realizado no auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, reuniu cerca de 20 produtores agrícolas e engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de São José do Rio Preto e Caraguatatuba.

A ação, liderada pela equipe regional de São José do Rio Preto, visa promover o programa CACAU SP e sua efetivação como uma política de estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Parceiras no programa a Prefeitura e a CATI trabalham na promoção do plantio de novas variedades precoces híbridas de cacau em Caraguatatuba além de resgate do cacau que já é plantado no município.

Os engenheiros agrônomos de São José do Rio Preto, Andrey Vitorelli Borges, Fernando Micheletti e Fioravante Stucchi Neto falaram aos presentes sobre o objetivo do Programa CACAU SP, que é promover a adaptação do cacau em solo paulista, por meio da divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos, como uma fonte de renda viável.

O engenheiro agrônomo da CATI Caraguatatuba, Gilberto Figueiredo, comentou que São José do Rio Preto vem se despontando como produtor de cacau desde 2013, assumindo a liderança tecnológica e atendendo uma demanda crescente em todo o estado.

“Podemos hoje falar em aumentar o plantio e em produção de chocolates finos em Caraguatatuba, com selo de qualidade CACAU SP”, comenta ele.

Uma das estratégias adotadas é o cultivo integrado de culturas, que otimiza o uso dos recursos disponíveis, como solo, água, mão de obra, máquinas e equipamentos. Além disso, a prática reduz os riscos econômicos, uma vez que permite o cultivo simultâneo de diferentes culturas na mesma área.

A iniciativa para criação do programa teve início em 2014 e atualmente conta com diversos produtores no Estado de São Paulo A cacauicultura tem se destacado como uma alternativa econômica, social e ambiental viável.

Devido ao trabalho de adaptação e divulgação de tecnologia realizado pela Secretaria de Agricultura, por meio da CATI, a área plantada com tecnologia cresceu expressivamente, atraindo produtores de diversas regiões interessados em investir nesse setor.

O resultado disso fez surgir o Programa CACAU SP, que é fruto de um Protocolo de Cooperação assinado entre a SAA, a CATI, institutos de pesquisa da APTA e o Ministério da Agricultura.

Para viabilizar a instalação da cadeia produtiva de cacau de forma organizada no Planalto Paulista e regiões litorâneas do Estado, o Programa conta com a parceria do ITAL. O instituto contribui no desenvolvimento de máquinas e na adaptação de tecnologia para a produção de chocolates finos, feitos pelos produtores de forma cooperativa. Os chocolates de melhor qualidade terão o selo do CACAU SP, agregando valor ao produto e fomentando o desenvolvimento da cacauicultura no Estado de São Paulo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024

A grande final do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foi realizada no último sábado (20) e trouxe uma partida emocionante entre as equipes Tuka Bike e Rio do Ouro. O jogo se manteve equilibrado no tempo normal, terminando empatado em 2 a 2. Os gols foram marcados por Luiz Gustavo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024