Pesquisar No Site

Prefeitura abre inscrição para palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

1
Prefeitura abre inscrição para palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

Caraguatatuba receberá uma palestra sobre o Programa CACAU SP na próxima quarta-feira (13/3), às 9h.

Liderado pela equipe Regional de São José do Rio Preto no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, a ação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O Programa CACAU SP visa promover a adaptação, geração de renda, divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos. Uma das estratégias adotadas é o cultivo integrado de culturas, que otimiza o uso dos recursos disponíveis, como solo, água, mão de obra, máquinas e equipamentos. Além disso, a prática reduz os riscos econômicos, uma vez que permite o cultivo simultâneo de diferentes culturas na mesma área.

Os interessados em participar da palestra podem se inscrever no link: https://forms.gle/ZM9N6JtG4bU6La3B8.

A iniciativa para criação do programa teve início em 2014 e atualmente conta com diversos produtores no Estado de São Paulo A cacauicultura tem se destacado como uma alternativa econômica, social e ambiental viável.

Devido ao trabalho de adaptação e divulgação de tecnologia realizado pela Secretaria de Agricultura, por meio da CATI, a área plantada com tecnologia cresceu expressivamente, atraindo produtores de diversas regiões interessados em investir nesse setor.

O resultado disso fez surgir o Programa CACAU SP, que é fruto de um Protocolo de Cooperação assinado entre a SAA, a CATI, institutos de pesquisa da APTA e o Ministério da Agricultura.

Para viabilizar a instalação da cadeia produtiva de cacau de forma organizada no Planalto Paulista e regiões litorâneas do Estado, o Programa conta com a parceria do ITAL. O instituto contribui no desenvolvimento de máquinas e na adaptação de tecnologia para a produção de chocolates finos, feitos pelos produtores de forma cooperativa. Os chocolates de melhor qualidade terão o selo do CACAU SP, agregando valor ao produto e fomentando o desenvolvimento da cacauicultura no Estado de São Paulo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024